Inspirado em Kafka, ‘O processo’ da Cia Carne Agonizante volta em cartaz

Com concepção e direção de Sandro Borelli, a Cia Carne Agonizante volta em cartaz com o espetáculo O Processo, de Franz Kafka, dia 26 de maio no espaço Kasulo, sede da companhia. O espetáculo, de 2003, foi criado e encenado sem nenhum patrocínio. A reestreia deste espetáculo integra as atividades do projeto Carne Agonizante, contemplado pelo Fomento à Dança da Cidade de São Paulo.

Em cena, os performers Alex Merino, Amanda Santos, Everton Ferreira, Laia Mora, Magô Borges, Mainá Santana e Rafael Carrion – que também assina a assistência de direção – ressignificam a partir da corporalidade aspectos da trajetória de Joseph K., protagonista da renomada novela de Kafka.

Joseph K. recebe uma ordem de prisão sem qualquer explicação lógica. Começa aí uma espécie de pesadelo burocrático que o levará à ruina psicológica, moral e física. A justiça o fará passar por audiências, cartórios, salas de espancamento e tribunais, sem que ele nunca saiba de que crime é acusado. No entanto, em nenhum momento são apresentados a ele os autos acusatórios, ficando, assim, impedido de saber o crime que teria cometido. Joseph K. permanecerá titubeante, numa busca por respostas que não virão, e que o levará em direção ao completo autoaniquilamento.

A companhia já desenvolve há tempos uma profunda relação com a literatura, e em especial com a obra de Kafka. O autor já inspirou trabalhos como A metamorfose (2002), Kafka it off (2007), Artista da fome (2008) e Colônia Penal, espetáculo de 2012 que ganhou uma remontagem em 2014. Outro elemento recorrente no histórico da companhia é a teatralidade do movimento e a relação com a dança-teatro.

 

O Processo
De 26 de maio a 26 de junho
Quinta a sábado às 21h e domingo às 19h

Kasulo Espaço de Arte e Cultura
Rua Sousa Lima, 300 – Barra Funda – São Paulo/SP

Entrada Gratuita
Duração: 60 minutos
Classificação: 16 anos