Ceará, terra de movimentos | Ceará, land of movements

Corpos e idéias estão em constante movimento no Ceará. Como diria o matuto: aqui tem Dança sim, doutor. Tem uma Bienal Internacional de Dança que, de 21 a 30 de outubro de 2005, está indo para a sua quinta edição e já faz parte do calendário de eventos do Estado, conectando o Ceará com o que está sendo produzido no restante do Brasil e do mundo. Tem um edital exclusivo para a área de Dança, na sua segunda edição, que contempla produção, circulação e pesquisa. E tem mais.

Tem união entre os profissionais que, independente das linhas de trabalho e de atuação, em menos de uma semana, somaram esforços para o abaixo-assinado em protesto à possibilidade do Conselho Federal de Educação Física fiscalizar os profissionais de Dança, que contou com 500 assinaturas do Ceará.

Desde 2000, toda quinta-feira tem espetáculo de dança no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), com espaço aberto para experimentações e formação de platéia, com a realização de debates e conversas entre bailarino, coreógrafo e público uma vez por mês. Se não for o único, talvez seja um dos poucos estados que tem representantes especificamente de Dança nos governos estadual, há dois anos e meio, e municipal, há apenas quatro meses.

Portanto, o Ceará pulsa e movimenta corpos e idéias, como diz Ernesto Gadelha, coordenador do Núcleo de Dança do CDMAC, que pertence à Secretaria de Cultura do Estado (Secult). E todas essas conquistas foram obtidas mais especificamente como conseqüência da primeira edição da Bienal Internacional de Dança, em 1997, criada por David Linhares, e que surgiu da necessidade de estabelecer uma política para a Dança, num momento em que o Governo do Estado estava encerrando uma gestão, depois de ter apostado todas a fichas no setor de audiovisual.

Mesmo não sendo uma referência, na época, em termos de programação, a iniciativa deflagrou uma série de conquistas que estão sendo vivenciadas no Ceará. Uma das conseqüências imediatas foi a criação da Comissão de Dança que, pela primeira vez, aproximou bailarinos, coreógrafos, grupos independentes e donos de academias particulares para discutir mais do que o valor da hora/aula paga aos professores e a mensalidade dos alunos.

Ali, a Dança no Ceará ganhou visibilidade e fez com que, ainda hoje, as diferentes instâncias sejam capazes de se unir em prol de objetivos que estão além de seus interesses particulares, a exemplo do abaixo-assinado realizado na semana que antecedeu o Dia D da Dança, comemorado em 29 de abril, como destaca Rosa Primo, coordenadora da ÿrea de Dança da Fundação de Cultura e Turismo (Funcet), da Prefeitura de Fortaleza.

Entre os palcos e a sala de aula, os profissionais continuam se reunindo com o objetivo de formular políticas públicas para o setor, principalmente aquelas capazes de sobreviver aos governos. Destes encontros, foram dados os primeiros passos para ver a Dança assumir um posto de destaque frente às outras artes.

Uma das propostas mais ousadas foi a criação do Colégio de Dança, sob a direção do bailarino Flávio Sampaio e com apoio da Fundação Nacional de Arte (Funarte), na gestão de Alfredo Moreira.
O primeiro curso, que surgiu de uma demanda da classe beneficiada, significou uma alternativa de formação profissional frente às academias particulares. As aulas começaram em 1999 e aconteceram durante quatro anos, quando o Colégio foi suspenso, no final de 2003.

Além de democratizar o acesso à formação artística, o Colégio teve como diretriz capacitar os profissionais para se tornarem cidadãos da Dança, capazes de se sentir responsáveis pela criação de possibilidades, como define Ernesto Gadelha. Os efeitos continuam repercutindo, porque os bailarinos não param de sonhar. Da Comissão passaram a se reunir como Fórum de Dança do Ceará que, hoje, contribui para direcionar as políticas que estão sendo delineadas em nível estadual e municipal.

Em nível municipal, foram mais de 16 anos com uma gestão cultural ausente de políticas que não fossem a de balcão e amizades pessoais. A partir deste ano, Fortaleza terá iniciativas como o Arrodeia. A assessora da Funcet, Andréa Bardawil, adianta que é um projeto-piloto que, a partir de julho, levará apresentações artísticas, incluindo a Dança, para bairros da periferia. O objetivo é ampliar o raio de abrangência das artes, despertando o interesse dos artistas que estão fora do eixo central da cidade para que também façam parte da elaboração de políticas públicas.

Fortaleza acaba de assinar um protocolo de intenções junto ao Sistema Nacional de Cultura. O Ceará também está marcando presença na Câmara Setorial de Dança, como um dos dez primeiros estados a garantir assento na elaboração de políticas nacionais. Quem ganha com todo esse movimento? O público, que está tendo acesso a uma produção artística diversificada e consequente, responde Ernesto Gadelha.

Para o futuro, os próximos passos são: a volta de um núcleo de formação profissional com acesso democrático, semelhante a um conservatório, ampliar o recurso do Edital de Dança para torná-lo mais abrangente, ter um programa de apoio às companhias, disponibilizar uma infra-estrutura com salas para ensaios dos grupos independentes, criar um acervo de pesquisa e memória, descentralizar as ações de fomento, chegando às cidades do interior que já possuem demandas identificadas.

