Beth Bastos inaugura abertura do Instituto Miani com performance em São Paulo

Obra modernista assinada pelo arquiteto capixaba Paulo Mendes da Rocha, o Instituto Miani, em São Paulo, terá seus espaços explorados pela bailarina e coreógrafa Beth Bastos, que, em formato de ocupação, apresenta seu projeto Estudo Nº 2. Primeira performance recebida pelo Instituto neste último fim de semana, a interpretação dá continuidade ao projeto SOLO – Estudos sobre a pausa: conexões entre dança e fotografia (Prêmio PROAC/ Concurso de Apoio a Projetos de Produção de Espetáculo Inédito e Temporada de Dança no Estado De São Paulo 2014) e teve seu primeiro estudo apresentado em julho, no Sesc Pinheiros.

Trazendo como essência a imagem, a percepção e a composição, Estudo Nº 2 sempre acontece ao cair da tarde, a fim de aproveitar a luminosidade desse período do dia. Criada por Hernandes de Oliveira, a concepção de luz acompanha a passagem do dia para a noite que, com simplicidade, auxilia o espectador a aproveitar a mudança da iluminação.

São justamente nas sombras, luzes e formas que Beth posiciona o corpo e ocupa os espaços como se fosse parte de uma fotografia. O trabalho também convida o público a resistir ao impulso de fotografar durante a visita para vivenciar experiências de captura sensorial em resistência ao desejo de materializar imagens. Com o fotógrafo Sandro Miano, que assina a concepção visual e fotografia do projeto, Beth trabalhou questões relacionadas à reprodução fotográfica, como a percepção e a memória, enfatizando o mistério da imagem e sua (im)permanência.

“Esse trabalho propõe ao público olhares diversos para a arquitetura, além de propor outras maneiras de lidar com ela. Como entrar ou sair de uma porta deitado? Como descer rolando por uma escada? Como trabalhar novos planos e níveis?”, provoca Bastos. Segundo a artista, Estudo Nº2 também explora a memória afetiva da casa, também incitada musicalmente através de piano tocado por Rodrigo Vasconcelos, que a evoca na música de Chopin (1810 – 1849), tocada pelo artista, idealizador e proprietário da casa, Gaetano Miani.

A performance tem entrada gratuita mediante inscrições através do e-mail solobeth2015@gmail.com e segue em temporada aos sábados e domingos, até o dia 27 de setembro.

Foto: (C) Sandro Miano

 

SERVIÇO

Estudo nº 2, de Beth Bastos

Temporada: sábados e domingos, até 27 de setembro.
Horário: 17h30
Local: Instituto Miani – Rua Marechal Deodoro, 10 – Granja Julieta – SP
Duração: 60 min.
Classificação Etária: Livre.
Capacidade: 30 Lugares (é preciso reservar convite pelo e-mail solobeth2015@gmail.com).
Entrada gratuita.