Coleção revela produção da dança no Rio Grande do Sul

Escritos da Dança traz 28 artigos inéditos sobre a construção histórica da dança na capital gaúcha

Buscando suprir uma lacuna da área editorial relativa ao segmento da dança na cidade, Escritos da Dança, projeto editorial da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre (RS) através do Centro Municipal de Dança, traz um panorama da história da dança na segunda maior cidade da região sul. Os textos destacam a produção em dança da capital nos seus aspectos históricos, sociais, poéticos, políticos ou pedagógicos, além de processos criativos de pesquisa e de composição, histórico de grupos e cias, procedimentos metodológicos do ensino e formação em dança e apreciação de obras coreográficas.

Com volume organizado por Airton Tomazzoni, Monica Dantas e Wagner Ferraz, na obra, 28 textos de 32 autores trazem artigos, relatos de experiência, pesquisas e narrativas poéticas, abrindo espaço também para textos fora do formato acadêmico. O lançamento foi na última sexta, 29,

“A coleção  Escritos da Dança surgiu com o objetivo de abrir espaço para produção textual de dança de Porto Alegre. Por isso ao abrirmos a seleção optamos por não exigir formato de artigo acadêmico, mas aceitando outros formatos também como relatos de experiências, dossiês artísticos, entrevistas. Dessa forma conseguimos ampliar o universo de autores e autoras, abrangendo temáticas e focos que ficariam de fora da obra e que não encontram acolhida na maioria das publicações, majoritariamente com perfil acadêmico”, explica Tomazzoni.

A obra reúne ainda relatos de experiências e estudos sobre processos criativos de grupos como Terpsí Teatro de Dança, da coreógrafa Luciana Paludo e do Grupo Experimental de Dança da Cidade. O contexto da dança do ventre e dança flamenca na capital também aparecem na obra, que contempla ainda aspectos como a dança para mulher com câncer, desenvolvido pelo projeto Oncodance. Além disso, as iniciativas de inclusão da dança na rede municipal de ensino são descritos pelas professoras Ângela Tonon e Andrea Azambuja e centros culturais e bibliotecas interessadas podem retirar gratuitamente a obra.

[Foto: Airton Tomazzoni, um dos organizadores da coleção.]