7×7 – Dançando para além da porta | 7×7 – Dancing beyond the door

Este terceiro texto traz Taoufiq Izeddiou por Andréia Nhur. Na série 7X7, convido jovens artistas a escreverem suas visões sobre os trabalhos de outros artistas – neste caso, os programados na segunda edição do Festival Contemporâneo de Dança (novembro 2009, São Paulo). O intuito é o de criar uma ação sinérgica instigando a análise crítica e sensível sobre a arte da dança por novos artistas que crescem dentro dela. O primeiro texto foi sobre legenda diet (Sheila Ribeiro por Bruno Freire), em seguida Mariah Polati escreveu sobre A bandeira que não é branca, de Rafael Alvarez. Boa leitura! Sheila Ribeiro.


Alicerçado nos pontos nodais que problematizam os binômios centro-periferia, individualidade-coletividade e inclusão-exclusão, o marroquino Taoufiq Izeddiou pede que olhemos para além da “porta”.

Taoufiq é nativo de Marraquexe e tem origem gnawa. Licenciado em arquitetura, teve experiências com teatro, boxe, futebol e artesanato e, depois, ingressou na dança contemporânea. Circulando por diversos países da África e da Europa, Taoufiq construiu uma formação singular, deixando-se atravessar por muitas “técnicas” e modos de pensar a dança.

Em 2001, Taoufiq criou a Anania, primeira companhia de dança contemporânea do Marrocos e, em 2003, a primeira formação em dança contemporânea de Marraquexe, Al Mokhtabar, em colaboração com o Centro Coreográfico Nacional de Tours (França). A escola Al Mokhtabar estabeleceu-se com o objetivo de convidar pessoas a se iniciar na dança e criar público para um segmento, até então, quase inexistente em Marraquexe.

No encontro em que falou sobre sua obra, no 6º dia do Festival Contemporâneo de Dança (Galeria Olido, São Paulo, novembro de 2009), Taoufiq metaforizou o atentado de 11 de setembro de 2001— em que dois aviões derrubaram as torres gêmeas do complexo World Trade Center, em Nova Iorque – como algo que impede uma “porta” de ser aberta. Preocupados com a magnitude da “porta”, esquecemo-nos de olhar através dela, de ver o que ela abre.

A metáfora da “porta” designa uma série de relações abissais (separadas por abismos) entre dentro e fora, centro e periferia, que, costumeiramente, conjugam-se como dualidades. Quando falou em “porta”, Taoufiq certamente não lançou um conceito científico, mas propôs, poeticamente, uma discussão sobre relações binárias – já que toda porta implica a separação entre dois cômodos, ou, ao menos, entre um dentro e um fora.

Na trilha das asserções sobre linhas de separação, o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos contribui para esta análise ao discutir como o pensamento moderno ocidental foi e continua sendo pautado por uma lógica abissal, perpetrada por linhas que separam este lado da linha, do outro lado da linha. Para Santos, as linhas cartográficas abissais, que demarcavam o velho e o novo mundo, na era colonial, continuam constitutivas das relações políticas e culturais contemporâneas. (SANTOS,  2009)

Assim, dentro dessa lógica abissal, a metáfora da “porta”— proposta aqui como norteadora deste texto – traça uma linha de separação a ser aniquilada, sobre a qual toda a obra de Taoufiq parece discorrer.

Um dia antes da conversa em que falou de seus processos, Taoufiq havia mostrado duas de suas obras: Danse Nord e Yes we can?.

Danse Nord (2000) é uma peça coreografada para o dançarino Bernardo Montet por Suzan Buirge – artista que participou da companhia de Alwin Nikolais e Murray Louis entre 1963-1967. Radicado na França, Montet foi uma grande influência para Taoufiq e, em 2001, confiou-lhe a peça Danse Nord.

