Autonomia e Complexidade vai até o fim da semana

Começou no sábado (20/03), em Belém, o encontro Autonomia e Complexidade: Intercâmbios Artístico-Filosóficos. O projeto teve início em 2007 e congrega artistas de Brasil, Espanha, Turquia e Eslovênia em torno de um objetivo comum: dar maior visibilidade ao ensino, criação, pesquisa e documentação de dança contemporânea em países que não são considerados os principais centros de produção.

Esta é a 2ª edição do evento, que está sendo organizado por Paulo Paixão, na Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (UFPA). A abertura foi com a palestra O que é a dança contemporânea: a narrativa de uma impossibilidade, dada por Thereza Rocha (foto). Na manhã desta segunda-feira (22/03), Marcela Levi e a espanhola Ana Buitrago falaram sobre Processos de Criação.

A programação de debates segue na quinta-feira (25/03), às 19h30, com Procedimentos cinematográficos na cena contemporânea, com a pesquisadora espanhola Isabel de Naverán. As discussões se encerram na sexta-feira (26/03), com Panorama da dança contemporânea no País Vasco, também com Isabel.

Além das palestras, de terça até sexta-feira (23 a 26/03), Marcela Levi e Ana Buitrago ministram oficina sobre processos de criação entre 9h e 12h45.