Com fortes discussões políticas, 3ª MITsp mistura teatro, dança, música, performance e crítica

A MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo tem programada sua terceira edição para o período de 4 a 13 de março de 2016 na cidade de São Paulo. Serão 10 espetáculos de países como França, Polônia, África do Sul, Grécia, Bélgica, Congo, Alemanha e Brasil, que acontecerão em vários espaços da cidade. As identidades locais, a relação entre indivíduo e coletividade, a imigração, o multiculturalismo, os direitos humanos, são questões que atravessam as obras escolhidas.

Além dos espetáculos, a Mostra dedica uma grande parte de sua programação às atividades de crítica e reflexão. Conversas com os artistas sobre os processos de criação, lançamento de livros, mesas de discussão, críticas sobre cada um dos trabalhos desenvolvidas por pensadores convidados. Um dos destaques entre essas atividades é o evento Crítica Performativa, em que os críticos convidados Ruy Filho e Ana Carolina Marinho e a artista visual Patrícia Cividanes, que fará intervenções gráficas durante o processo, dedicam-se durante oito horas a pensar sobre a obra Ça Ira, de Joel Pommerat. Durante esse tempo, o público pode intervir, sugerir e transformar essa ação crítica e artística.

Na área da dança, a Mostra traz Faustin Linyekula, do Studios Kabako, com a coreografia A Carga (Le Cargo) do Congo, que perpassa histórias do Congo, da República Democrática do Congo, do ex-Zaire e do ex-Congo Belga. Fala de corpos e destinos violentados e abusados – irremediavelmente marcados pelo curso da história. Nesta primeira performance solo de sua carreira internacional, ele aproxima o público da realidade distante de sua terra natal, misturando dança, canções, música e contação de histórias e colocando em cena a sua história pessoal, seu retorno para casa depois de muitos anos na Europa, e sua relação com a arte.

Acompanhe a programação completa no site da Mostra.

[Foto: ‘Le Cargo’, de Faustin Linyekula. Imagem de Agathe Poupenay.]