Acervo Mariposa está sem patrocínio, mas parte de suas atividades continuam

Criado em 2006 com o objetivo ser uma videoteca pública e ajudar na difusão da produção de conhecimento em dança através do vídeo, o Acervo Mariposa está atualmente sem patrocínio. Mesmo assim, segue suas atividades, porém, em novo endereço: Rua Fradique Coutinho 1.289, sala 3, Vila Madalena. Telefone: (11) 2307-7903 / email: contato@acervomariposa.com.br.

No período 2008-2009, o projeto contou com financiamento de R$ 170 mil da Petrobras – dinheiro que permitiu que o projeto reunisse um montante de 500 vídeos regulamentados em Creative Commons, parcerias com festivais nacionais e internacionais e com outras instituições ligadas à dança, além da realização do projeto V.H.S – video homo sapiens.

Abaixo, veja a carta que a coordenação do Acervo enviou aos parceiros:

“Hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamás”

Sem patrocínio, mas com escritório

O Acervo Mariposa, desde 2006, preza pela difusão da produção de conhecimento em dança materializada no vídeo, a fim de criar e concretizar a concepção de um patrimônio coletivo.
Em 2008-2009, o Acervo Mariposa contou com o patrocínio da Petrobras com o recurso de R$170 mil, com o qual foi coletado um acervo de 500 vídeos regulamentados em Creative Commons; estabeleceu-se a parceria com 14 Festivais de Dança (nacionais e internacionais); com 36 Instituições, incluindo Faculdades e Centro de Formação, e foram produzidas 10 atividades de exibição e debate em torno do vídeo e dança (V.H.S – vídeo homo sapiens).
A gestão de um projeto como esse pressupõe a existência de um know-how que possibilita a dinamização de um acervo em dança. Isso custa dinheiro, embora não esteja na pauta de muitos patrocinadores do país.
Após 10 meses de negociação, nos encontramos em uma fase de reestruturação, sem recursos (ou seja, dinheiro). Afinal, descontinuidade é um lugar comum.
No entanto, o Acervo Mariposa muda de endereço e permanece, em forma de parcerias e novos projetos. Um espaço de resistência”