Como intervir? | How to intervene?

Brasília é uma cidade brasileira com trajetória peculiar. Uma cidade que foi idealizada para ser a capital do Brasil, com um planejamento prévio, se diferenciando de outros centros urbanos do país que cresceram indiscriminadamente, sem um projeto urbanístico definido.
A singularidade arquitetônica e organizacional de Brasília é um dos aspectos interessantes na realização da primeira edição de Marco Zero – Festival Internacional de Dança e Paisagem Urbana. O evento, que ocorreu em setembro, teve como objetivo realizar intervenções cênicas nos espaços de Brasília, discutindo a integração entre a dança e a cidade. O Festival é associado à rede internacional de festivais Cidades que Dançam, e foi dividido em três iniciativas: a oficina Redescobrindo o Olhar, com o bailarino uruguaio Martin Ithamoussú; as intervenções coreográficas realizadas na Torre de TV; e o workshop de dança contemporânea com o israelense Niv Sheinfeld.

Programação

A oficina Redescobrindo o Olhar foi uma espécie de preparação para as intervenções urbanas. Durante uma semana, Martin Ithamoussú promoveu exercícios com os artistas que integraram o projeto, no próprio espaço onde seriam realizadas as intervenções, na Torre de TV. Os exercícios propostos por Martin visavam aguçar a percepção espacial do intérprete e sua relação com o público. Além disso, uma composição coreográfica com todos os participantes foi apresentada como resultado da oficina.

A Torre de TV foi o local escolhido como paisagem para as intervenções de dança. As apresentações aconteceram simultaneamente em um único dia (2 de setembro), ao longo da tarde (entre 15h e 18h), reunindo dez artistas brasilienses: Shirley Farias, Fabiana Garcez, Livia Frazão, Lina Frazão, Eduardo Amorim , Alisson Araújo, Edi Oliveira, Alessandro Brandão, Luciana Lara, Carolina Carret. Houve ainda a apresentação Il faut trouver chaussure à son pied, coreografia de Maria Waleska von Helden, interpretada por Fabiane Severo; e do Sistema Interativo a Abierto com Martin Ithamoussu e o convidado Kleber Damaso.

Brasília e seu corpo

Dois pontos se fazem interessante discutir, a partir da realização do Festival: o local escolhido para as intervenções e como se deu a relação da dança com esse espaço. É importante ressaltar que Juscelino Kubischeck, em seu governo, tinha como meta estimular a indústria automobilística brasileira. Tendo isso em mente, percebemos porque Brasília foi construída com grandes avenidas (Eixos), onde o uso do carro se faz imprescindível, e a circulação de pessoas é complicada.

A organização de Brasília parece se encaixar no princípio de cidade moderna ao qual se refere Richard Sennett no capítulo III do livro Carne e Pedra [1]. “…cidades entregues às exigências do tráfego e ao movimento acelerado de pessoas, cidades cheias de espaços neutros, cidades que sucumbiram a força maior da circulação”. Sennett ressalta como a valorização da “livre locomoção” ajuda a “dessensibilizar o corpo”. A capital federal parece potencializar essa sensação de individualismo, pela falta de pessoas transitando em seus espaços, principalmente em seu centro, na chamada escala monumental. Uma paisagem constituída principalmente por carros e edificações arquitetônicamente exuberantes.

A Torre de TV é um dos poucos monumentos da cidade que quebra com a paisagem desabitada da cidade (e um dos poucos que foi idealizado por Lúcio Costa e não por Niemeyer).

Apesar de ter sido construído com uma finalidade funcional, a de captar e transmitir ondas de rádio e TV, outras funções foram agregadas a este monumento, que a fizeram um ponto freqüente de circulação de pessoas. Em sua estrutura, a Torre comporta um mirante, de onde se pode visualizar todo o Plano Piloto de Brasília, e o Museu Nacional de Gemas, por isso se firmou como um ponto turístico da cidade. O local abriga ainda uma feira de artesanato em sua base, que reúne cerca de 500 barracas.

