Tudo gira / Frame do vídeo

agite y sirva 2011 abriga Foro Latinoamericano de Videodanza

A 3ª edição do agite y sirva – Festival Itinerante de Videodanza começa nesta sexta-feira (3/06), na cidade de Puebla, no México. Este ano, o festival abrigará o IV Foro Latinoamericano de Videodanza (FLVD).

A seleção itinerante do agite y sirva 2011 traz 17 trabalhos mexicanos e 27 videodanças internacionais. Do Brasil participam Sarah Ferreira e Lincon Soares, com Tudo gira (foto); Cynthia Domenico e Eros Valério, com Sozinhos entre fatias; e Diogo Vaz Franco, com Solitude dele. Há também representantes dos EUA, Inglaterra, Dinamarca, Espanha, Chile e Argentina. Clique aqui para ver a lista completa de selecionados. A itinerância vai até dia 12 de junho.

O Foro Latinoamericano de Videodanza será realizado entre 6 e 10 de junho, com atividades em Puebla e Cidade do México. O encontro é uma plataforma de intercâmbio que vem criando uma rede de contatos e colaboração entre festivais de videodança, além de funcionar como fonte de informações e de discussão sobre políticas comuns para a difusão da linguagem da videodança na região. Além dos oito países que já vinham participando – do Brasil vão Regina Levy y Luiz Carlos Bizerril Mesquita – este ano também participam do fórum representantes da Colômbia e do Equador, aumentando a rede de países latinoamericanos. A última edição do fórum foi realizada em 2009, em Fortaleza.

Ainda dentro da programação do festival será realizado o Seminário de Curadoria, nos dias 6, 7 e 8 de junho. Aberto a todo público interessado em artes cênicas, performance e artes visuais, o seminário terá falas de Bárbara Perea, Ray Schwartz e Pancho López. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo email fest@agiteysirva.com.

Abaixo, assista a Tudo gira, de Sarah Ferreira e Lincon Soares:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ewUYQ9BbxMI[/youtube]

Leia também: Videodança latinoamericana representada no Dance Camera West

Assista aqui ao vídeo da mesa sobre videodança e curadoria

# Siga o idança no twitter.