7×7 – A bandeira que não é branca | 7×7 – The flag is not white

Aqui está o segundo texto  da série 7X7, em que convido jovens artistas a escreverem suas visões sobre os trabalhos de outros artistas – neste caso, os programados na segunda edição do Festival Contemporâneo de Dança, realizado em novembro, em São Paulo. O intuito é o de criar uma ação sinérgica instigando a análise crítica e sensível sobre a arte da dança por novos artistas que crescem dentro dela. Sheila Ribeiro.

Rafael Alvarez por Mariah Polati

Apresentando-se na Galeria Olido, dentro do Festival Contemporâneo de Dança, Rafael Alvarez mostra seu espetáculo Fatigues, que vem questionar o estereótipo do masculino associado a uma imagem que carrega a ideia de poder, dominação, força e autoridade. Para isso, Rafael se contamina com o elemento camuflagem, onde o título de sua obra revela o caminho traçado pelo dançarino: “fatigues” é um termo utilizado em inglês para definir qualquer vestimenta militar.

Utilizando-se da instituição militar como base de seu trabalho, ele trata da identidade de gêneros, propondo associar a esse universo militar os modelos do masculino e também do feminino que, nesta instituição, se dão de forma única.

O jogo entre o esconder e o revelar está presente durante todo o espetáculo, no qual os modelos e lugares de poder são desconstruídos. Mas, apesar da camuflagem estar tão fortemente presente, o corpo, durante a apresentação, vai destacando-se e o que parecia se camuflar e se integrar àquele todo, começa a se destacar.

Rafael assume o papel ou o personagem do soldado, que permanece durante todo o espetáculo mesmo transparecendo outras figuras em meio àquela já consolidada. O material que ele utiliza para a sua coreografia parte da hierarquia do corpo, que está engessado e sob controle. Seus movimentos são explícitos e representativos, expondo bem o que quer comunicar.  Utilizando-se, inicialmente, de gestos “universalmente” conhecidos como militares – o caminhar, ou melhor, o marchar, o correr, o “saudar” – e propondo, ao longo do espetáculo, uma quebra com esse padrão de movimento, começa a desfazer repentinamente esses gestos sólidos, retos, uniformes e geométricos, transformando-os, além de grandiosos e espalhados, mergulhados numa aparente tentativa de sair desse ritmo estabelecido no começo do trabalho. Mas, essa tentativa não se torna uma realização porque, apesar de reorganizar seu corpo a sair desse mundo cubista, continua contido e forte.

Por estar dentro de um festival de dança contemporânea, pode-se definir que a dança de Rafael é, portanto, contemporânea. Mas, como definir uma arte com, então, esse definição? A arte contemporânea se dá no não uso de vocabulário prévio, porém, esses modos se acomodaram, criando, assim, um vocabulário. Isso parece ser uma irreversibilidade evolutiva, pois estabiliza o campo que define a produção, mostrando o que é relevante e desejável. A dança contemporânea se transforma num “balé de repertório” (KATZ, 2009), onde os gestos ocupam o lugar de passos. Portanto, apesar dela nascer da necessidade de não utilizar vocabulário, acabou criando uma forma própria, ou seja, uma linguagem que permanece independente do tema utilizado em qualquer espetáculo.

Isso faz com que se observe a similaridade nas apresentações, mesmo que feitas em países diferentes, por pessoas diferentes, com formações bem distintas, como acontece no Festival Contemporâneo de Dança, onde sua proposta é unir pessoas de diversas nacionalidades e culturas, criando um intercâmbio entre elas.

Cultura é o conjunto de bens simbólicos e relações de bens de uma comunidade, incluindo tudo, o explícito e implícito, o consciente e o inconsciente. A estrutura social é a divisão entre privado e público, eminência de uma violência política. “A cultura não pode ser vista como um projeto acumulativo na direção de um coroamento linear no futuro, mas como uma rede de conexões entre séries, cuja força de fricção e engaste ressalta a noção de processos dentro de uma estrutura” (JOSE AMÁLIO PINHEIRO, 2007). Isso implica pensar em como a separação geográfica que fazemos, territorializando países, estados e cidades, não faz completo sentido, sendo que esses todos – CEP – e quem os habita, já nasceram do que é impuro, da mistura.

Ao colocar um assunto e um tema que é reconhecido pelo mundo inteiro, ou pelo menos por grande parte dele, como esse universo fardado, Rafael trata da territorialização e da desterritorialização?

