Cia Claudia de Souza apresenta mostra de repertório em São Paulo

Nesta quinta (7), a Cia Danças Cláudia de Souza dá início as apresentações de dois espetáculos de sua trajetória: Roda de pólvora e Crítica genética. A programação faz parte do projeto Mostra de repertório, que comemora os 20 anos de existência da companhia, e acontece no espaço Kasulo, na Barra Funda, em São Paulo.

A companhia vem ao longo deste tempo transitando por diversas técnicas e disciplinas do corpo, tendo como ponto de partida as tradições clássica e moderna, que aos poucos foram sendo ressignificadas em um contato com a cultura popular, que se deu inicialmente por meio da capoeira. Gradativamente, o trabalho se voltou a questões sobre a memória corporal do povo brasileiro, como ele sente, se move, se relaciona e como dança. Com isso, outras abordagens artísticas e teóricas foram se integrando aos seus processos criativos, como o teatro, as artes visuais, a filosofia e a sociologia.

Resultado da pesquisa sobre o samba, desenvolvida desde 2009, Roda de Pólvora mergulha no ambiente de sensações e experiências dos rituais das religiões afrobrasileiras. Veste-se de um tecido coreográfico que foi criado e compartilhado entre direção e intérpretes, estabelecendo um ritual que percorre todo o espetáculo.

Crítica Genética, de 2010, trata dos registros que um artista realiza ao longo da construção de sua obra e reflete sobre o corpo como um documento que congrega em si uma história genética e cultural. O espetáculo faz uma reflexão sobre as escolhas, caminhos, atalhos e recuos do processo criativo do bailarino e intérprete e sobre o processo criativo da coreógrafa.

 

Mostra de Repertório – Danças 20 anos
Cia. Danças Claudia de Souza

Roda de Pólvora
De 7 a 10 de julho
De quinta a sábado, ás 21h, e domingo, às 19h
Classificação: livre

Crítica Genética
De 14 a 17 de julho
De quinta a sábado, ás 21h, e domingo, às 19h
Classificação: livre

Kasulo Espaço de Arte e Cultura
Rua Sousa Lima, 300 – Barra Funda – SP

Tel.: 11 3666 7238

 

[Foto: Espetáculo Roda de pólvora (C) Noélia Narjera.}