Sheila Ribeiro 1
  • Sem categoria

Conectivos Críticos I (2011) – Metamorfoses do cacau – residência artística Thomas Lehmen + Dimenti

Sheila Ribeiro (7×7/chamando ela)

Uma estreia para não se esquecer. Poucas vezes esteve tão claro o mantra da dança contemporânea – dessa vez, não tinha como não perceber que o que vale são os processos e não seus produtos. Ou será que passamos para a segunda estrofe do mantra e agora entendemos que os processos são os produtos?

Será que a estreia da peça de dança contemporânea Experimento Theobroma, de Thomas Lehmen, poderia ter sido diferente? O Goethe Institut/ICBA – Salvador promoveu a residência entre este artista alemão e os artistas brasileiros do Dimenti, em torno do tema do cacau – e não há como não dar um pit stop para degustar o tema.

Mas cabe também saborear com mais vagar duas outras, na mesma frase: ‘promoveu’ e ‘residência’.

A dança contemporânea se organiza com questões: isso agora é o refrão daquele mantra lá de cima, aliás. Então, segure aí o seguinte: era mesmo possível promover? o que é exatamente residência?

Por sua vez, os artistas do Dimenti usufruíram do encontro de maneira autônoma e dialogante e, assim, transformaram a intensa experiência em algo novo pra si mesmos e para a plateia. Trabalhando sobre o tema “cacau”, o coreógrafo alemão não se deteve aos clichês ligados ao chocolate e seus estados. A partir de uma pré-pesquisa via internet entre o coreógrafo brasileiro Jorge Alencar e Thomas, o processo se deu em termos de dois conceitos: comunicação e verdadeiro ser.

Verdadeiro ser este estampado em todas as dimensões do cacau.

Não foi à toa que o que aconteceu nos dias 10 e 11 de junho de 2011 radicalizou esta perspectiva tão atual. Parabéns e sucesso para todos!

Sheila Ribeiro/dona orpheline é artista e cruza dança, moda, cultura digital e estudos pós-coloniais em um trabalho delirante e político. Trabalha atualmente com Massimo Canevacci, Wagner Schwartz, Thelma Bonavita, Elielson Pacheco e no projeto ‘chamando ela’.

Quer deixar um comentário para a série Conectivos Críticos? Clique aqui.

Leia também: Por uma democracia dos sentidos

Cocada, caipirinha e outras misturas más

# Siga o idança no twitter.

Sheila Ribeiro 1 Sheila Ribeiro 3 Sheila Ribeiro 2

Sheila Ribeiro 4
Sheila Ribeiro 5
Sheila Ribeiro 6