Devemos nos questionar, aqui, que qualquer posicionamento já é político, por assim tomarmos conhecimento do lugar de discurso; como, por exemplo, é o espetáculo Fatigues, que, mesmo não sendo assumidamente político, se coloca para os que assistem em determinada posição, que, apenas por isso, já se faz politizada. A própria imagem camuflada pela vestimenta militar pode ser considerada provocativa a muitos, onde o desconstruir das imagens durante seu espetáculo vem colocar força na concepção de identidade, uma vez que permanece na tentativa de desfazer o estereótipo do militar como sendo o masculino bruto

Enquanto isso, olhando pra fora…

O Festival diz, no seu programa, contribuir com a democratização cultural ao oferecer ingressos gratuitos. Mas é suficiente não se pagar para ver um espetáculo, para se participar de um processo desses? Deve-se pensar, então, na necessidade de uma democratização cultural e também de uma política de acesso, onde não basta se produzir meios para acontecer essa acessibilidade; já que quem não tem acesso não o tem apenas à cultura, mas à educação, entre muitas outras coisas. Como pensar, nesse caso, em expandir esse mercado para atingir mais pessoas, se o questionamento deve ser mais amplo?

Estamos, ainda, num certo campo de concentração simbólico, promovido por uma definição de que o valor de uso é menor que o valor de troca, ou seja, a necessidade é condicionada pelo que ela vale. Esse sistema prioriza a produção e não a questão de para quem ela vai servir.

Je suis très fatigué…

Além de trazer o sentido que define como qualquer uniforme militar, “fatigues” pode significar cansaço, e podemos traduzir essa palavra para o português fatigar. Talvez não o seja proposital, ou assim o artista veio a pensar, mas além do aspecto da roupa camuflada, o cansar-se está presente na obra, e podemos fazer uma referência novamente à instituição militar, onde cansar não se faz muito presente no discurso.

A apresentação de Fatigues condiz com seu programa, uma vez que seu trabalho capta exatamente aquilo que descreve seu release. Mas isso se deu por haver um distanciamento, vendo o que existe no espetáculo ou o que foi criado veio representar essa descrição de sua obra?

Giorgio Agamben propõe que para ser contemporâneo não se pode ser muito inserido na época em que está, e deve-se ter certo distanciamento, pois sem isso, é possível ver o que existe, mas não se consegue desenvolver habilidades para reconhecer essa existência. Talvez possamos olhar para esse existir de uma obra com a visão desse filósofo, se tornando aquele que é inatual, no sentido de não estar apropriado e não coincidir com o seu tempo, ao mesmo tempo que nesse deslocamento é capaz de perceber e aprender seu tempo.

Durante todo o espetáculo permanece tocando ao fundo uma música meio fúnebre, com uma corneta ou algum instrumento do tipo, que toca incessantemente a mesma melodia, parecida com um hino de morte de guerra, aqueles que tocam nos funerais.

Rafael quebra com esse padrão musical, terminando sua obra com Águas de março, de Tom Jobim e Elis Regina, com a qual ele se propõe a desconfigurar seus movimentos, dando-lhes um sentido de aprisionamento e ao mesmo tempo uma tentativa de mudança, como as águas batendo nas pedras, mas acaba por finalizar voltando à posição do soldado. Seria isso um sinal de desistência, de uma não esperança para uma transformação nessa situação discutida?

Mariah Rahal Polati é graduanda do curso Comunicação das Artes do Corpo na PUC-SP.

Leia também: 7×7 – Tudo o que você sempre quis saber

7×7 – Dançando para além da porta

7×7 – Armazenamento de energia para quem…

Here is the second text of the series 7X7, in which I invite young artists to write their reflections about the work of other artists – in this case, those programmed at the second edition of Festival Contemporâneo de Dança, held in November in São Paulo. The idea is to create a synergetic action instigating sensitive a critical analysis of the art of dance by young artists that are growing within it. Sheila Ribeiro.

Rafael Alvarez by Mariah Polati

Performing at Galeria Olido, within Festival Contemporâneo de Dança, Rafael Alvarez presents his show Fatigues, which questions the male stereotype associated with an image that carries the idea of power, domination, force and authority. For that, Rafael is contaminated with the camouflage element, in which the title of the piece reveals the path traced by the dancer: “fatigue” is an English term used to define any military clothing.

Making use of the military institution as foundation for his work, he deals with gender identity, proposing to associate this military universe with male and also female patterns that take place in a single way in this institution.

The game between hiding and revealing is present during the whole show, in which the models and places of power are deconstructed. But, despite the fact that camouflage is so strongly present, during the presentation, the body is highlighted and what seemed to be camouflaged and integrated to the whole, starts to stand out.

