Aos 30 anos de existência, Intrépida Trupe estreia ‘À deriva’, com direção de Mário Nascimento

Estreia no próximo sábado, 2 de abril, À deriva, da Intrépida Trupe, com direção de Mário Nascimento. O espetáculo fica em cartaz até dia 24, na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, local que também sedia o espaço de criação do grupo.

Já trabalharam com a Intrépida Trupe artistas criadores de diversas áreas,  que deixaram sua marca no pensamento que o grupo desenvolve sobre o corpo e sobre a arte – nomes como Dani Lima, Steven Harper, Lala Deheinzelin, Deborah Colker, Gringo Cardia, entre vários outros.

Para comemorar suas três décadas de existência, a Trupe desenvolve seu projeto de manutenção, com patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Secretaria de Cultura do Município, e novamente as parcerias se tornam um ponto fundamental, nas colaborações que se desenvolvem ao longo do ano, com as coreógrafas  Mônica Alla, Lavínia Bizotto, com a diretora teatral Meran Vargens e o coreógrafo Mário Nascimento.

Essa última, que começou como um processo de imersão, acabou dando início à pesquisa que gerou a obra À deriva, que parte de um sentimento de incerteza que Mário identifica como recorrente na sociedade de hoje. “A gente está sempre deixando partir para voltar de outro jeito. Estamos sempre desapegando. O sentimento a todo tempo é de incertezas. E para onde vamos? “, ele questiona. Ele explica que essas questões deram espaço para o improviso, que é uma prática comum na dança, mas que também é uma possibilidade na atividade circense.

No trabalho do diretor, assim como na trajetória da Intrépida Trupe, há uma área de investigação comum, na qual a presença do risco permanente atravessa o corpo dançante e acrobático em situações limites de desequilíbrio, suspensão, torções, quedas.

“Sempre foi um desejo meu dialogar com o universo circense e acredito na potência artística deste encontro. A Intrépida Trupe despertou em mim a vontade de alimentar e aprimorar meu trabalho, mergulhando nas inúmeras possibilidades que a dança, o circo, a técnica, o corpo e o trabalho aéreo têm juntas”, conta.

À Deriva

Dias 2 e 3 de abril, sábado e domingo, às 20h
Entrada gratuita com distribuição de senhas no local, a partir das 18h
(No domingo, haverá um bate-papo com o público após a sessão.)

De 8 a 24 de abril, sexta a domingo, às 20h
Ingressos a R$40 e R$20 (meia entrada)

Duração: 1h
Classificação: Livre (indicado para maiores de 12 anos)
Espaço de Criação Intrépida Trupe – Fundição Progresso
Rua dos Arcos, 24 – Lapa, Rio de Janeiro, RJ
Tel.: 21 2220-1977

[Foto de Renato Mangolin]