‘Conversa de Academia’ recebe a pesquisadora Jacqueline Peixoto, no Vila das Artes, em Fortaleza

A Petrobras e a Secretaria de Cultura de Fortaleza, em parceria com a Vila das Artes e a Escola Pública de Dança retomam o programa Conversa de Academia, o primeiro de 2016, com a pesquisadora Jacqueline Peixoto, atriz e bailarina desde 1992, educadora, mestra e doutoranda pela Universidade Estadual do Ceará. O evento acontece na terça-feira, 23 de fevereiro. O Programa propõe compartilhar o resultado de trabalhos acadêmicos sobre dança, num espaço fora das universidades, o que pode trazer outros públicos para conhecer esses trabalhos.

Com o tema de sua dissertação Dançando descalço: A Escola Sesi/Dennis Gray na formação em dança na cidade de Fortaleza (1974-1977), Jacqueline discutirá o movimento gerado pela Escola que teve um papel fundamental no ensino em dança na cidade.

“O significado deste trajeto aponta uma reflexão sobre esta instituição como um lugar de destaque na constituição do processo de desenvolvimento da dança cênica. O estudo mostra que a escola foi um marco relevante como a primeira proposta de formação profissional em dança na cidade”, destaca Jacqueline.

Vários estudantes da época tornaram-se profissionais de dança, entre eles, os bailarinos Wilemara Barros, Flávio Sampaio, Francisca Timbó, Socorro Timbó, Raimundo Lima, Anália Timbó, Francisco Timbó e Fernando Mendes. De acordo com Jacqueline, o trabalho evidencia que a escola Sesi/Dennis Gray deslocava uma proposta formativa, voltada para além da dança, mas, ancorada em uma potencialização artística e ainda com foco na formação humana.

 
Conversa de Academia – com Jacqueline Peixoto
Terça-feira, 23/02, às 18h30
Auditório da Vila das Artes
Rua 24 de Maio, 1221 – Centro, Fortaleza – CE
Informações: 85 3105 1402