Ceará celebra Mês da Dança com intensa programação

As comemorações do Dia Internacional da Dança deste ano seguem a todo vapor por todo o Brasil. No Ceará, uma programação variada foi organizada por artistas, fóruns, associações e instituições e acontece não só na capital, mas nas cidades de Juazeiro do Norte, Itapipoca e Iguatu. Iniciativa dos Fóruns de Dança e Estadual do Ceará, Fórum de Cultura do Grande Bom Jardim e a Associação Prodança Ceará, as ações são promovidas em conjunto com diversos coletivos artísticos de cada cidade.

Até esta sexta-feira, 29, diversos espaços de Fortaleza recebem exibição de filme, aulas abertas, mostras artísticas, roda de conversa, apresentações de dança, videodança e uma plenária com artistas e representantes do Colegiado Setorial e Conselhos Municipal e Estadual. A semana de atividades encerra com uma Danceata e uma intensa programação na Vila das Artes, além de uma apresentação do balé Dom Quixote no Theatro José de Alencar e comemorações do aniversário de  90 anos  do  mestre Hugo Bianchi, entre outras atrações que você pode acompanhar detalhadamente aqui.

Celebração e mobilização

Celebrado todo dia 29 de abril, o Dia Internacional da Dança teve esta data escolhida em 1982 pelo Comitê internacional de Dança da UNESCO em homenagem ao mestre de dança francês Jean Georges Noverre (1727-1810). Configurando-se ao longo dos anos num momento no qual mundialmente convergem ações para afirmar a Dança como área autônoma de conhecimento específico e em torno de ações de reivindicação, no Brasil, inúmeras pautas têm buscado nos últimos anos aprovar leis que consolidem e regularizem o ensino da dança na escola, como também a atuação profissional da área.

Além de promover debates sobre a questão, os fóruns organizadores cobram mais compromisso com a elaboração e a efetivação de políticas públicas para a dança no país (clique aqui para ler a carta manifesto na íntegra).

[Foto: Danceata – uma das ações promovidas em comemoração ao Dia Internacional da Dança.]