A obra, inicialmente (quando criada por Suzan Buirge, em 2000), referia-se ao “norte”:

“Alguns dizem que os antepassados encontram-se na região do Grande Norte. Outros dizem que a origem do tempo encontra-se ao norte, terra de luz. E ainda outros dizem que o norte é a cimeira da montanha. Uma vez uma amiga disse-me que sobre a costa do norte encontra-se um povo que sabe como sonhar uma dança” (Suzan Buirge, 2000)

Para um corpo que habita o hemisfério sul do planeta, como é o caso de Taoufiq, outras implicações aparecem ao se dançar o “norte”. Assim, a lógica da oposição revela a necessidade de se romper abismos, ou seja, de se aniquilar as separações. O “norte”, então, aparece reconfigurado, destituído de sua verticalidade, desnorteado.

Nessa obra, Taoufiq veste preto e branco; o piso branco é delimitado por um quadrado sombreado ao centro; a iluminação branca alterna-se com zonas de penumbra. Os movimentos desenham um corpo que reproduz formas e fluências, irrompendo explosões num espaço de luz e sombra. Fora do escuro, o corpo margeia o centro sombreado, à busca de luz. Como num jogo de bonecas russas, a estrutura do corpo incluso e, ao mesmo tempo, excluso se repete: o centro escuro delimitado pela margem clara; o corpo, vestindo preto e branco, incluindo-se e excluindo-se da luz.

Há uma intensa mobilidade entre luz e sombra, gesto e pausa, cor e não cor, que ferem estabilidades e desorientam as topografias congeladas do corpo, sobretudo aquelas que, convencionalmente, nos dão a direção do norte, em oposição ao sul.

Danse Nord marca o início da carreira de Taoufiq como dançarino e fricciona nossa percepção ao parear-se com sua mais recente obra, Yes we can?, que, no Festival Contemporâneo de Dança, foi mostrada na mesma noite, logo em seguida. Por mais especulativa que seja a ligação entre as duas obras e o modo como esse artista descreve seu pensamento e prática sobre dança, há emergências que insistem e que não podem ser ignoradas.

Taoufiq em 'Yes we can?' / Foto: Jônia Guimarães

Taoufiq em 'Yes we can?' / Foto: Jônia Guimarães

Em Yes, we can? (2009), a figura que “anima” um micromundo de brinquedos – em que se conflitam aviões de papel e duas pequenas torres gêmeas – põe em choque sua própria existência num espaço em que despencam o corpo, as ideologias, a inventividade e o convívio. Nesta peça, Taoufiq inicia sentado à uma pequena mesa, vestido de preto, com um par de óculos amarelo listado. As listas parecem impedir sua visão. Na ação de dobrar e jogar aviões de papel no público, Taoufiq bombardeia a audiência, como um regulador cego de destruições.

No momento seguinte, uma sequência de quedas revela um corpo com uma qualidade explosiva e hipertrofiada. Numa violência agenciada pelo impacto de sua carne no chão, Taoufiq não tomba somente seu corpo, mas uma infinidade de convicções, conceitos e paradigmas.

Ao fim, após ameaçar um bombardeio às pequenas torres, o dançarino come, mastiga e cospe um de seus aviões de papel, à luz de uma tentativa frustrada de derrubar seu “mini World Trade Center”. Então, num dueto afogado com Nina Simone (em off), Taoufiq canta – dotado de uma qualidade vocal que, por aqui, seria típica de um aboio — e finaliza a obra com uma amarga pergunta sobre possibilidades.

Nas duas peças, seu corpo-touro atravessa o espaço com delicadeza de ações, signos e sonoridades que revelam do que sua dança é feita. Uma lógica explícita em sua metáfora da “porta”: trata-se das relações abissais que se interpenetram na difícil tarefa de se fazer arte na parte sul do mundo.

Fora do centro (leia-se centro-ocidente), é costume juntar pedaços, lidar com sobras, excessos, misturas e invadir para, momentaneamente, tornar-se centro. Entre centro e periferia, é comum fazer da “porta” a separação que ausenta e torna inexistente o que atrás dela habita. E disso, nós, brasileiros, bem sabemos – ou deveríamos saber.

As estonteantes quedas de Taoufiq que estremeceram o solo em Yes, we can? são sintomáticas da necessidade do tombo. Há muros que caem, há torres que tombam. Mas há de se derrubar as “portas” que nos ausentam das relações entre lá (outro lado da linha) e cá (este lado da linha).

