Companhias brasileiras em turnê pela Europa

Três importantes companhias vão levar a dança contemporânea brasileira para diferentes destinos na Europa nos próximos dias. Este fim de semana – sexta-feira e sábado (16 e 17/04) – a Lia Rodrigues Companhia de Danças apresenta Pororoca (foto) na Culturgest, em Portugal. O mais recente espetáculo de Lia é um emocionante e forte encontro entre realidades facilmente identificadas nas ruas do Rio de Janeiro. Pororoca fez sua estreia nacional em março, no Centro de Artes da Maré, o novo espaço da companhia, que completa 20 anos em 2010 (leia mais aqui).

As apresentações na Culturgest fazem parte de uma associação entre o Théâtre Jean-Vilar, de Vitry-sur-Seine, Conseil régional d’Ile-de-France (a título de residência artística), a ONDA/França e o Espaço SESC, no Rio de Janeiro. As sessões serão às 21h30. Informações: 21 790 51 55.

Já a Quasar Cia. de Dança estará na Espanha levando Só tinha de ser com você a uma série de cidades. Os goianos passarão por Cuenca (16/04), Almansa (17/04), Albacete (22/04), Talavera de la Reina (24/04) e Las Palmas de Gran Canaria (30/04 e 1/05). Depois a companhia segue para Wolfsburg, Alemanha, onde mostra Céu na boca nos dias 6, 7 e 8 de maio.

Por fim, Bruno Beltrão e o Grupo de Rua de Niterói apresentam H3 no Les Écuries, em Charleroi, Bruxelas. H3 é o último trabalho de Bruno e brinca com os limites entre o hip-hop e a dança contemporânea, abrindo espaço para inúmeras experiências. Abaixo, assista a um trecho de H3:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=COoql8jpj2A[/youtube]

Leia também: Pororoca que arrasta para universo de rosa (crítica de Helena Katz  publicada em 5 de abril, no jornal O Estado de São Paulo)