6º Festival Múltipla Dança traz novas paisagens de convivência

Um grande encontro em que a dança e a arte contemporâneas são o destaque. Entre os dias 27 de maio e 7 de junho, Florianópolis sediará o 6º Festival Múltipla Dança que ocorrerá em oito locais diferentes da cidade, onde será possível apreciar dez espetáculos, sendo um infantil e dois apresentados na rua. Com 26 convidados, a ampla programação oferecerá seis oficinas, duas conferências-demonstração, uma residência com convidado internacional, uma mostra de vídeo, três diálogos (encontros para debates), um ensaio aberto e uma jam session.

Realização da Arte Movimenta, em co-realização do Serviço Social do Comércio (Sesc), o festival tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e o apoio do Ministério da Cultura/Funarte, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) por meio do Centro de Artes (Ceart) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por intermédio da Secretaria de Cultura, do Departamento de Artes de Libras e Centro de Desportos. A direção geral está sob a responsabilidade de Marta Cesar, que também partilha a coordenação de programação e curadoria com Jussara Xavier.

A edição 2013 presta homenagem ao grupo florianopolitano Cena 11 Cia. de Dança, que comemora 20 anos sob a direção de Alejandro Ahmed. Com um repertório extenso de pesquisa, ao colocar Florianópolis na trilha da contemporaneidade, o grupo pavimentou um caminho internacional.

Além do grupo homenageado, Santa Catarina estará representada pelo Ronda Grupo de Dança Teatro, por Siedler Cia. de Dança, Marcos Klann, Erika Rosendo e Simone Fortes.

Um dos diferenciais da edição é a inclusão de um espetáculo infantil, “Entrelace”, com duas encenações no Teatro Sesc Prainha, a primeira no dia 29 de maio, às 16h, e a outra no dia 30, às 15h. O trabalho do Teatro Xirê (RJ) explora os jogos populares tradicionais e adota uma dinâmica que envolve o público.

Como atração internacional, uma desejada aproximação com Portugal, de onde vem João Fiadeiro e Fernanda Eugénio. Ele coordenador do Atelier Real, em Lisboa, onde conduz o Projeto AND_Lab, um centro de investigação, convivência e formação. Ela, uma brasileira, que colabora com o criador português. Em Florianópolis, os dois farão entre 3 e 7 de junho, entre 8h e 13h, na sala Espaço 2, do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina, a residência “Modo Operativo AND”, uma prática de improvisação e criação coletiva de paisagens de convivência, resultado do encontro entre o método de Composição em Tempo Real desenvolvido por Fiadeiro. No dia 1º de junho, às 18h30, no Teatro Sesc Prainha, eles fazem a conferência-demonstração “O jogo das perguntas” .

Em única apresentação, no Teatro Álvaro de Carvalho, às 21h, no dia 1º de junho, o encerramento será com “Proibidos elefantes”, um trabalho que reflete sobre limites e preconceitos. O espetáculo da Companhia Gira Dança, integrada por bailarinos com ou sem deficiência física, discute a percepção do olhar e as adversidades, ou seja, os obstáculos e a capacidade dos indivíduos. O trabalho dialoga sobre as limitações, os impedimentos e a capacidade de superação. Aposta na crença de que o olhar ressignifica a realidade, é um elemento potencializador do sujeito, quando ele olha a si mesmo e o mundo em que vive.

Múltipla Dança Cartaz

SERVIÇO: 

6º Festival Múltipla Dança

Data: 27.05 a 7.06.2013

Oito locais:

Casa das Máquinas, rua Henrique Veras do Nascimento, 50, Lagoa da Conceição, Florianópolis, tel.: 3232-1514;

Centro de Desportos/Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), auditório e laboratório de dança, bloco 5 Campus Universitário, bairro Trindade, Florianópolis;

Centro de Artes (Ceart)/Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), av. Madre Benvenuta, 1.907, bairro Itacorubi, Florianópolis;

Jurerê Sports Center, av. dos Dourados, 481, Jurerê Internacional, Florianópolis, tel.: 3282-2530;

