A dança pelas lentes da fotografia

O fotógrafo catarinense Cristiano Prim vem tecendo uma relação íntima com a dança e seu registro. Foi integrante do Cena 11, período em que começou sua atuação profissional em fotografia, e continua fazendo o registro fotográfico de diversos trabalhos do grupo, além de diversas outros grupos e artistas da cena local e nacional, como Elke Siedler, Eduardo Fukushima, Múltipla Dança, Gira Dança e Arte Dança.

Su percepção da fotografia de dança, entretanto, ultrapassa em muito a noção de registro.”Não estou ali apenas para fazer o registro. Estou ali para acrescentar na composição artística do espetáculo. O mais emocionante no meu trabalho é ver duas consciências se tornando só, a da fotografia e a da dança. É uma simbiose artística que se revela em uma nova obra”, afirma.

Os caminhos de Prim se cruzaram com as artes ainda na adolescência, vivência que ajudou a aguçar o seu olhar crítico e que se aprimorou quando foi a Florianópolis cursar jornalismo na UFSC, mas optou por fazer educação artística na Udesc ainda na década de 1990. É na mesma cidade que o artista exibe 20 imagens autorais, produzidas a partir de trabalhos de dança, ao longo de sua trajetória.

Trata-se da exposição O Fotógrafo Também Dança, produzida com subsídio do Prêmio Catarinense de Dança – Edital Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura, que fica em cartaz do dia 27 deste mês, esta quarta, ao dia 27 de fevereiro. A exposição funciona como uma espécie de comemoração dos 20 anos de carreira do artista e, após, ele segue para Berlim, Alemanha, onde passa três meses em um intercâmbio.

 

Exposição O Fotógrafo Também Dança
De 27/01 a 27/02.
Segunda à sexta, 13h às 19h, aos sábados, 12h às 17h
Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti
Praça 15 de Novembro, 180 – Centro, Florianópolis
Entrada gratuita