Gumboot Dance Brasil traz dança criada nas minas da África do Sul ao Sesc Campo Limpo, em São Paulo

Gumboot é uma dança popular criada pelos trabalhadores das minas de carvão, ouro e diamantes da África do Sul, no século 19. Trabalhando em regime praticamente de escravidão, os nativos sul-africanos foram contratados para trabalhar em péssimas condições, impossibilitados sequer de falarem entre si.

A batida das botas de borracha no chão das minas era uma forma de comunicação, já que pessoas de diversas etnias viviam confinadas. A cadência das botas e seus movimentos aos poucos evoluíram para uma dança. Havia diversas simbologias que simplificavam essa comunicação como a saudade da família, o trem que os conduzia às minas e a própria iniciativa de se divertir por mais que estivessem em condições insalubres de trabalho.

Yebo é o segundo espetáculo do Gumboot Dance Brasil – grupo criado em 2008 pelo coreógrafo e bailarino Rubens Oliveira – e aborda a exploração, tanto das minas como dos sete povos levados para extração de minério, a criação de um dialeto sonoro a partir das batidas nas botas de borracha, a espera das mulheres por seus maridos mineiros.

Com o espetáculo o grupo faz uma reflexão sobre as semelhanças entre um homem da África do Sul recrutado para trabalhar numa mina de ouro – numa situação que se assemelha ao trabalho escravo – aos retirantes e migrantes brasileiros.

Além do espetáculo, o grupo realiza ainda um workshop, que traz uma introdução às técnicas do gumboot dance em uma experiência de diálogos culturais entre a África do Sul e o Brasil. O programa inclui ainda informações sobre como essas batidas evoluíram para uma dança. O workshop é destinado a dançarinos, estudantes de artes cênicas e dança, bailarinos e púbico em geral. Os dois eventos acontecem no dia 28 de fevereiro, no Sesc Campo Limpo, em São Paulo.

Veja o trailer de Yebo:

 

Dia 28 de fevereiro, domingo

14h – Workshop Gumboot Dance
Classificação: 12 anos.
Duração: 90 minutos.
Vagas: 30
Grátis

18h30 – Espetáculo Yebo
Duração: 50 minutos.
Classificação: Livre
Grátis

Sesc Campo Limpo
Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120.
Campo Limpo – São Paulo, SP.
Tel.: 11 5510 2700