Bibliografia:

BUIRGE, Susan. Danse Marrakech, 2005 (www.jardinsdumaroc.com)

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In. Epistemologias do Sul. Santos, Boaventura de Sousa; Meneses, Maria Paulo (orgs.). Coimbra: Edições Almedina SA, 2009.

Andréia Nhur é bailarina, coreógrafa, atriz e pesquisadora. Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, desenvolve pesquisa sobre as relações de temporalidade e memória na dança. Atualmente, desenvolve o projeto de relançamento do grupo Pró-Posição, ao lado de sua mãe, a coreógrafa Janice Vieira.

Leia também: 7×7 – A bandeira que não é branca

7×7 – Tudo o que você sempre quis saber

7×7 – Armazenamento de energia para quem…

This third text brings Taoufiq Izeddiou by Andréia Nhur. In the series 7X7, I invite young artists to write their reflections about the work of other artists – in this case, those programmed at the second edition of Festival Contemporâneo de Dança, held in November in São Paulo. The idea is to create a synergetic action instigating sensitive a critical analysis of the art of dance by young artists that are growing within it .The first text was about legenda Diet, Sheila Ribeiro by Bruno Freire and the second wasThe flag is not white, Rafael Alvarez by Mariah Polati. Sheila Ribeiro

Based on the nodal points that problematize the binomials center-periphery, individuality-collectiveness and inclusion-exclusion, Marrocan Taoufiq Izeddiou asks us to look beyond the “door”. Taoufiq is a Marrakesh native and has gnawa origins. With a license in architecture, he had experiences with theater, boxing, soccer and handicraft and later, he took on contemporary dance. Circulating through different countries in Africa and Europe, Taoufiq built a singular training, allowing himself to be influenced by many “techniques” and ways to think about dance.

In 2001, Taoufiq created Anania, the first Marrocan contemporary dance company and in 2003, the first contemporary dance training in Marrakesh, “Al Mokhtabar”, in collaboration with the Centre Chorégrafique National de Tours (France). The “Al Mokhtabar” school was created with the goal of inviting people to initiate in dance and thus establish an audience for this art form, so far almost nonexistent in Marrakesh.

In the meeting in which he talked about his piece, in the 6th day of Festival Contemporâneo de Dança (Galeria Olido, São Paulo, November 2009), Taoufiq metaphorized the September 11, 2001 attack – in which two airplanes knocked down the twin towers of the World Trade Center building complex, in New York City – as something that prevents a “door” to be open. Worried with the magnitude of the “door”, we forget to look beyond it, to see what it opens to.

The “door” metaphor designates a number of abyssal (separated by abyss) relationships between inside and outside, center and periphery, that are customarily combined as dualities. When he talked about a “door”, Taoufiq certainly did not launch a scientific concept, but he rather poetically proposed a discussion about binary relationships – since every door implicates a separation between two rooms, or at least, between an inside and an outside.

Following the trail of assertions about separation lines, Portuguese sociologist Boaventura de Sousa Santos contributes to this analysis by discussing how modern Western thinking was and still is guided by an abyssal logic, perpetrated by lines that separate this side of the line from the other side of the line. For Santos, the abyssal cartographic lines that separated the old and the new world in the colonial age still constitute contemporary political and cultural relationships. (SANTOS, 2009)

Thus, within this abyssal logic, the “door” metaphor – proposed as guideline to this text – traces a separation line to be annihilated, upon which Taoufiq’s whole body of work seems to discuss.

One day before the debate in which he talked about his process, Taoufiq had shown two of his pieces: Danse Nord and Yes we can?.
Danse Nord (2000) is a piece choreographed for dancer Bernado Montet, by Suzan Buirge – an artist who participated in the companies of Alwin Nikolais and Murray Louis between 1963-1967. Based in France, Montet was a great influence for Taoufiq and in 2001 he dedicated the piece Danse Nord to him.

