Teatro Sérgio Cardoso sedia festival de dança contemporânea em São Paulo

Entre os dias 17 e 20 de março, o Teatro Sérgio Cardoso em São Paulo sedia o Performa – Festival de Dança Contemporânea, com programação totalmente gratuita. O evento é produzido com recursos do Proac, apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e patrocínio da Nike+Training Club. Entre os convidados, estão Bárbara Malavoglia, Beatriz Mentone, Juliana Moraes, Marina Matheus, Daniela Moraes, além da Quasar Companhia de Dança e Cia Fragmento de Dança.

A proposta do evento é difundir a dança contemporânea e incentivar público a olhar com todos os sentidos para os valores humanos e as relações sociais que a dança permite. “Performa – Festival de Dança Contemporânea” é um projeto realizado pela Jatobá Cultural com recursos do Proac, contando com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e patrocínio da Nike+ Training Club.

PROGRAMAÇÃO

Quinta-Feira – 17/03

19h – Hall do teatro – Espetáculo “Estudo para Estratégia – Fragmentos” com Bárbara Malavoglia

A peça estuda as sobreposições de tempos. Segundo Bárbara, é atravessado “pela psicanálise, ao procurar escapar da compulsão à repetição pela experiência do trabalho mecânico e alienado e também por uma concepção cíclica do universo”.

20h – Sala Paschoal Carlos Magno – Espetáculo “Corpos Frágeis” com Cia Fragmento de Dança

Livremente inspirado na vida e obra de nove mulheres – Frida Kahlo, Virginia Woolf, Billie Holiday, Madame Curie, Jacqueline Du Pré, Hatherine Mansfield, Maria Callas, Judy Garland e Simone Wei, reunidas no livro “Corpos Frágeis, Mulheres Poderosas” de Maria Martoccia e Javiera Gutierrez. Corpos Frágeis propõe uma discussão que transita entre vida e morte, dor e criação, fragilidade e força.

Sexta-Feira – 18/03

19h – Hall do teatro – Espetáculo “Morder-me o Coração” com Beatriz Mentone

Maria é uma mulher de poucas palavras. Em depoimentos curtos e não lineares, em gestos mínimos e agudos, narra lembranças inscritas no corpo: um amor de verão, o abandono na infância, a adolescência calada, a vida nas fotografias, uma tentativa de interromper, repetir, recomeçar.

20h – Sala Paschoal Carlos Magno – Espetáculo “Desmonte” com Juliana Moraes

O solo foi criado como resposta a uma experiência pessoal angustiante, quando o parceiro de Juliana Moraes (o codiretor do trabalho, Gustavo Sol) enfrentou uma doença grave. “A peça fala do desmonte físico e psíquico que estava vivendo naquele momento, dos traumas e medos”, conta a bailarina.

Sábado – 19/03

20h – Hall do teatro – Espetáculo “Mudar: Improviso Transitivo” com Daniela Moraes

O solo faz uma reflexão sobre como em uma determinada situação de mudança transitamos por lugares inabitados, mudamos objetos diretos e indiretos. O sujeito constrói suas próprias frases, refaz seu caminho, transita e cria atalhos, resultantes das provocações de cada nova situação. Improvisa.

21h – Sala Sérgio Cardoso – Espetáculo “Sobre Isso Meu Corpo Não Cansa” com Quasar Companhia de Dança

Em movimentos, a irreverência e velocidade contrastam com sutileza e leveza, em uma dança envolvente, que busca na excentricidade de personagens de um mundo inventando a força para provocar encontros. Toda a trama surge às voltas de um amor inspirado pela juventude.

Domingo – 20/03

17h – Hall do teatro – Espetáculo “Todos Contra Um” com Marina Matheus

Todos Contra Um’ é um diálogo-performance de Marina Matheus que propõe contrapontos e associações entre o movimento da intérprete, a fisicalidade dos bboys e organização dos espaços de treino de Breakdance.

18h – Sala Sérgio Cardoso – Espetáculo “Sobre Isso Meu Corpo Não Cansa” com Quasar Companhia de Dança

O amor desajeitado e maluco, o amor doce e romântico, o amor passional e avassalador. Varias formas de amar são expressas no espetáculo “Sobre isto, meu corpo não cansa”.

 

Performa – Festival de Dança Contemporânea
De 17 a 20 de março de 2016
Local: Teatro Sérgio Cardoso
Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista – São Paulo/SP
Ingressos: Grátis
Informações: 11 3288-0136

[Foto: Sobre isso meu corpo não cansa, da Quasar Companhia de Dança. Imagem de Layza Vasconcelos.]