Balé Popular do Recife comemora 30 anos

O Balé Popular do Recife comemora 30 anos com uma série de festejos a partir desta quarta-feira (02/04). Na programação estão a estréia de um novo espetáculo e o lançamento de um CD e de um livro contando a história do grupo.

As Andanças do Divino conta a trajetória de Simão Maranduera, um mestre mamulengueiro que sai do sertão pernambucano rumo ao litoral encenando A Paixão de Cristo com seus bonecos. No palco, o público poderá conferir a saga de Cristo através de autos e folguedos populares do Nordeste, que sempre serviram de matéria-prima para o trabalho do Balé Popular. Ao todo, o espetáculo conta com 40 intérpretes, sendo oito bailarinos-atores convidados, que em alguns momentos também manipulam os bonecos do mamulengo e 32 bailarinos.

Em seus 30 anos de estrada, o Balé evoluiu na criação e no desenvolvimento de uma linguagem brasílica, que mistura a cultura popular a outras vertentes da dança.

Junto com a estréia de As Andanças do Divino, o grupo fará o lançamento do CD homônimo, com a trilha sonora do espetáculo, e do livro Balé Popular do Recife: a Escrita de uma Dança, escrito por Christianne Galdino.

“Decidi reunir os pedacinhos dessa trajetória em um processo que, mais que uma pesquisa cultural ou acadêmica, é um exercício afetivo de partilha de memórias”, conta Christianne, que apresenta uma seqüência cronológica da trajetória do Balé. O texto é dividido nos capítulos Diz-me como danças e te direi quem és; Vocabulário e Caligrafia do Balé Popular do Recife; e Herdeiros e outros derivados.

A festa completa acontecerá na quarta-feira (02/04) no Teatro Santa Isabel (Praça da República s/nº, Recife). Telefone: (81) 3232-3940), às 19h. Entre os dias 3 e 6 de abril, o espetáculo começará às 20h.