Artistas em conexão | Artists in connection

Um grupo de artistas reunidos, de 25 a 28 de maio, em Porto Alegre, produziu um intervalo diferenciado de tempo, construindo espaços complexos, diretos, transversais, múltiplos. Apostando na possibilidade de um diálogo horizontal na hierarquia, e vertical na abordagem da produção e criação artística, o Conexão Sul 2006 pode ser visto como uma performance cuja experiência continua gerando e solicitando repercussões.

Conexão Sul – encontro de artistas contemporâneos de dança – , é um tipo especial de mostra que reúne artistas em torno de parte da produção de dança de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Sua especificidade consiste em estar focado não na apresentação e divulgação de produtos artísticos, mas na problematização dos processos e na troca entre artistas. É um local de fricção e enunciação das questões que envolvem a criação em dança e, portanto, um local de produção e disseminação de conhecimentos artísticos.

O que me parece digno de sublinhar é que no momento de avaliação do encontro, todos os envolvidos concordavam que a teoria se fez prática. Ou seja, ao contrário das rixas entre tendências, egos, seguranças e inseguranças comumente verificáveis em encontros desse tipo, os diálogos foram constantes e frutíferos. As farpas se fizeram sementes.

Pergunto o que dá estrutura a essa conquista e as respostas remetem ao mesmo tempo a uma história recente e a uma necessidade do presente. Vamos então a esses dois pontos, esperando que eles sejam vistos não apenas como causa, mas também, numa lógica menos convencional, como conseqüência desse encontro de 2006.

O primeiro Conexão Sul aconteceu em 2002, em Porto Alegre, como um encontro proposto por artistas de “danças contemporâneas”, com o objetivo de promover o intercâmbio da classe de dança dos estados da Região Sul. Os membros fundadores se auto-denominaram articuladores – quebrando uma possível hierarquia entre os primeiros idealizadores (Cibele Sastre, Marco Fillipin, Tatiana da Rosa – RS) e os demais integrantes ( Heloísa Gravina RS, Sandra Meyer, Vera Torres e Jussara Xavier – SC; Cínthia Cunifas, Mônica Infante, Rosemeri Rocha e Marílla Veloso – PR) – e iniciando uma rede de intercâmbio que nascia da necessidade dos artistas “de desenvolver uma atitude de iniciativa, articulação e auto-reflexão a partir de sua condição de artistas” [1].

Para que isso se tornasse realidade, “A programação foi formatada com a intenção de concentrar as atividades e promover o contato, buscando evitar as situações de dispersão, comuns em festivais. De breve duração e com não mais do que uma oficina, um seminário, uma apresentação e um debate por dia, o Conexão Sul pode garantir-se como um multiplicador de decisões e atitudes”. [3]

Vê-se desde o início da criação o desejo de que o Conexão Sul gerasse um tipo de resultado pautado num processo de troca e uma preocupação – fazendo um paralelo com a produção artística – de que forma e conteúdo fossem percebidos como indissociáveis.
As narrativas sobre os encontros, que a cada ano aconteceram em um dos estados, falam de várias nuances:

– Os percursos de amizades construídas e intensificadas;

– O percurso de parcerias artísticas consolidadas – como a colaboração entre Mônica Infante e Cínthia Kunifas que mesmo morando em Curitiba só se conheceram na primeira edição do Conexão Sul e continuam trabalhando juntas até hoje;

– As discussões sobre o nome e o tema de cada encontro, com e-mails trocados durante o ano evidenciando questões comuns e posições a negociar. Vale explicitar que o nome que inicialmente era encontro de artistas de danças contemporâneas da Região Sul, está agora encontro de artistas contemporâneos de dança da Região Sul, como resultado dessas reflexões sobre o que se faz e quem faz o encontro;

– O processo de estruturação da produção; pois, se a princípio os anfitriões hospedavam em suas casas e faziam o transporte usando seus próprios automóveis, a cada ano pequenas conquistas tornavam possível melhor acomodação, mais agilidade, melhores condições para as apresentações, o convite a debatedores de outros estados, mas também propondo novos desafios. Na avaliação do encontro de Curitiba constatou-se que o crescimento do encontro, com a quantidade de apresentações e sobrecarga na programação, diminuiu as reflexões compartilhadas e os espaços de discussão, tão caros ao conceito do evento.

