7×7 – Corpo em resignação | 7×7 – Resigned body

Aqui está o quinto texto  da série 7X7, onde convido jovens artistas a escreverem suas visões sobre os trabalhos de outros artistas – neste caso os programados na segunda edição do Festival Contemporâneo de Dança, realizado em novembro, em São Paulo. O intuito é o de criar uma ação sinérgica instigando a análise crítica e sensível sobre a arte da dança por novos artistas que crescem dentro dela. Sheila Ribeiro.

Marta Soares por Ana Marincek

O espetáculo Um corpo que não aguenta mais, dirigido por Marta Soares, criado e interpretado por Carolina Callegaro, Clara Gôuvea, Eros Valério, Manuel Fabrício e a própria Marta, foi apresentado no Festival Contemporâneo de Dança, na Galeria Olido, no dia 12 de novembro de 2009. Esse trabalho já foi realizado em outros dois lugares: em 2007, estreou no Sesc Avenida Paulista e, em 2008, ficou em cartaz no Viga Espaço Cênico.

O tempo de aprofundamento trouxe à montagem uma característica que não se vê nos trabalhos contemporâneos produzidos atualmente: uma complexidade sui generis da proposta. Isso se dá pela seriedade e aprofundamento que Marta Soares imprime em todos os seus trabalhos e também pela escolha da bibliografia utilizada no processo de criação. A pesquisa se iniciou com a leitura de Spinoza, depois passou para o texto Como Viver Juntos, de Roland Barthes. Seguiu com a leitura de Agamben, com Homo Sacer, e em seguida para Vida Capital, de Peter Pel Pélbart. Chegando, então, ao “corpo que não aguenta mais” do qual David Lapoujade fala.

O corpo de que Marta trata é o do pária, daquele que é negado e excluído da sociedade, mas que é necessário para estruturar um sistema. Este está resignado para poder resistir aos poderes que o afetam e faz do “não aguentar mais” sua estratégia de sobrevivência.  O que se vê não é apenas o cansaço (estado em que ainda existe esperança), mas um esgotamento, um corpo sem possibilidade de reagir, que por isso rasteja, bamboleia, se finge de morto e se deforma em relação às pressões do mundo.

O cenário e o figurino, assim como a luz e o desenho sonoro, também têm participação fundamental na construção desse corpo. Eles não atuam meramente como invólucros como se vê em outros trabalhos contemporâneos, mas como elementos necessários que afetam e modificam o corpo em tempo real; há uma quebra da hierarquia de tudo que compõe a cena.

O movimento “pobre”, proposto nas partituras de Lisa Nelson, material com que Marta iniciou suas pesquisas, permeia todo o espetáculo. Além de executar movimentos mais simples, como andar, rastejar e ficar parado, há também um momento em que os criadores jogam com o tênue limite da sensação/representação: os cinco intérpretes vestem uma calça gigante e formam figuras híbridas (propositalmente quase engraçadas). Em seguida, uma caixa de no máximo 2m² é ocupada por quatro corpos, que ainda com a qualidade de inutilidade nos movimentos, competem por aquele espaço. E essa é a outra faceta do corpo que não aguenta mais, pode-se até fazer uma metáfora com a vida nua de que Agamben trata, daquele corpo que só possui suas funções vitais para continuar vivo.

Uma pesquisa complexa como esta precisa de um tempo mínimo para alcançar algum objetivo, mas a lógica de produção constante da sociedade capitalista não permite isso, ainda mais com a atual política de editais do país, que segue a lógica do consumo, não viabilizando a continuidade dos trabalhos. Assim, há uma enxurrada de produções sem espaço para as pesquisas com profundidade.

Por isso, a forma de Marta Soares se posicionar é um marco importante. Ao ir na contramão daquilo que se tem estabelecido, ela propõe entender o mundo e fazer arte com outra lógica. Seu trabalho é bastante coerente com a situação de esgotamento da dança: o corpo que não aguenta mais é exatamente este que está sujeito e que acaba cedendo às pressões externas.

Ana Marincek é graduanda do curso de Comunicação das Artes do Corpo da PUC-SP.

Leia também: 7×7 – Quando se desprendem as partes?

7×7 – Uma discussão das frestas entre realidade e arte

7×7 – Dançando para além da porta

7×7 – A bandeira que não é branca

7×7 – Tudo o que você sempre quis saber

7×7 – Armazenamento de energia para quem…

This is the fifth text of the series 7X7, in which I invite young artists to write their reflections about the work of other artists – in this case, those programmed at the second edition of Festival Contemporâneo de Dança, held in November in São Paulo. The idea is to create a synergetic action instigating sensitive a critical analysis of the art of dance by young artists that are growing within it. I invite all readers to comment, reflect, participate… This helps to feed this little project intending to speak and write about dance. Sheila Ribeiro.

Marta Soares by Ana Marincek

The show Um corpo que não aguenta mais was directed by Marta Soares, created and performed by Carolina Callegaro, Clara Gôuvea, Eros Valério, Manuel Fabrício and Marta herself and presented in Festival Contemporâneo de Dança, at Galeria Olido, on November 12th, 2009. This piece had already been presented in two other places: it premiered in 2007 at Sesc Avenida Paulista and was staged in 2008 at Viga Espaço Cênico.

The time for deepening brought to the piece a quality that is seldom seen in contemporary works produced nowadays: the proposal’s sui generis complexity. This happens because of the seriousness and depth Marta Soares instills into all her works and also by the bibliography used in the creation process. The research started with Spinoza, it then went on to Roland Barthes’ How to live together. It continued with reading Agamben’s Homo Sacer and later to Vida Capital, by Peter Pel Pélbart. Eventually reaching “the body that can´t take it any longer”, about which David Lapoujade talks.

The body Marta deals with is that of the outcast, the one that is denied and excluded from society, but that is needed to structure a system. It resigned in order to resist the powers that affect it and turns the “can´t take it any longer” into its survival strategy. What is seen is not only fatigue (a state in which there is still hope), but exhaustion, a body with no possibility of reacting, and because of that crawls, wobbles, plays dead and deforms according to the pressures of the world.

The stage settings and the costumes, as well as the lighting and the sound design, also have fundamental participation in the construction of this body. They don´t act merely as wrapping, as can be seen in other contemporary works, but as necessary elements that affect and modify the body in real time; there is a hierarchy break of everything that composes the scene.

The “poor” movement proposed in Lisa Nelson’s scores, the material Marta started her research with, permeates the whole show. Besides performing simpler movements, like walking, crawling and standing still, there is also a moment in which the creators play with the thin limit of sensation/representation: the five performers dress giant pants and form hybrid figures (almost funny on purpose). Then a box of no more than 2 square meters is occupied by four bodies, which still keep the quality of uselessness in movements, competing for that space. And this is the other facet of the body that can´t take it any longer, it´s even possible to make a metaphor with the naked life Agamben talks about, of that body that only have vital functions to keep alive.

A complex research like this one needs some time to reach any goal, but the logic of constant production of the capitalist does not allow it, more so with the country’s current funding policy that follows the consumer logic, making the continuity of works impossible. Thus, there is a downpour of productions without space for in-depth research.

Because of that, the position Marta Soares assumes is an important mark. By going against what is established, she proposes to understand the world and to make art with a different logic. Her work is pretty consistent with the situation of exhaustion in dance: the body that can´t take it any longer is exactly the one that is subjected and that ends up yielding to external pressures.

Ana Marincek is an undergraduate student in Communication of the Arts of the Body at PUC-SP.