Intervenções

A escolha deste local para promover intervenções em dança revela o aspecto interativo do projeto, que propõe um contato mais estreito com o público, considerando a quantidade de pessoas circulando no local (cerca de 40 mil em dia de feira). A Torre de TV propôs mais opções ao interprete, que pôde promover uma maior interação com o público, ou escolher uma intervenção relacionada esteticamente com a arquitetura do local.

Algumas intervenções apresentadas, entretanto, poderiam ter sido realizadas em qualquer cidade do Brasil, sem nenhuma relação estreita com o espaço ocupado. Faltou, portanto, um olhar mais apurado para o contexto de Brasília e como o corpo se comporta dentro dele.
A organização do festival optou por uma programação simultânea, onde os artistas realizavam intervenções em locais diferentes da Torre. Se por um lado essa escolha limitou a experiência do espectador, que teve que selecionar (de forma bem aleatória) o que queria assistir, por outro lado surpreendeu o público leigo, que se viu cercado de propostas artísticas, por onde circulasse. A principio essa decisão pareceu confusa como proposta de programação, mas no fim se mostrou interessante como forma de intervir na dinâmica urbana do local.

Festival

A realização de um projeto de intervenção artística no espaço de Brasília agrega um manancial de possibilidades, tendo em vista a riqueza arquitetônica da cidade. O Festival Marco Zero optou por começar pequeno, com intervenções concentradas em um único local e com iniciativas de curta duração. Nesse primeiro momento, a idealizadora do Festival, Marcelle Lago, optou por abordar a escala monumental de Brasília.

No Plano Piloto original, Lúcio Costa organizou a cidade a partir de quatro escalas urbanas: a escala monumental, a escala residencial, a escala gregária e a escala bucólica. A idéia visava garantir a coexistência de espaços de moradia (escala residencial), de convivência (escala gregária) e de contemplação (escala monumental), com a escala bucólica permeando todas as outras, fazendo a transição entre elas, constituindo as chamadas áreas verdes. As próximas edições do Festival Internacional de Dança Urbana em Paisagem Urbana pretendem abordar as outras escalas propostas por Lúcio Costa.

A expectativa é que o evento consiga ter continuidade para expandir suas possibilidades de interação entre corpo e cidade. Essa expansão se faz necessária não apenas na exploração de novos espaços urbanos, mas também no campo teórico, podendo agregar discussões entre pesquisadores de diferentes áreas e artistas, a respeito da história e da dinâmica social da capital. Perceber as peculiaridades de Brasília, como cidade, pode trazer ao corpo da dança mais subsídios para se posicionar diante dela.

Nota:

[1] Carne e pedra: o corpo e a cidade na civilização ocidental. Rio de Janeiro / São Paulo: Record, 2003.

Brasilia is a Brazilian city with a peculiar trajectory. A city that was idealized to be the capital of Brazil, with previous planning, differentiating itself from other urban centers of the country that grew indiscriminately, without a defined urban project. The architectural and organizational singularity of Brasilia is one of the interesting aspects in the accomplishment of the first edition of Marco Zero – Festival Internacional de Dança e Paisagem Urbana.The event, that occurred in September, had as an objective to create scenic interventions in the spaces of Brasilia, being argued the integration between the dance and the city. The Festival is associated with the international net of festivals Cidades que Dançam, and was divided into three initiatives: the Redescobrindo o Olhar workshop, with the Uruguayan dancer Martin Ithamoussú; the choreographic interventions carried out in the TV Tower; and the contemporary dance workshop with the Israeli Niv Sheinfeld.

Programme

The workshop Redescobrindo o Olhar was a type of preparation for the urban interventions. During one week, Martin Ithamoussú promoted exercises with the artists that were part of the project in the same space where they were to later take place, the TV Tower. The exercises proposed by Martin aimed to sharpen space perception of the performer and his relationship with the public. Moreover, a choreographic composition with all the participants was presented as a result of the workshop.

The TV Tower was the chosen place as landscape for the dance interventions. The presentations happened simultaneously on one day (2nd of September), during the afternoon (between 15h and 18h), congregating ten artists from Brasilia: Shirley Farias, Fabiana Garcez, Livia Frazão, Lina Frazão, Eduardo Amorim, Alisson Araújo, Edi Oliveira, Alessandro Brandão, Luciana Lara, Carolina Carret. There was also the presentation of Il faut trouver chaussure à son pied, a choreography by Maria Waleska von Helden, performed by Severe Fabiane; and the Sistema Interativo a Abierto with Martin Ithamoussu and his guest Kleber Damaso.

