Como atiçar a brasa | How to stir up the fire

A primeira vez que ouvi Eduardo Kac falar de seu biobot, contando sobre como o robô era movimentado pela multiplicação e movimentação de organismos vivos, imediatamente pensei no funcionamento do Canal Contemporâneo, relacionando sua atuação à multiplicação e à movimentação dos indivíduos conectados à rede, mas pensei também no nosso próprio funcionamento como indivíduos, a partir das infinitas conexões que o nosso código genético faz com outros organismos vivos.

O Oitavo Dia (1) nos coloca diante da condição transgênica do ser humano, do fato do Projeto Genoma Humano ter demonstrado que carregamos DNA descendente de vírus em nosso código genético, e “sugere que as noções “românticas” do que é natural têm de ser questionadas…”

O que mais me interessa no conhecimento do Genoma Humano é o fato dele nos evidenciar uma ampla descendência e, a partir dela, podermos entrar em contato com o fato de sermos feitos de pedaços. Pedaços esses que nos estruturam e que nos conectam ao exterior e ao coletivo. É a percepção inédita do coletivo em nosso interior, mesclada à vivência de rede das novas tecnologias, que nos possibilitam vislumbrar novas relações entre a individualidade e a coletividade na condição humana.

Proposta de um trabalho de mídia tática

Como um jornalista vai conseguir dar continuidade a uma matéria e convencer o seu editor da importância da mesma, se o jornal não recebe um único comentário a respeito?

Tenho ouvido de jornalistas e críticos de várias áreas que o nosso silêncio nos jornais é determinante para a falta de espaço que encontramos na mídia. Que ao nos calarmos diante das matérias realizadas e da falta das mesmas, apenas contribuímos para a idéia de que somos um assunto sem importância para o público.

A questão que se coloca é a seguinte: se nós mesmos somos o nosso público número um, por que não atuamos como tal?

Por que não cobramos dos Cadernos de Cultura dos jornais de nossas cidades que cubram certos eventos? Por que não comentamos as boas matérias? Por que não pedimos continuidade no desenvolvimento de algumas delas? Por que não reclamamos de certas matérias maldosas e pouco embasadas? Por que não criticamos a postura pouco responsável de alguns jornalistas?

A resposta, que mais tenho ouvido, se baseia sempre na idéia de não termos consciência de classe e de não sabermos atuar em nome da coletividade. Será? Tanto classe, como coletivo são conjuntos. Melhor então começarmos da base, olhando para os elementos que os formam.

Quando cada um de nós se cala diante do jornal e evita qualquer interação com o veículo de comunicação, estamos sendo indivíduos apáticos. Mesmo estando indignados, não somos capazes de reagir. Se formos um conjunto de indivíduos abatidos, que espécie de coletivo isso forma?

Se começarmos individualmente a reagir, em diversas cidades, isso pode provocar uma reação em cadeia que nos leve a uma soma de elementos atuantes. Elementos atuantes é igual a um conjunto atuante? Um conjunto atuante pode levar a uma formação de classe e de coletivo? Só saberemos as respostas, começando a partir da atuação de cada um.

A brasa está aí para ser atiçada. Abana daqui, sopra de lá, aos poucos, com delicadeza e perseverança, podemos fazer dessa brasa um foguinho. Individualmente, ou em pequenos grupos, podemos traçar estratégias que tenham como objetivo aumentar a nossa visibilidade nos jornais. É importante lembrar que o aumento de visibilidade gera aumento de público, que por sua vez pode ampliar o mercado e a circulação de recursos. Estamos acostumados a achar que esses fatores, tão cruciais para o desenvolvimento da produção artística, estão estagnados, num beco sem saída. (Será que existe alguma ligação entre a nossa estagnação de mercado e a nossa apatia política?)

Como atiçar a brasa?

1 – Escreva um emeio para o editor do Caderno de Cultura do seu jornal fazendo comentários sobre matérias publicadas e/ou a falta delas, com cópia oculta para canal@canalcontemporaneo.art.br ou redacao@idanca.net.

2 – Se tiver sido sobre uma matéria, envie a mesma para o Canal Contemporâneo ou o idanca.net, juntamente com a data e o nome do jornal em que foi publicada.

3 – O emeio e a matéria serão publicados no Blog do Canal Contemporâneo e no novo blog que o idanca.net lança em breve.

4 – Essas publicações no blog terão chamadas periódicas nos e-nformes do Canal Contemporâneo e do idanca.net.

5 – Caso receba alguma resposta do editor e quiser publicá-la, coloque-a como comentário no Blog.