Initially (when it was created by Suzan Buirge, in 2000), the piece referred to the “North”:

“Some say the ancestors can be found in the region of the Great North. Others say the origin of time is in the North, land of light. Furthermore, there are some who say the North is the summit of the mountain. Once a friend told me that in the North coast there is a people that knows how to dream a dance” (Suzan Buirge, 2000)

For a body that inhabits the southern hemisphere of the planet, as it is Taoufiq’s case, other implications come up by dancing the “North”. Thus, the opposition logic reveals the need to break abyss, to annihilate separations. So, “North” appears reconfigured, destitute of its verticality.

In this piece, Taoufiq wears black and white; the white floor is delimited by a shadowed square in the center; the white lighting alternates with shadow zones. The movements draw a body that reproduces forms and flows, bursting explosions in a space of light and shadow. Out of the darkness, the body borders the shadowed center, searching for light. As in a game of Russian dolls, the structure of the included, and at the time, excluded body repeats itself: the dark center delimited by the light margin; the body, wearing black and white, including and excluding itself from the light.

There is intense mobility between light and shadow, gesture and pause, color and lack of color that hurt stability and disorient the frozen topologies of the body, above all, those that conventionally, give us the direction of the North, opposing the South.
Danse Nord marks the beginning of Taoufiq’s career as a dancer and grinds our perception when paired with his most recent piece, Yes we can?, which was presented soon after, in the same evening, at Festival Contemporâneo de Dança. However speculative the connection between the two pieces and the way this artist describes his thinking and practice about dance, there are emergencies that insist and cannot be ignored.

Taoufiq em 'Yes we can?' / Foto: Jônia Guimarães

Taoufiq em 'Yes we can?' / Foto: Jônia Guimarães

In Yes, we can? the image that “animates” a microworld of toys – in which paper planes and two small twin towers conflict – puts his own existence in shock in a space where the body, ideologies, inventiveness and togetherness tumbles. In this piece, Taoufiq begins sitting in a small table, dressed in black with a pair of striped yellow glasses. The stripes seem to block his vision. In the action of folding and throwing paper planes in the spectators, Taoufiq bombards the audience, like a blind regulator of destructions.

In the following moment, a sequence of falls reveals a body with an explosive and hypertrophied quality. In a violence brought by the impact of his flesh on the ground, Taoufiq doesn´t tumble only his body, but also an infinity of convictions, concepts and paradigms.

In the end, after threatening an attack on the small towers, the dancer eats, chews and spits out one of his paper places, in light of a frustrated attempt to knock down his “mini-World Trade Center”. So, in a drowned duet with Nina Simone (in off), Taoufiq sings – endowed with a vocal quality that, around here, would be typical of chants sung by Brazilian cowboys guiding herds of oxen – and finalizes the piece with a bitter question about possibilities.

In both pieces, his ox-body goes through space, with delicacy in actions, signs and sounds that reveal what this dance is made of. This logic is explicit in his “door” metaphor: it is about abyssal relationships that interpenetrate themselves in the difficult task of making art in the Southern part of the world.

Out of the center (meaning center-West), there is a custom of putting together pieces, excesses, mixtures and to invade to, momentarily, become center. Between center and periphery it is common to turn the “door” into the separation that absents and makes what is behind it inexistent. And we, Brazilians, know a lot about that – or we should know.
Taoufiq’s stunning falls that shake the ground in Yes, we can? are symptoms of the need for tumbling. There are walls that fall, there are towers that fall. But what needs to be torn down are the “doors” that keeps us away from relationships between there (the other side of the line) and here (this side of the line).

Andréia Nhur is a dancer, choreographer, actress and researcher. Doctorate candidate in Communication and Semiology by PUC-SP, she develops research about the relationships between temporality and memory in dance. Currently, she is developing the re-launching project of group Pró-Posição, alongside her mother, choreographer Janice Vieira.

Bibliography

BUIRGE, Susan. Danse Marrakech, 2005 – www.jardinsdumaroc.com

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In. Epistemologias do Sul. Santos, Boaventura de Sousa; Meneses, Maria Paulo (orgs.). Coimbra: Edições Almedina SA, 2009.

Read also: 7×7 – Everything you always wanted to know

7×7 – The flag is not white