Não há limites para a elasticidade de propostas e realizações para este estado brasileiro que está distante cerca de três mil quilômetros do eixo Rio – São Paulo, mas que, pelo exposto, está mais do que em sintonia com o momento da Dança no Brasil e no mundo.

Thaís Gonçalves* – jornalista formada pela PUCCAMP e graduada em Dança pela UNICAMP, morando há sete anos em Fortaleza (Ceará). Translation by Sarah Hyde from CCAPS

Bodies and ideas are in constant movement in the Brazilian state of Ceará. As the country hick would say: Yes, there is dance here indeed, sir. There is an International Dance Biennial that, from October 21-30, 2005, will be entering its fifth edition and which is already a part of the state’s event calendar. It connects Ceará with everything that is being produced in the rest of Brazil and the world. There is an exclusive bill for the area of Dance, already in its second edition, that includes production, circulation and research. And there is more.

There is a union between professionals that, independent of the lines of work and action, joined forces to create a petition in less than a week in protest of the proposal by the Federal Physical Education Council to begin the fiscalization of dance professionals. The petition contained 500 signatures from individuals in Ceará.

Since 2000, there has been a dance performance every Thursday at Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), with an open space for experimentations and stage performances as well as debates and discussions between dancers, choreographers and the public once a month. It is one of the few states, if not the only one, that has specific representatives for dance at the state government level (for the past two and a half years) and at the municipal government level (for the past four months only).

Therefore, Ceará pulsates and moves bodies and ideas, according to Ernesto Gadelha, CDMAC Dance Center Coordinator. The center pertains to the Ceará State Department of Culture (Secult). And all of these achievements were possible more specifically as a consequence of the first edition of the 1997 International Dance Biennial created by David Linhares, which originated from the need to establish a policy for dance at a moment in which the state government was changing hands after having made heavy investments in the audiovisual sector.

Even though it is not a reference, the initiative led to a series of achievements at that time and in terms of programming that are currently being felt in Ceará. One of the immediate consequences was the creation of the Dance Commission that, for the first time in history, brought dancers, choreographers, independent groups and dance academy owners together to discuss more than the hourly wage paid to dance teachers and student fees.

There, dance in Ceará gained visibility and the different instances united in support of objectives that extended beyond particular interests. An example of this is the petition that was distributed the week before Dance D Day, celebrated on April 29, as pointed out by Rosa Primo, coordinator of the Area of Dance for the Fortaleza City Government Culture and Tourism Foundation (Funcet).

Between the stages and the classroom, the professionals continue to hold meetings with the objective of formulating public policies for the sector, primarily those capable of surviving the different governments. These meetings resulted in the first steps to see dance assume a distinguished place among other arts.

One of the boldest proposals was the creation of the Dance School, under the direction of dancer Flávio Sampaio and with the support of the National Art Foundation (Funarte), which is managed by Alfredo Moreira. The first course, which emerged from a demand by the benefited class, meant a professional training alternative to the private dance academies. The classes began in 1999 and took place for four years until the school was closed at the end of 2003.

In addition to democratizing access to artistic training, one of the school’s principles was to train professionals to become dance citizens capable of feeling responsible for the creation of possibilities, as defined by Ernesto Gadelha. The effects continue reverberating because the dancers do not stop dreaming. From a commission, the group began to gather as the Ceará Dance Forum, which today contributes to directing policies that are designed at the state and municipal level.

At the municipal level, it had been more than 16 years since there was any cultural management of policies besides those passed as a favor or due to personal friendships. Beginning this year, Fortaleza will have initiatives such as Arrodeia. Public relations officer of Funcet, Andréa Bardawil, states that it is a pilot project that, beginning in July, will bring artistic presentations, including dance, to the neighborhoods on the outskirts of the city. The idea is to increase the scope of arts, awaking the interest of the artists that are outside the central axis of the city so that they can also participate in the elaboration of public policies.

Fortaleza recently signed a protocol of intentions with the Brazilian National Culture System. Ceará is also marking its presence at the Sectoral Dance Chamber as one of the 10 first states to guarantee a seat in the elaboration of national policies. Who wins with all of this movement? The public, which has access to the diversified and consequent artistic production, says Ernesto Gadelha.

The next steps for the future are: the return of a professional training center with democratic access, similar to the conservatory, the increase of the Dance Bill resource to make it more encompassing, a support program for dance companies, an available infrastructure with rooms for independent group rehearsals, creation of a research and memory archive and the decentralization of development actions so these can reach the cities in the inland region that already have identified demands.

There are no limits for the elasticity of proposals and achievements for this Brazilian state that is located some 3,000 kilometers from the Rio-São Paulo axis, but which, exposed, is more than in harmony with the dance moment in Brazil and the world.

Thaís Gonçalves* – a journalist with a degree from the Pontifical Catholic University of Campinas (PUCCAMP) and a second degree in Dance from the University of Campinas (UNICAMP). She has lived in the city of Fortaleza (Ceará) for the past seven years.