Na edição de 2006, de volta a Porto Alegre, o Conexão Sul pareceu ganhar maturidade alcançando a maior parte dos seus objetivos. Com todas as atividades concentradas num só lugar, performances, discussões, apresentações e relatos eram um grande fluxo entre apreciação e discussão estética e política. Ao invés de palestras, os convidados deste ano (Marcos Moraes (RJ), Ciane Fernandes (BA), Natacha Melo (UY), Valéria Vicente (PE), Sofia Cavalcante (SP), Isabel Marques (SP) e Paulo Caldas (RJ) ) foram convidados a um bate-papo conduzido mais pelo acordo coletivo que por normas previamente estabelecidas.

Assim, a cada tarde, diante dos desejos manifestos dos convidados e da dinâmica proveniente de cada discussão levantada e do diálogo com as performances que aconteciam, uma forma de trabalho se instaurou.
A discussão-tema do ano versava sobre a relação entre o processo de trabalho e aula e o produto cênico. De forma inteligente, toda a programação se estruturou para evidenciar esse caminho.

Assim, a cada dia, uma oficina era ministrada como oficina-debate em que uma mediadora, ao fim dos exercícios, abria a discussão com os participantes e com a platéia sobre as discussões propostas no corpo e a coreografia apresentada na noite anterior. Não à toa e não de forma superficial, questões como dramaturgia em dança, o que seria excesso de movimento, memória do corpo, a influência da história da dança local, o que se pesquisa no corpo, que discurso se constrói quando se articula a movimentação construída no estúdio e os demais elementos cênicos, por exemplo, ganhavam formas e contornos nas diversas vozes presentes. A sensação de euforia e prazer geradas pela enunciação de questões como estas eram visíveis e estendiam a programação aos quartos do hotel, refeições e mesas de bar.
Fica registrada a compreensão do saber que os artistas de dança produzem, saberes que são escassos na bibliografia da área no Brasil e cuja socialização permitiria não só a disseminação, mas o aprofundamento. O que numa perspectiva de política pública é tão fundamental quanto urgente.

A motivação inicial do Conexão Sul se reafirma, talvez apontando que a necessidade de articulação e auto-reflexão entre artistas não se esgota em um salto de qualidade nas relações e processos de aperfeiçoamento da produção de dança, mas que saltos e passos sempre geram novos desafios e necessidade de movimento.

Notas:

[1] Projeto do conexão sul 2002.

[2] Projeto do conexão sul 2002.

A group of artists congregated, from 25th until 28th May, in Porto Alegre, produced a differentiated interval of time, constructing complex, straight, transversal, multiple spaces. Trusting the possibility of a horizontal dialogue in the hierarchy and a vertical dialogue in the boarding of the production and artistic creation, Conexão Sul 2006 (South Connection 2006) can be seen as a performance whose experience continues generating and requesting repercussions.

Conexão Sul – meeting of contemporary dance artists – is a special type of exhibition that reunites artists around part of the production of dance of Santa Catarina, Rio Grande do Sul and Paraná. Its specificity consists of being focused not in the presentation and promotion of artistic products, but in the problematização of the processes and the exchange between artists. It is a place of friction and articulation of the questions that involve creation in dance and, therefore, a place of production and dissemination of artistic knowledge.

What seems worthy to underline is that – to the moment of the meeting evaluation -, everyone involved agreed that the theory became practical. Or either, in contrast with disputes between trends, egos, securities and insecurities normally verifiable in meetings like that, the dialogues had been constant and fruitful. Barbs became seeds.

I ask myself what structures this conquest and the answers remind us at the same time to a recent history and to a necessity of present. So let’s see those two points, hoping they are seen not only as cause, but also, in a less conventional logic, as consequence of this meeting of 2006.

