Começa hoje a Mostra Internacional Horizontes Urbanos, em Minas Gerais

Começa hoje (22/06), em Belo Horizonte, a Mostra Internacional Horizontes Urbanos. Com apresentações de dança, intervenções e oficinas, o evento pretende criar no público uma nova percepção da paisagem urbana.

Até domingo (28/06), artistas e companhias de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba e Espanha vão circular pela capital mineira mostrando trabalhos criados especialmente para interagir com o espaço público. A abertura da mostra acontecerá, oficialmente, na quarta-feira, às 11h, com um cortejo liderado grupo Tambor Mineiro e Maurício Tizumba com a participação de cinco bailarinos: Fábio Dornas, Sérgio Penna, Lívia Espírito Santo, Raquel Píres, Lourenço Marques. Eles sairão da Prefeitura (Avenida Afonso Pena) e seguirão até a Praça da Rodoviária. A programação terá ainda Vagabundagem Dance Uncia (BH), Focus Cia. de Dança (RJ), Membros Cia. de Dança (Macaé, RJ), Ricardo Marinelli (PR), Dança Jovem (BH) e Asier Zabaleta (Espanha, na foto).

Além das apresentações e intervenções, de hoje a quarta-feira, o coreógrafo Paulo Emílio, da Membros Cia. de Dança, dará o workshop de dança de rua O Anarquitetônico. As aulas teóricas acontecerão no Palácio das Artes, e as aulas práticas serão nas ruas. E na sexta-feira, haverá mostra de videodanças, entre 18h30 e 22h, no Viaduto Santa Tereza.

A mostra Horizontes Urbanos faz parte do circuito internacional Ciudades que danzan, com sede em Barcelona, e que inclui festivais que exploram a relação entre dança e espaços urbanos em várias cidades do mundo. A direção é de Wagner Tameirão, Jacqueline de Castro e Marise Dinis. Informações sobre a programação e inscrições para o workshop podem ser feitas pelo email horizontesurbanos@uol.com.br ou pelo telefone (31) 3222-1438.