Conexão Dança movimenta São Luís (MA)

A quinta edição do Conexão Dança, encontro que reúne criações de dança, teatro, artes visuais e performance em São Luís, do Maranhão, começou nesta segunda-feira, 24, no mês em que as ruas da cidade são tomadas por arraiais de festas juninas, com danças e folguedos como bumba-meu-boi, quadrilhas, dança do lêlê, cacuriá e tambor de crioula.

Quem participar apresentando, discutindo ou assistindo terá a oportunidade de sentir de perto a programação do festival e a cultura festiva maranhense pulsando na cidade. “Tivemos até de eliminar a possibilidade de sediar o festival em um dos teatros, porque estará no meio de um arraial. Escolhemos o Teatro Alcione Nazareth e o Theatro Arthur Azevedo, que ficam no centro histórico da cidade.”, conta Erivelto Viana, produtor e idealizador do festival. O restante da programação irá ocorrer no casarão Angelus Novus e no auditório da pousada Guest House.

Realizado pela primeira vez em 2009, o Conexão Dança não nasceu com a pretensão de se tornar um festival: “o evento foi criado para realizar conexões com outros artistas, mas acabou virando festival, porque foi a forma mais interessante de articular mais ações e ter grana para poder trazer artistas e residências de criação.”, explica Erivelto.

O festival é uma alternativa para fomentar a formação de artistas no estado. Segundo Erivelto, no Maranhão não há curso superior ou técnico de dança, tampouco edital ou políticas de fomento específicas  para a área. “Eu, por exemplo, não tenho formação nenhuma, me formei conhecendo pessoas, conhecendo o Rumos Dança, Ricardo Marinelli, Marcelo Evelin, Cristian Duarte, Sonia Sobral, e outros.”. Conheceu esses artistas no momento em que participava de comissões de teatro e dança do teatro Arthur Azevedo, no período em que Nerine Lobão assumiu sua direção.

Desde abril, o Conexão Dança vem realizando encontros de criação coletiva e produziu o espetáculo “O homem vermelho”, de Marcelo Braga (RJ).

A programação de junho é composta por apresentações de artistas selecionados em edital publicado pelo festival no início deste ano; mostra itinerante de videodança realizada em parceria com o Festival Dança em Foco; encontro do Fórum da Rede de Dança Maranhense; conversa com participantes do Rumos Dança; e conversas com Marcelo Evelin, ao longo de encontros denominados “Oficina de Pensamento”. Para julho, estão previstas duas residências de criação: coordenada pela artista carioca Micheline Torres e pela paulistana Thelma Bonavita.

Produzido e organizado por Erivelto Viana, que contou com a equipe de produção composta por Ângela Sousa, Imira Brito, Layo Bulhão, Ayrton Capaverde e Camila Grimaldi, o Conexão Dança conta com patrocínio da Caixa Econômica Federal e com os parceiros: festival internacional de videodança Dança em Foco; a Fundação Municipal de Cultura (FUNC), de São Luís; e Rumos Dança, do instituto Itaú Cultural.

Serviço
Festival Conexão Dança
Dias: de 24 a 30 de junho
Horários: a partir das 14h
Locais: Teatro Arthur Azevedo, Teatro Alcione Nazareth, Casarão Angelus Novus e Pousada Guest House.
Ingressos: R$2,00 (inteira) e R$1,00 (meia-entrada) para estudantes e idosos; Para conversas, residências e mostra de videodança o acesso é gratuito.