Apontamentos sobre o Homem Pigmento Floresta | Notes on Homem Pigmento Floresta

Encontros são enriquecedores. Bons encontros são maravilhosos.  Soube da existência do Coletivo Difusão Digital no início deste ano (2009), durante a passagem da Caravana Rumos Itaú Cultural 2009 por Manaus, no contexto das palestras de Christine Greiner sobre a importância do corpo nos processos de criação em arte contemporânea, e de Marcelo Evelin sobre processos de criação na dança.  Ocasião em que fui convidada para a Mostra de Videodança 2 e pude perceber a proposta e o trabalho de  seus integrantes: artistas das mais diferentes áreas, agregados em torno da investigação, mapeamento e produção de trabalhos entre as artes e a tecnologia, e mais especificamente a videodança. Interessante por ser um coletivo que vem realizando suas produções por meio de processos colaborativos, reforçando os valores do trabalho em parcerias, na contramão das práticas agonísticas das disputas pessoais e dos egos sobressaltados. Simplesmente querendo estar junto e ver o que acontece.  Interessante ainda porque sendo difusão, busca a irradiação do que é produzido de uma maneira mais contundente, investindo na ampliação das conexões entre as produções locais em contextos nacionais e internacionais, além de promover atividades diversas, como grupos de estudos, seminários, oficinas e laboratórios experimentais.

No entanto, este texto não é sobre o Difusão Digital, mas sobre um artista e seu vídeo, que me foram revelados pela coletânea organizada em DVD, produto da primeira mostra de videodança realizada pelo coletivo. Trata-se do Homem Pigmento Floresta, com roteiro e direção de  Odacy de Oliveira.  Formado em Educação Artística pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e atualmente professor do Instituto de Educação do Amazonas (IEA), Odacy encontrou neste colégio público um espaço no qual vem construindo projetos de arte e educação desde 2002, através do Núcleo de Arte Contemporânea. Um percurso que se desdobrou em várias premiações e mais recentemente, em 2008, na criação do Grupo de Arte Contemporânea. Explorando as linguagens do teatro, performance,  dança e  pintura corporal, o artista busca abordar simultaneamente, de maneira poética, algumas questões sociais e ecológicas, tornando possível o desencadear de uma série de reflexões acerca da representação da cultura e da natureza na região amazônica.

Clique aqui para assistir a Homem Pigmento Floresta.

No seu primeiro videodança, Homem Pigmento Floresta, é possível verificar a existência e insistência de alguns índices do que pretende desenvolver: uma natureza-ambiente longe de uma representação meramente descritiva ou decorativa. Nas palavras de Odacy,  “… estou cansado de ver a representação por clichês, a peneira, as casinhas, isso tanto na dança quanto na pintura, e a minha ânsia é justamente outra coisa. A gente está trabalhando a questão ambiental, mas tenta fazer de forma diferente, e o que para mim é mais interessante é que, quem assiste acaba tendo esse desejo ecológico e, fica poético o que a gente faz.”  Natureza e cultura podem então movimentar-se, prenhes de possibilidades de experimentação, articulação de sentidos, sinestesias e, embora escapem aqui e ali resíduos de uma gestualidade ambientada em práticas, por assim dizer, mais tradicionais das artes cênicas, a obra de Odacy traz um certo frescor. Aponta para outros caminhos, adensa-se em propor a abertura de novas possibilidades interpretativas para a Amazônia. Nos faz pensar, por um lado, sobre as evidentes formas de representação artística,  teimosas em replicar questões que se constituem muito mais no olhar de fora, no olhar estrangeiro e menos em um processo de autorreflexão e, por outro, na autonomia do pensamento artístico, em seu caráter investigativo, mesmo que as condições sociais e políticas não sejam favoráveis.

