Alunos da PUC-SP promovem primeira edição do “Encontros das Artes do Corpo”

Procurando organizar encontros pertinentes com as discussões levantadas no curso e criar ambientes de troca entre artistas, pesquisadores e interessados, um grupo de alunos e professores do curso de Comunicação das Artes do Corpo (PUC-SP), realiza o primeiro Encontros das Artes do Corpo. O projeto é uma continuidade à iniciativa Encontros de Dança, que há seis anos dedica-se à experimentação da dança e agora se expande e ganha outra roupagem, sob uma nova denominação. A primeira edição acontece dia 24 de março, às 20h, no Tucarena (PUC-SP).

Através da aproximação entre artistas da dança, da performance e do teatro, serão produzidos diálogos nos territórios de cada uma dessas linguagens, buscando-se uma interlocução crítica e norteadora de possíveis entrelaçamentos. Outra novidade é o surgimento de mais dois projetos que se vinculam aos Encontros: o lançamento da revista Vértebo – Da carne se faz verbo, publicação eletrônica de periodicidade trimestral de textos e manifestações de artistas, teóricos e interessados nas Artes do Corpo, e um programa exclusivo na TV PUC, que visa à exposição de amplo alcance de questões que cercam o fazer artístico de diferentes e divergentes naturezas.

A revista vem com o objetivo de fortalecer a transposição de barreiras entre as artes e colocar questões do corpo em evidência. A primeira edição foi fechada com material pré-selecionado pela equipe editorial e será lançada durante o evento. A segunda edição, com data prevista de publicação para o final de junho, terá como linha editorial a questão das relações das artes do corpo com os regimes ditatoriais no mundo, tendo-se em vista os 50 anos do Golpe de 1964 no Brasil. Interessados devem enviar seus textos para a Vértebo até o dia 25 de março.

A programação segue ainda com a performance Lugar pra ficar em pé, de Sheila Ribeiro e o debate Corpo é mundos: uma conversa sobre existências, desregularidade e sensorialidade, com Christine Mello, Sheila Ribeiro e Marcelo Fernandes.

Serviço:

Encontro das Artes do Corpo

Data: 24 de março, segunda-feira
Horário: 20h
Local: Tucarena – Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes – São Paulo (Entrada pela esquina com Rua Bartira)
Telefones: Administração (11) 3670-8453 / Secretaria: 8458 / Locações: 8460 / Comunicação: 8462 / Centro de Documentação e Memória: 8468
Ingressos: R$5,00 inteira / gratuito para estudantes

Ficha técnica do projeto:
Curadoria: Ana Teixeira e Fernanda Perniciotti
Concepção e Produção: Ana Teixeira, Diego Marques, Fernanda Perniciotti, Isabela Pizani, Juliana Miasso, Julio Françoso, Marcelo Fernandes

Lugar para ficar em pé – Sheila Ribeiro em colaboração com Elielson Pacheco e Núcleo do Dirceu
Um filme de Sheila Ribeiro
Colaboração: Elielson Pacheco
Com Núcleo do Dirceu (Teresina)
Produção: sheila ribeiro|dona orpheline
A finalização deste trabalho fez parte do projeto Combustão Remix, contemplado pelo 12º Fomento à Dança da cidade de São Paulo.