Abertas as inscrições para o Grupo de Estudos em Dramaturgia Coreográfica e Direção, com Ricardo Gali

Vão até o dia 4 de fevereiro as inscrições para participar do Grupo de Estudos em Dramaturgia Coreográfica e Direção, sob orientação de Ricardo Gali, diretor da Cia Perversos Polimorfos, que acontece de 11 de fevereiro a 31 de março, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo.

O Grupo de Estudos é parte do projeto Retrovisor, financiado pelo Fomento à Dança de São Paulo, que propõe, ainda, um conjunto de ações formativas, colaborativas, conversas, criação e circulação de espetáculos no decorrer do ano todo e em parte de 2017.

Nos oito encontros semanais, que ocorrerão todas as quintas-feiras, das 14h às 18h, estudantes e artistas de dança, com ou sem experiência, terão contato com os procedimentos aplicados nos processos criativos da Companhia, especialmente as relações e princípios advindos de outras áreas artísticas, como cinema e teatro, e a utilização desse material nas encenações.

Apoiado em filmes de diretores como Lars Von Trier, Kubrick, Tarkovsky, Eisenstein, Kurosawa, Almodovar, além de livros e trechos de textos, Ricardo Gali dá pistas sobre o percurso e destino dos encontros: “a noção de dramaturgia vem sendo entendida, por nós, como discurso de cumplicidade, uma vez que em cada trabalho nasce uma dramaturgia própria que parte da subjetividade do coletivo de artistas envolvidos na criação. Esse pensamento dramatúrgico gera uma reflexão crítica em torno de cada obra, que promove reverberações para além do espetáculo, permitindo ao público uma participação ativa por meio do seu potencial holográfico carregado de trajetórias e percepções pessoais”.

Gali, que vem do teatro, acredita que a dramaturgia específica em dança apresenta sua própria potência na criação de estratégias de sobrevivência, que partem de mídia e contexto próprios, ou seja, o corpo e sua experiência efêmera.
São 15 vagas para maiores de 16 anos. A participação é gratuita. Para se inscrever, os interessados devem preencher a ficha de inscrição aqui ou buscar a seção “Grupo de estudos” no site da Oswald Andrade.