Historicamente é oportuno lembrar que, em Manaus, durante décadas, essa busca por uma poética afastada de um regionalismo piegas, para turista ver, para vender o exotismo e o lugar comum, tem sido preocupação cotidiana entre seus moradores. O que se pode exemplificar nas falas de pesquisadores, cientistas sociais, jornalistas  e artistas. Nos anos de 1970, a publicação de A Expressão Amazonense, do escritor Márcio Souza, já apontava para as más intenções dos ideais preservacionistas na região. Nesses discursos, em evidência, uma percepção utilitária e capitalista da natureza. Nos anos de 1980, as atividades de alguns grupos de dança como o Dançaviva, o Origem e o Núcleo Universitário de Dança Contemporânea (Nudac) foram relevantes para que se pudesse colocar em cena algumas questões sociais, urbanas e corporais mais latentes da época. Algo que encontra eco nos jornais locais dos anos de 1990 e se avoluma e legitima no diálogo com os intelectuais e artistas de outras áreas que não a dança, principalmente no caderno de cultura do jornal A Crítica, no qual se apresentavam constantes pautas tendo por conteúdo as polêmicas declarações cruzadas entre políticos e artistas sobre o abandono e o folclorismo das artes. Lembro ainda, para finalizar este rol de exemplos, a pertinência do ambiente ficcional do romance Cinzas do Norte, do escritor Milton Hatoum, no qual os personagens Mundo (Raimundo) e Arana nos remetem à reflexão sobre o papel do artista no confronto entre a função social da arte e a sua sujeição ao mercado. Pena que estas vozes possuam pouca exposição na mídia nacional e internacional.

É claro que não se pode negar que uma série de notícias sobre a Amazônia nos bombardeiam diariamente. No entanto, é fato que apresentam conceitos e apontam métodos de desenvolvimento que sugerem colonialismo e monoculturas, no sentido do cientista político Boaventura de Souza, na medida em que se constroi uma autoidentificação na qual nos configuramos como o ignorante, o residual, o inferior, o local e o improdutivo. As palavras em uso e as metáforas que nos definem, se, por um lado refletem legitimidade com relação às situações de degradação ambiental e exclusão social dos 25 milhões de habitantes, em muitos  casos parecem refletir um  discurso de salvacionismo e  vitimização. A sensação é estranha…  E em todos esses casos há um indicativo de passividade. O que parece levar para longe as aspirações de autonomia, bem como reforçar a ideia da impossibilidade de alternativas de transformação da realidade. Todos parecem nos conhecer, mas ninguém sabe de nós ao certo, nos imaginam, nos deduzem em termos de beneficiamento político e principalmente econômico. Pouco se fala da cultura do povo e de nosso estar no mundo como cidadãos. Ainda há um pouco do exótico e um muito de ignorância. Daí a necessidade de se trocar a lógica das monoculturas, por uma ecologia dos saberes. É por isso que o trabalho de Odacy é importante, pois o Homem Pigmento Floresta, que hoje já se desenvolveu em outras formas visuais e audiovisuais – posto que o artista continua trabalhando  sobre sua proposta estética -, declaradamente não se trata de uma obra acabada, constitui-se como parte de um processo de construção artística e, como tal, solicita uma leitura no tempo. Odacy está maturando e reescrevendo, reeditando, refazendo, de modo lento e contínuo sua ideias. Para ele, este foi apenas um começo…

Encounters are enriching. Good encounters are wonderful. I first heard about Coletivo Difusão Digital in the beginning of the year, during the time Caravana Rumos Itaú Cultural 2009 was in Manaus, within the context of lectures by Christine Greiner about the importance of the body in contemporary art’s creative process and by Marcelo Evelin about creative process in dance. I was invited for Mostra de Videodanca 2 (“Videodance showcase 2”) and I was able to observe the work proposal of its participants: artists from the most different areas, gathered around the investigation, mapping and production of works combining arts and technology, and more specifically videodance. They are interesting for being a collective and have been carrying out productions through collaborative processes, reinforcing values of partnership work, in the counter flow of agonizing practices of personal disputes and startled egos. Simply wishing to be together and see what happens. They are even more interesting for being diffusion, seeking irradiation of what is produced, in a more poignant way, investing in the increase of connections between local productions in national and international contexts, besides promoting many different activities such as study groups, seminars, workshops and experimental laboratories.