Teatro da Ubro, escadaria da rua Pedro Soares, 15, Centro, Florianópolis, tel.: 3222-0529;

Teatro Sesc Prainha, trav. Siryaco Atherino, 100, bairro Prainha, Florianópolis, tel.: 3229-2200;

Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), rua Marechal Guilherme, 26, Centro, Florianópolis, tel.: 3028-8070;

Célula Dança, rod. João Paulo, 75, bairro João Paulo, tel.: 3234-5078

Convidado internacional: João Fiadeiro e Fernanda Eugénio (conferencistas e residência artística)

Atração de encerramento: Espetáculo “Proibido elefantes”

Dois países: Brasil e Portugal

Quatro Estados: Santa Catarina, São Paulo (Valeska Figueiredo), Pernambuco (Otávio Bastos), Rio Grande do Sul (Eduardo Severino Companhia de Dança)

Seis representações de Santa Catarina: Cena 11 Cia. de Dança / Ronda Grupo de Dança Teatro/ Siedler Cia. de Dança/ Marcos Klann/ Simone Fortes/Erika Rosendo

Dez espetáculos: “Proibido elefantes”, “Entrelace”, “Transborda”, “O fio das miçangas”, “Bundaflor, bundamor” “Tempostepegodelícia”, ”Werwolf”, “Estratégia”, “Um banho de água fria”, “Nós”

Um espetáculo infantil: “Entrelace”

Seis oficinas: “Videodança” – Alexandre Veras e Andrea Bardawil (Fortaleza/CE); “Criação do gesto” – Suely Machado (Belo Horizonte/MG); “Criação e exploração do movimento” – Eduardo Severino (Porto Alegre/RS); “Exercício prático de elaboração de projetos” – Luka Ibarra (Porto Alegre/RS) e “Dança e percussão sobre a Guiné” – Simone Fortes (Florianópolis/SC), “Dança Contemporânea” – Valeska Figueiredo (São Paulo/SP)

Uma residência: “Modo Operativo AND” – João Fiadeiro (Portugal) e Fernanda Eugénio (Brasil)

 Duas conferências-demonstração: “Laboratório Corpo e Dança: projeto e processos” e “O jogo das perguntas”

 Um ensaio aberto: “Carta de amor ao inimigo”, Grupo Cena 11 Cia. de Dança (Florianópolis/SC)

 Mostra de vídeo: Grupo Cena 11 Cia. de Dança – 20 anos: espetáculos “Pequenas frestas de ficção sobre realidade insistente” (2007), “Violência” (2000), “Skinnerbox” (2005), “Heterotopias – Alpendre 10 anos”, “Partida” (2006), “Marahope 14/07” (2007), “O regresso de Ulisses” (2008), “Os Tempos” (2009)

Uma jam session: Projeto Entrando em Contato (Florianópolis/SC)

Dois espetáculos de rua: “Estratégia” e “Um banho de água fria”

Três diálogos: “Políticas públicas e a Afrodança”, “Como se constrói uma dramaturgia de afetos?” e “O lugar do artista nas pesquisas que abordam o contexto histórico da dança nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul”

 26 convidados: Alejandro Ahmed, Alexandre Veras, Ana Alonso, Andréa Bardawil, Bia Mattar, Eduardo Severino, Eduardo Severino Companhia de Dança, Erika Rosendo, Fernanda Eugénio, Gira Dança, Grupo Cena 11 Cia. de Dança, Ivan Baucia, João Fiadeiro, Lisa Jaworski, Luka Ibarra, Marcos Klann, Mônica Dantas, Otávio Bastos, Ronda Grupo, Sandra Meyer, Simone Fortes, Siedler Cia. de Dança, Suely Machado, Teatro Xirê, Valeska Figueiredo e Vera Lúcia Amaral Torres

Ingressos: todas as atividades são gratuitas com exceção dos espetáculos “Proibido elefantes” (TAC) , “O fio das miçangas” e “Werwolf” (Teatro da Ubro) – R$ 20 (inteira) R$ 10 (meia-entrada)

Veja a programação completa.