Brasilia and its body

Two points are interesting to discuss starting from the accomplishment of the Festival: the place chosen for the interventions and how the relation of the dance with this space was achieved. It is important to highlight that Juscelino Kubisheck had as goal in his government the stimulation of the Brazilian automobile industry. Having this in mind, we perceive why Brasilia was built with great avenues (Axles), where the use of the car is essential, and the circulation of people, complicated.

The organization of Brasília seems to fit in the principle of a modern city to which Richard Sennett refers in chapter III of the book Flesh and Stone [1]. “… cities delivered to the requirements of traffic and to the fast movement of people, cities full of neutral spaces, cities that succumbed to the dominant value of circulation.” Sennett stresses how the valorization of “free mobility” helps to “desensetize the body”. The Federal Capital seems to increase this sensation of individualism, because of the lack of people transiting in its spaces, mainly in its center, the so-called monumental scale. A landscape consisting mainly of cars and architecturally exuberant constructions.

The TV Tower is one of the few city monuments that break with the uninhabited landscape of the city (and one of the few that was idealized by Lúcio Costa, not Niemeyer). Although it was constructed for a functional purpose, to catch and to transmit radio and TV waves, other functions have been added to this monument, that have made it a frequent point of public circulation. In its structure, the Tower holds an observation deck, from where one can see Brasilia’s Pilot Plan and the National Gem Museum, it was therefore confirmed as a tourist point of the city. It also shelters an arts and crafts fair around its base, that gathers about 500 booths.

Interventions

The choice of this place to promote dance interventions discloses the interactive aspect of the project, that proposes a closer contact with the public, considering the amount of people circulating around the place (about 40 thousand on a fair day). The TV Tower offered more options to performers, who could then promote a bigger interaction with the public, or choose an intervention aesthetically related to the architecture of the place. Some of the interventions presented, however, could have taken place in any city of Brazil, without a closer relationship with the occupied space. It lacked, therefore, a more refined look at the context of Brasilia and how the body behaves inside it.

The organization of the festival opted for a simultaneous programme, where the artists carried out interventions in different places of the Tower. If on the one hand this choice limited the experience of the spectator, who had to select (in a random form) what he wanted to attend, on the other hand it surprised the lay public, who saw itself surrounded by artistic proposals wherever it circulated. In the beginning this decision seemed confused as a programme proposal, but in the end it showed itself an interesting form to intervene in the urban dynamics of the place.

Festival

In view of the architectural wealth of the city, the accomplishment of an artistic intervention project in the space of Brasilia is a spring of possibilities. The Festival Marco Zero chose to start small, with interventions concentrated in one place only and with initiatives of a short duration. In this first moment, the idealizer of the Festival, Marcelle Lago, chose to approach the monumental scale of Brasilia.

In the original Pilot Plan Lúcio Costa organized the city starting from four urban scales: the monumental scale, the residential scale, the gregarious scale and the bucolic scale. The idea aimed to guarantee the coexistence of housing spaces (residential scale), conviviality (gregarious scale) and contemplation (monumental scale), with the bucolic scale permeating all the others, making the transition between them, constituting the so-called green areas. The next editions of the Festival Internacional de Dança Urbana em Paisagem Urbana intend to approach the other scales proposed by Lúcio Costa.

The expectation is that the event obtains continuity to expand its possibilities of interaction between body and city. This expansion is necessary not only to explore new urban spaces, but also in the theoretical field, being able to enrich discussions between researchers of different areas and artists, regarding the history and the social dynamics of the capital. To perceive the peculiarities of Brasilia as a city, can bring to the body of the dance more subsidies to place itself facing it.

Nota:

[1] Carne e pedra: o corpo e a cidade na civilização ocidental. Rio de Janeiro / São Paulo: Record, 2003. (Flesh and Stone: The Body and the City in Western Civilization)