Esse texto está publicado no Blog do Canal Contemporâneo e aguarda receber contribuições para o desenvolvimento desse trabalho.

(1) O Oitavo Dia, texto sobre a obra de mesmo nome de Eduardo Kac publicado no livro Redes Sensoriais: arte, ciência, tecnologia; organização de Kátia Maciel e André Parente, Rio de Janeiro, Contra Capa Livraria, 2003.

*Patricia Canetti é artista e criadora do Canal Contemporâneo.
Translation by Sarah Hyde, Ccaps Translation and Localization.

The first time that I heard Eduardo Kac speaking about his biobot, describing how the robot moved by means of the multiplication and movement of live organisms, I immediately thought about Canal Contemporâneo (Contemporary Channel), a site located at www.canalconteporaneo.art.br. In the site, the robot’s activities are related to the multiplication and movement of the individuals connected to the network. It also made me think about how we work as individuals through the infinite connections that our genetic code makes with other living organisms.

“O Oitavo Dia” (1) brings us before the transgenic condition of the human being, after the Human Genome Project demonstrated that we carry virus DNA in our genetic code, and “suggests that the ‘romantic’ notions that this is natural must be questioned…

What interests me most about the Human Genome Project is the fact that is demonstrates an ample descendence, and from this descendence we are able to understand that we are made of pieces that structure us and connect us to the exterior and the collective. It is the unprecedented perception of the collective in our inner nature combined with the experience we have with the network of new technologies that allows us to glimpse new relationships between individuality and collectivity in the human condition.

Proposal of a tactic media project

How can a journalist give continuity to a story and convince his/her editor of its importance if the newspaper does not receive a single related comment?

I have heard journalists and critics of various areas say that it is our silence in newspapers that is the cause of the lack of space related to arts found in today’s media. That in the very act of our silence in relation to the stories written and even the lack of such stories, we contribute the idea that we are a subject that lacks importance for the public.

The issue at hand is the following: if we ourselves are our own number one public, why don’t we play the part?

Why don’t we mobilize to encourage the Cultural Sections of the newspapers in our cities to cover certain events? Why don’t we comment on the good stories? Why don’t we request the continued development of such stories? Why don’t we complain about certain malicious and unfounded stories and why don’t we criticize the poor posture of some journalists?

The answer that I have most often heard is usually based on the idea that we do not have a class conscience and that we do not know how to act in the name of collectivity. Could this be it? Both class and the collective are groups. Therefore, it is better if we begin with the foundation, examining the elements that form it.

When each one of us remains silent, even with a newspaper that avoids any interaction with the means of communication, we are being apathetic individuals. Although we are indignant, we are incapable of reacting. If we were a group of downcast individuals, then what kind of collective species does this make us?

If we begin to individually react in diverse cities, we can provoke a chain reaction that brings us to a sum of active elements. Are active elements equal to an active group? Can an active group lead to the formation of class and a collective group? We will only know the answers after each one of us begins to react.

The coal is there to be stoked. Fan it a little on this side, blow it on that side, little by little, delicately and with perseverance. In this way, we can turn the coal into a small fire. Individually, or in small groups, we can create strategies that aim at increasing our visibility in the newspapers. It is important to remember that an increased visibility leads to an increased public, which in turn can expand the market and the circulation of resources. We are used to thinking that these factors, so crucial for the development of the artistic product, are stagnant – stuck at a dead end with no way out (Could there be a connection between our market stagnation and our political apathy?).

How do we stoke the embers?

1 – Write an e-mail for the editor of the Culture and Arts Section of your local newspaper commenting on published materials and/or lack thereof, copying canal@canalcontemporaneo.art.br or redacao@idanca.net.

2 – If you see a relevant material, send it to Canal Contemporâneo or to www.idanca.net together with the date and the name of the newspaper where the material appeared.

3 – The e-mail and the story will be published in the Canal Contemporâneo blog and in the new blog that www.idanca.net will be launching briefly.

4 – The publications in the blog will have periodic headlines published at the Canal Contemporâneo and at www.idanca.net.

5 – If you receive a response from the editor and wish to publish it, please place it as an entry in the Blog.

This text is published in the Canal Contemporâneo blog, which awaits contributions for the development of this project.

(1) O Oitavo Dia (“The Eighth Day”) is a text about the work that carries the same name by Eduardo Kac. It was published in the book Redes Sensoriais: Arte, Ciência, Tecnologia; organization by Kátia Maciel and André Parente, Rio de Janeiro, Contra Capa Livraria, 2003.

*Patricia Canetti is an artist and founder of the Canal Contemporâneo.