The first Conexão Sul happened in 2002, in Porto Alegre, as a meeting proposed by artists of “contemporary dances”, with the objective to promote the interchange of the class of dance of South Region’ states. The founder members called themselves articulators – breaking a possible hierarchy between the first idealizators (Cibele Sastre, Marco Fillipin, Tatiana da Rosa – RS) and the others integrants (Heloísa Gravina RS, Sandra Meyer, Vera Torres and Jussara Xavier – SC; Cínthia Cunifas, Mônica Infant, Rosemeri Rocha and Marila Velloso – PR) – and initiating a network that was born from the artists necessity “to develop an attitude of initiative, joint and self-reflection from its condition of artists” [1].

To become reality, “the programming was formatted with the intention to concentrate the activities and to promote the contact, and to avoid the situations of dispersion, common in festivals. With short duration and with not more than a workshop, a seminary, a presentation and a discuss per day, Conexão Sul can guarantee yourself as a multiplier of decisions and attitudes “. [2]

We can see since the beginning of the creation the desire of Conexão Sul to generate a type of result staved in an exchange process, and a concern – making a parallel with the artistic production – of that forms and content was perceived as unsociable.

The narratives on the meeting, that each year had happened in one of the states, talk about several nuances:

– The passages of constructed and intensified friendships;
– The passage of consolidated artistic partnerships – as the contribution between Mônica Infante and Cínthia Kunifas (both live in Curitiba, but just met each other at the first edition of the event and continue working together until now;
– The quarrels on the name and the subject of each meeting, with e-mails changed during the year evidencing common questions and position to negotiate. It’s worthy to explicit the name that initially was meeting of artists of contemporary dances of South Region, is now meeting of contemporary dance artists of South Region, as resulted of these reflections on what becomes and who makes the meeting;
– The process of the structuration of production; therefore, if at first the hosts housed in their houses and made the transport using theirs own cars, each year small conquests became possible best accommodation, more agility, better conditions for presentations, the invitation of speakers from other states, but also proposing new challenges. In the evaluation of the meeting of Curitiba, the growth of the meeting was evident, with the amount of presentations and overload in the programming diminished the shared reflections and the spaces of discussion, so important to the concept of the event;

In the 2006 edition, back to Porto Alegre, Conexão Sul seemed to gain maturity in reaching most of its objectives. With all the activities concentrated in one only place, performances, discussions, presentations and stories were a great flow between aesthetic and political appreciation and discussion. Instead of lectures, the guests of this year (Marcos Moraes (RJ), Ciane Fernandes (BA), Natacha Melo (UY), Valéria Vicente (PE), Sofia Cavalcante (SP), Isabel Marques (SP) and Paulo Caldas (RJ)) had been invited to a chat lead more by collective agreement than by previously established norms. Thus, to each afternoon, ahead of the manifest desires of the guests and the dynamic from each raised discussion and of the dialogue with the performances that happened, a work form restored itself.

The discussion-subject of the year focused on the relation between the process of work and teaching and the scenic product. Intelligently, all the programming structuralized itself to evidenciate this way. Thus, each day, a workshop was given as a workshop-debate where a mediator, at the end of exercises, opened the dicussion with participants and the audience about proposals in the body and the choreography presented in the previous night. Not in vain and not with superficial form, questions like dramaturgy in dance, what it would be movement excess, memory of the body, the influence of the local dance history, what to research in the body, what speech constructs itself when it articulates the movement constructed in the studio and too much scenic elements, for example, gained forms and contours in the diverse voices over there. The sensation of euphoria and pleasure generated by articulation of questions like those were visible and extended the programming to hotel rooms, meals and bar tables. The understanding of knowledge that is produced by dance artists keeps noted, knowing that bibliography in the area in Brazil is scarce and that socialization of this knowlegde would allow not only the dissemination, but also the deepening. It is so basic as urgent in a perspective of public politicies.

The initial motivation of Conexão Sul reaffirms itself, perhaps pointing that the necessity of articulation and self-reflection between artists is not depleted in a jump of quality in the relations and processes of improvement of the dance production, but jumps and steps always generate new challenges and the necessity of movement.

Notes:

[1] Project of Conexão Sul 2002.

[2] Project of Conexão Sul 2002.