CCBB Rio recebe trabalhos de seis países diferentes a preços populares

Entre 1º e 12 de junho, a 5ª edição do Cena Brasil Internacional ocupa o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro com teatro, performance, música e dança. Ao todo, o festival recebe 11 companhias – 12 atrações no total -, sendo quatro nacionais e sete internacionais, de cinco países: Argentina, Bulgária, Chile, Espanha e Portugal. Entre as obras nacionais, todas são inéditas no Rio.

A curadoria do Cena Brasil é do produtor teatral Sérgio Saboya e do jornalista, dramaturgo e diretor Luiz Felipe Reis. Para Saboya, o festival reforça o conceito de residência artística presente desde a sua primeira edição. “Os grupos participam de oficinas e workshops, vivenciando o conceito de residência artística durante todo o período”, ressalta o diretor, que destaca a oportunidade que o público tem de conhecer trabalhos inéditos no Brasil.


Dança, fotografia e psicanálise

Rêverie, de Morena Nascimento. (C) Biel Machado.

Entre os trabalhos de dança, destaque para Rêverie, solo da bailarina Morena Nascimento, criado a convite do Festival Pina 40, que celebrou os 40 anos da companhia da coreógrafa Pina Bausch, com quem trabalhou ao longo de três anos como bailarina

O ponto de partida foi uma série de fotomontagens de Grete Stern (1904-1999), criadas para a coluna A psicanálise ajudará você, da revista argentina Idilio.

Grete, fotógrafa alemã naturalizada argentina, procurava interpretar os sonhos que as mulheres relatavam em busca de explicações para suas angústias.

O universo feminino, a sexualidade e a violência

Também da Argentina, vem La Wagner, coreografia criada pelo diretor e coreógrafo Pablo Rotemberg em colaboração com as quatro intérpretes – Ayelén Clavin, Carla Di Grazia, Josefina Gorostiza e Carla Rímola – A música do alemão Richard Wagner foi o ponto de partida para a criação do espetáculo, que denuncia estereótipos e preconceitos relacionados com a feminilidade, violência, sexualidade, erotismo e pornografia.

Ver, ouvir e tocar o som

Instalação C_VIB. (C) Perseu Mandillo.

O espetáculo-concerto C_VIB é uma criação dos artistas Yola Pinto (bailarina) e Simão Costa (músico e compositor), que explora as propriedades físicas do som. Formado por quatro esculturas sonoras batizadas de chão, arcos, flor e permanecer, C_VIB desafia o público a ver, ouvir e tocar o som.

As peças são constituídas por uma base de chão quadrada com 1,80m de lado, formando uma instalação interativa. Durante o festival, a instalação sonora ficará exposta permanentemente no saguão na frente da sala de cinema do CCBB, onde são realizadas as apresentações.

Além das obras, o evento conta com diversos workshops, palestras e espaços de conversa. A programação completa horários e demais informações, podem ser encontradas no site do Cena Brasil Internacional.