However, this text is not about Difusão Digital, it is rather about one artist and his video, which were revealed to me through a collection organized in DVD, a product of the first videodance showcase produced by the collective. This article is about Homem Pigmento Floresta, written and directed by Odacy de Oliveira. Graduated in Art Education by the Federal University of Amazonas (UFAM) and currently a professor at the Amazonas Education Institute (IEA), Odacy found in this school a space in which he has been building art and education projects since 2002 through Núcleo de Arte Contemporânea (“Contemporary Art Center). A pathway that unfolded into many awards and most recently, in 2008, it resulted in the creation of Grupo de Arte Contemporânea (“Contemporary Art Group”). Exploring the languages of theater, performance, dance and body painting, the artist seeks to simultaneously approach, in poetic way, some social and ecological issues, making it possible to unfold a series of reflections about the representation of the culture and nature of the Amazon region.

In his first videodance Homem Pigmento Floresta, it is possible to observe the existence and the persistence of some indications of what he intends to develop: a nature-environment removed from a merely decorative or descriptive representation. In Odacy’s words: “… I´m tired of seeing the representation of clichés, the typical sieve, the little houses, both in dance and in paintings, and my yearning is exactly for something else. We are working with the environment issue, but we try to do it in a different way, and what is more interesting for me is that, those who watch end up getting this ecological desire and what we do becomes poetic.” Nature and culture can thus move about, full of possibilities for experimentation, articulation of senses, synesthesia and, although some traces of gestures based on more traditional performing arts practices may come off here and there, Odacy’s work is quite refreshing. It points to other pathways, it thickens itself by proposing the opening of new interpretative possibilities for the Amazon. On one hand, it makes us think about obvious forms of artistic representation, stubborn on reproducing issues that are constituted a lot more from an outside perspective, the foreign look and less in a process of self-reflection and, on the other hand, about the autonomy of artistic thinking, in its investigating quality, even if the social and political conditions are not favorable.

Historically, it is appropriate to remember that, during decades in Manaus a daily preoccupation for its residents has been to search for poetic expression without soppy regionalism, aimed at tourists, to sell exoticism and commonplaces. This is something that was exemplified in the speeches of researchers, social scientists, journalists and artists. In the 1970’s, the publication of A Expressão Amazonense, written by Márcio Souza, already pointed to the evil intentions of environmentalist ideals in the region. In those speeches, a utilitarian and capitalist perception of nature was evident. In the 1980’s the activities of some dance groups like Dançaviva, Origem and the Núcleo Universitário de Dança Contemporânea (Nudac – “University Center of Contemporary Dance”), were relevant to bring to the stage some social, urban and corporal issues, which were latent at the time. Something that had resonance in local papers in the 1990’s and was thickened and legitimized through dialogue with intellectuals and artists from other areas, specially in the culture segment of A Crítica newspaper, in which there was a lot of content about the controversial statements exchanged between politicians and artists about the abandonment and folklorisation of the arts. On top of that, to finish this list of examples, the pertinence of the fictional environment of writer Milton Hatoum’s romance Cinzas do Norte, in which the characters Mundo (Raimundo) and Arana allude to the reflection about the role of the artist in the confrontation between art’s social function and its subordination to the market. It´s a pity those voices have so little space in the national and international media.

Of course, it can´t be denied that countless news about the Amazon bombard us daily. However, it´s a fact that they present concepts and point to development methods that suggest colonialism and monocultures – as political scientist Boaventura de Souza has said – in the sense that a self-identification is built in which we configure ourselves as ignorant, residual, inferior, local and unproductive. If, on one hand, the words and the metaphors that define us reflect legitimacy regarding the environmental degradation and social exclusion of the region’s 25 million residents, they also seem to reflect a salvational and victimizing discourse. It´s a strange feeling … and in all cases there are indications of passivity. Which seems to take away aspirations for autonomy, as well as it reinforces the idea of impossibility of alternatives to transform reality. Everyone seems to know us, but no one knows about us for sure, they imagine us, they infer things about us in terms of political and mainly economical benefits. Little is talked about the people’s culture and our place in the world as citizens. There is still a lot of exoticism and a lot of ignorance. Thus the need to replace the logic of monoculture with ecology knowledge. That´s why Odacy´s work is so important. Homem Pigmento Floresta already unfolded into other visual and audiovisual forms – since the artist is still working on his artistic proposal -, it is professedly not a finished piece, it is part of a process of artistic construction and as such it requires an interpretation taking time into account. Odacy is slowly and continuously maturing, re-writing, re-editing, re-making his ideas. For him, this was just the beginning…