Assista ao curta ‘Keep Dancing’

A bailarina Marge Champion nasceu com o nome de Marge Belcher, em 1919, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Começou a dançar profissionalmente como modelo para a animação Branca de Neve e os Sete Anões dos Estúdios Disney, em 1937. Os movimentos dela foram copiados para dar realismo à personagem de Branca de Neve. Ali conheceu o primeiro marido, o animador Art Babbitt, criador do personagem Pateta. Em 1947, conheceu o segundo marido, o bailarino Gower Champion. O casal participou de filmes musicais, com destaque para títulos como Show Boat (1951), Everything I Have Is Yours (1952), Lovely to Look At (1952), chegaram a ter um programa de televisão, em 1957, The Marge and Gower Champion Show. Depois de 1973, com a separação de Gower, Marge começa a dedicar-se a carreira de professora de dança e de diretora de movimento para séries de TV, como Awakening Land (1978).

Também nascido na Califórnia, o recém-falecido Donald Saddler (1918-2014) começou a estudar dança desde muito cedo. Na adolescência, passava as férias escolares nos estúdios MGM, e chegou a dançar no coro de musicais como O grande Ziegfield (1936), Rosalie (1937) e O mágico de Oz (1939). Desenvolveu uma carreira no balé clássico, sendo integrante do American Ballet Theater. Ingressou no exército e lutou na Segunda Guerra Mundial e, ao voltar, decidiu deixar de lado o balé e dedicar-se aos musicais da Brodway, primeiramente como bailarino, em peças como High Button Shoes (1947) e Dance me a song (1950), e depois como coreógrafo, sendo sua primeira peça nessa função Wonderful Town (1953).

Merge e Donald, apesar de terem se encontrado em outros momentos, tornaram-se amigos em 2001, quando os dois, ela com 80 e ele com 81 foram convidados para estrelar a remontagem de Follies, também na Brodway. Quando a peça acabou, decidiram alugar um estúdio, onde continuaram dançando, coreografando e criando juntos. O curta-metragem Keep dancing, de 2009 mostra um pouco desse trabalho, intercalando imagens e depoimentos dos artistas nesse estúdio, e momentos importantes de suas carreiras. Com realização de Douglas Blair Turnbaugh e Greg Vander Veer, o filme foi disponibilizado online na semana passada, por tempo limitado, e pode ser visto abaixo.

(Em inglês)