Cia Fragmento de Dança revisita trabalho para explorar a fragilidade e potência do feminino

Questões relacionadas ao universo feminino, às discussões de gênero e aos paradoxos que constituem a existência humana são os dispositivos que acionam o espetáculo Corpos Frágeis, da Cia Fragmento de Dança. Revisitado, o trabalho de 2010 sintetiza questões e traz em seu bojo uma relevante discussão sobre gênero, em linha com as inquietações existenciais da sociedade atual.

A obra teve como ponto de partida o livro Corpos Frágeis, Mulheres Poderosas (Ediouro, 2003), das autoras argentinas Maria Martoccia e Javiera Gutierrez, que retrata a vida e obra de nove talentosas mulheres – entre elas Frida Khalo, Virginia Wolf e Billie Holiday – que buscaram, da fragilidade de seus próprios corpos, uma força incomum para superarem suas existências tortuosas e deixar, cada uma a seu modo, uma obra transcendente.

Para além da inegável importância que a obra dessas mulheres trouxe para a humanidade, o que moveu a companhia para revisitar a peça foram as questões em comum que suscitaram de suas experiências. “O trabalho artístico não busca elevá-las, destacando uma ou outra perante o mundo, como mártires de dor. Interessa-nos a reflexão que provocam sobre as contradições em que está imersa a nossa própria existência; suas vidas e obras estão diluídas no trabalho, sem referenciá-las como personagens”, observa Vanessa Macedo, diretora da companhia paulistana fundada há 12 anos.

Corpos Frágeis segue em temporada até 27 de setembro, em sessões gratuitas de sexta a domingo, no Kasulo Espaço de Cultura e Arte, em São Paulo, e integra projeto contemplado pela 16ª edição do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.

Foto: CORPOS FRÁGEIS, Cia Fragmento de Dança (C) Léo Lin

 

SERVIÇO

Cia Fragmento de Dança apresentaCorpos Frágeis

Temporada: Até 27 de setembro
Horário: sextas e sábados, às 21h e domingos, às 19h.
Local: Kasulo Espaço de Cultura e Arte (Rua Sousa Lima, 300 – Barra Funda – São Paulo)
Duração: 50 min.
Classificação etária: 14 anos.
Capacidade: 30 lugares.
Entrada gratuita. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes do espetáculo. Também podem ser feitas reservas pelo e-mail producaociafragmento@gmail.com