Balé da Cidade estreia duas novas coreografias no Theatro Municipal de São Paulo

Após abrir a temporada 2014 homenageando o aniversário de São Paulo com a estreia de Cantata, o Balé da Cidade, grupo artístico da Fundação Theatro Municipal de São Paulo, volta ao palco do Teatro trazendo duas coreografias inéditas em seu segundo programa. Com influência Latina, os espetáculos trazem o tango argentino e o mambo de Cuba, que são retratados em bandOneón e O Balcão do Amor, respectivamente. A remontagem de Unevem completa o programa, que será apresentado de 3 a 7 de maio.

O Balé se apresenta junto com a Orquestra Sinfônica Municipal (OSM) sob a regência do maestro Victor Hugo Toro e direção artística de Iracity Cardoso. Com coreografia assinada por Cayetano Soto, conhecido por suas coreografias extremamente técnicas, complexas e imprevisíveis, Unevem traz a música de David Lang, que abre o espetáculo com solo do violoncelista Raïf Dantas. A remontagem será da coreografia apresentada dentro da temporada 2013.

Concebida especialmente para o Balé, bandOneóncriação do coreógrafo argentino Luis Arrieta, será a primeira estreia da noite e traz um clássico de um dos maiores nomes do tango argentino: Concerto para Bandoneon, de Astor Piazzolla. “É um trabalho que me impulsiona a desenvolver esta composição, que resgata e faz emergir sensações e gestos fundamentais da minha identidade”, destaca Arrieta. A montagem terá ainda a participação do conceituado bandoneonista argentino Daniel Binelli, um dos maiores instrumentistas do gênero, que atualmente se divide entre Buenos Aires e Nova Iorque.

A segunda estreia do programa fica com O Balcão de Amor, de Itzik Galili, e traz música do cubano que ficou conhecido como O Rei do Mambo, Perez Prado. Após retornar de uma viagem a Cuba, inspirado por esta música atemporal, Galili criou esta peça cheia de energia, um encontro cômico, solto, sexy e cheio de adorável absurdo. Os arranjos para orquestra são de Rodrigo Morte.

Sobre o Balé

Criado em 1968 com o nome Corpo de Baile Municipal, o Balé da Cidade de São Paulo teve como primeiro diretor artístico Johnny Franklin. Em 1974, sob a direção de Antonio Carlos Cardoso, a companhia assumiu o perfil de dança contemporânea e em 1981 seu nome atual. O sucesso internacional começou em 1996, com a participação na Bienal de Dança de Lyon, na França, e desde então suas turnês europeias são aclamadas tanto pela crítica especializada como público.

Foto: Ensaio de bandOneón com Victor Hugo Vila Nova © SYLVIA MASINI  (reprodução Facebook)

Serviço:

Balé da Cidade de São Paulo, Programa II

Uneven de Cayetano Soto
Pausa – 05 min.
bandOneón de Luis Arrieta
Intervalo – 20 min.
O Balcão de Amor de Itzik Galili

Data: 3 a 7 de maio
Horário: 2ª a 4ª feira e sábado, às 20h
Domingo às 18h
Local: Theatro Municipal de São Paulo – Praça Ramos de Azevedo, s/nº
Tel: +5511 3397-0300 / Bilheteria: 3397-0327
Ingressos: R$ 20 a R$ 60 – meia-entrada para estudantes. www.ingressofacil.com.br
Capacidade: 1.500 lugares
Sugestão de faixa etária: acima de 10 anos.
Duração: 100 minutos

Bilheteria do Theatro Municipal:
De segunda a sábado das 10h às 19h.
Domingo das 10h às 17h.
Nos espetáculos à noite, até o início do evento.
Em dias de espetáculos pela manhã, a partir das 9h.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Imprensa do Theatro Municipal
Tel: +5511 3208-5681 (Amanda Sena)