Palácio Gustavo Capanema / Foto divulgação

Articulação política entra em cena

Circula na Internet uma petição em apoio à nomeação de Fabiano Carneiro para a Coordenação de Dança da Funarte. Fabiano ocupa o cargo interinamente desde agosto de 2010, com a saída do então coordenador, Leonel Brum.

Com a mudança de governo e a chegada de Ana de Hollanda para assumir o Ministério da Cultura (MinC), a Funarte sofreu mudanças. No início do ano, Antonio Grassi foi nomeado presidente do órgão e Antônio Gilberto Porto Ferreira assumiu como diretor de Artes Cênicas. Diante de mudanças tão importantes, a comunidade de dança de todo o Brasil se mobilizou em torno da continuidade das políticas públicas da Funarte.

Além da petição, de caráter nacional, e que já tem mais de 180 assinaturas de representantes da dança de vários estados, algumas iniciativas pontuais foram realizadas. O Movimento Dança Recife se organizou e enviou uma carta ao presidente da Funarte solicitando a continuidade das políticas adotadas na última gestão. “(…) em assembléia realizada pelo Movimento Dança Recife, no dia 17 de março do corrente decidimos endossar a importância de que a atual equipe da Coordenação de Dança da FUNARTE seja mantida por essa presidência, para que haja a possibilidade dessa continuidade, visto que nos últimos 4 anos constatamos um avanço nas ações implementadas pela FUNARTE através da Coordenação de Dança que vem desenvolvendo um trabalho consistente descentralizando as informações e se fazendo presente em diversas partes do Brasil, além das ações que precisam ser de fato implementadas e consolidadas”, diz um trecho da carta. O Colegiado de Dança também enviaria um documento com a mesma solicitação.

O idança entrou em contato com o novo diretor de Artes Cênicas, Antônio Gilberto Ferreira, para saber sobre o futuro da Coordenação de Dança, mas ele pediu que entrássemos em contato em meados de abril pois ainda está se ambientando na nova função.

No Rio, cresce mobilização por políticas municipais

Enquanto isso, no Rio de Janeiro, corre em paralelo mobilização para a confecção e entrega de um documento com propostas para orientar futuras políticas públicas para a dança ao novo secretário Municipal de Cultura, Emílio Kalil.

As bases do documento foram discutidas em encontro na noite da última quinta-feira (24/03), durante a 2ª reunião do Movimento Dança Carioca (clique aqui para conhecer o blog), que reúne um grupo de profissionais interessados em propor melhorias para a produção de dança na cidade. Além de propostas, o documento terá um histórico dos últimos 20 anos da dança carioca e um mapeamento do que existe hoje na cidade. Com o texto em mãos, a classe vai solicitar uma reunião com o novo secretário para apresentar as propostas.

As reivindicações permeiam os seguintes temas: manutenção de memória, formação/capacitação, formação de plateia, educação , políticas culturais, infra-estrutura, linhas de fomento e dotação orçamentária. Entre os assuntos mais discutidos estão o retorno de uma figura de coordenador de dança municipal ou a volta da Rioarte (principal responsável pelo impulso da dança carioca nos anos 90), a infra-estrutura e programação do Centro Coreográfico (o único espaço dedicado exclusivamente à dança na cidade) e os formatos dos editais de apoio.

“Precisamos conversar todos juntos, não estamos representando uma classe. Somos um grupo de artistas que quis se reunir e aproveitar o momento para reavivar pedidos, projetos antigos, certas questões do município que ainda não tinham tido uma mobilização suficiente para voltar. Agora estamos aproveitando ferramentas como Facebook e blog, para que mais gente chegue, mais gente veja”, diz Flávia Meireles, uma das articuladoras do Movimento, que tem um caráter não-hierárquico.

Está marcada para esta noite (31/03), a próxima reunião do Movimento Dança Carioca. Na pauta, a leitura do texto que, em seguida, será colocado online para adesão. A previsão é que ainda na próxima semana o documento seja apresentado ao secretário Emílio Kalil.

Leia também: Propostas de políticas públicas para a dança no RJ estão disponíveis online

Reunião extraordinária do Movimento Dança Carioca nesta quinta-feira

# Siga o idança no twitter.