Rafael takes on the role or the character of the soldier that remains during the whole show, even if he discloses other figures amidst the one that was already consolidated. The material he uses for his choreography starts from the hierarchy of the body, that is plastered and under control. His movements are explicit and representative, well exposing what he wants to communicate. Initially using gestures that are “universally” known as military – the walk, or better yet, the marching, running, “saluting” – throughout the show he proposes a rupture with this pattern of movement, he starts to deconstruct these solid, upright, uniform, geometric gestures, transforming them, besides being grandiose and scattered, submerged in an apparent attempt to get out of this rhythm established in the beginning of the show. But this attempt does not fulfill itself because although it reorganizes his body to leave this cubist world, it continues to be constricted and strong.

Because it is within a contemporary dance festival, it can be defined that Rafael’s dance is, therefore, contemporary. But how to define an art form with this definition, then? Contemporary art takes place in not using a previously existence vocabulary, however these practices settled, thus creating a vocabulary. This seems to be an evolutionary irreversibility, for it stabilizes the field that defines production, displaying what is relevant and desirable. Contemporary dance becomes “repertoire ballet” (KATZ, 2009), in which gestures replace steps. Therefore, although it is born out of the need to not use a vocabulary, it ended up creating a formula of it own, meaning, a language that keeps independent from the theme used in any show.

That brings to attention the similarity in the presentations, even if they are created in different countries, by different people, with very distinct backgrounds, as it happens in Festival Contemporâneo de Dança, whose proposal is to bring together people from different nationalities and cultures, creating exchange among them.

Culture is the group of symbolic goods and relationships within a community, including everything, explicit and implicit, conscious and unconscious. Social structure is the division between private and public, eminence of political violence. “Culture cannot be seen as a accumulative project towards linear crowning in the future, but as a network of connections between series, whose friction and embedment strength highlights the idea of process within a structure” (JOSE AMÁLIO PINHEIRO, 2007). This implies thinking about how the geographic separation we create, territorializing countries, states and cities, doesn´t make complete sense, since all of them and those who inhabit them are already born out of what is impure, of mixture.

By placing a subject and a theme that is recognized by the entire world, or at least a large part of it, as a universe in uniform, does Rafael deal with territorialization and deterritorialization?

Here we should question ourselves about the fact that any position is already political, for we acknowledge the place of speech; for instance, even if the show Fatigues is not admittedly political, it takes a position before those who watch it that is already politicized. The very image camouflaged by the military clothes can be considered provocative by many, in which the deconstruction of the images during the show strengthens the conception of identity, since it remains in the attempt to undo the stereotype of the military as being the rough male.

Meanwhile, looking outside…

It says in program that festival contributes to cultural democratization by offering free entrance. But is it enough not paying to watch a show, to take part in a process like this one? So, we must think about the need for cultural democratization and also an access policy, in which it´s not enough to produce conditions for accessibility to take place, since those who don´t have access to culture also don´t have access to education, among many other things. In this case, how to think about expanding this market to reach more people if the questioning should be broader?

We are still in a kind of symbolic concentration camp, brought by a definition that the value of use is smaller than the exchange value, meaning, the necessity is conditioned by what it´s worth. This system prioritizes production and not the issue of whom it´ll serve.

Je suis très fatigué…

Besides bringing the meaning that defines any military clothes, “fatigues” can also mean weariness and we can also translate the word to Portuguese as “fatigar”, which means to tire, to wear out. Maybe it was not intentional, or the artist thought so, but beyond the aspect of the camouflaged clothes, tiredness is also present in the piece and we can again make a reference to the military institution, in which tiredness is not very present in its discourse.

The presentation of Fatigues matches its program, since the piece captures exactly what is described in its press release. But did that happen because there is a detachment, seeing what exists in the show or what was created has come to represent this description of the piece?

Giorgio Agamben proposes that in order to be contemporary one can´t be too inserted in their time and there must be some detachment, because without that it´s possible to see what exists, but it´s not possible to develop abilities to acknowledge this existence. Maybe we can look at the existence of a piece from this philosopher’s point of view, becoming that which is uncurrent, in the sense of not being appropriated and not coincide with time, at the same time this displacement to be able to perceive and to apprehend our time.

During the whole show a kind of gloomy music is playing in the background, with a trumpet or trumpet-like instrument that incessantly plays the same melody that sounds like a war death anthem, like those played in funerals.

Rafael breaks with this musical pattern, ending his piece with the song Águas de março, by Tom Jobim and Elis Regina, in which they propose to un-configure their movement giving them a sense of imprisonment and at the same time an attempt of change, like water hitting stones, but ends up retuning to the position of the soldier. Would that be a sign of desistance and not hope for transformation in the situation being debated?

Mariah Polite is a graduate student in Communication of the Arts of the Body, at PUC-SP

Read also: Everything you wanted to know