Cia. Mário Nascimento estreia novo espetáculo no CCBB Belo Horizonte

Zhu (?), novo espetáculo da Cia. Mário Nascimento, que conta com nove bailarinos em cena e trilha sonora original ao vivo estreia nesta quinta-feira, 14, em Belo Horizonte. Em curtíssima temporada no Centro Cultural banco do Brasil (CCBB), o espetáculo fica em cartaz até 17 de maio.

Completando dezessete anos em 2015, o percurso do coreógrafo e bailarino Mário Nascimento à frente da companhia que leva seu nome traz em sua longa trajetória a marca da resistência, como define “da resistência dos corpos e de desafiar seus limites… resistência também no sentido de sobreviver de arte, de resistir com suavidade.” Zhu (?), que em chinês significa “bambu”, foi escolhido para dar nome à obra por ser signo não só de resistência, mas de constante movimento, suavidade e maleabilidade frente aos percalços, que não são e nem foram poucos, pois a companhia passou um ano sem apoio e para este novo espetáculo conta com o patrocínio da Boticário.

Depois das últimas alterações de elenco na companhia (que hoje conta com profissionais de 19 até 49 anos de idade), Mário trabalha atualmente com nove artistas, todos com idades, formações e composições físicas diferentes, mas identificados com este que é um dos grupos de dança mais respeitados do país. “Acho fascinante trabalhar com novos bailarinos: essas trocas que acontecem no grupo são intensas e exijo mesmo muito deles porque a dedicação tem que ser mental e corporal. Sei que não é fácil.”

Criada em São Paulo em 1998 em parceria com o multi-instrumentista Fábio Cardia, que executa a trilha sonora do novo trabalho ao vivo no palco, a Cia. estreou seu primeiro espetáculo, Escapada, no Centro Cultural São Paulo (CCSP) no contexto do projeto Brasil/Portugal – 500 Anos do Descobrimento, a convite do curador Marcos Bragato. Pelo êxito da peça, Nascimento ganhou da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) o prêmio de melhor coreógrafo daquele ano. Trabalhando uma linguagem bastante específica, suas obras incorporam recursos das artes cênicas, poesia, música, canto e voz, e também da dança de rua; do teatro físico e das artes marciais, sustentada pelas conexões entre música e dança.

Foto: © Ed Félix

Serviço:

Zhu, com a Cia. Mário Nascimento

De 14 a 17 de maio de 2015
Horário: Quinta a domingo, às 20h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – Belo Horizonte/MG – Praça da Liberdade, 1-127 – Savassi
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada)
Classificação Livre