Coreógrafo congolês Faustin Linyekula apresenta espetáculo e participa de debate na programação da MITsp

De hoje até domingo, 10 a 13 de março, o Itaú Cultural, parceiro da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp), recebe o espetáculo A Carga, do bailarino e coreógrafo congolês Faustin Linyekula. Além do espetáculo, outras ações da Mostra serão realizadas no local. Hoje, após a apresentação, o público pode também participar da ação Diálogos Transversais – uma crítica feita a partir do espetáculo que foi apresentado – com a historiadora e antropóloga Lilia Moritz Schwarcz e mediação da gestora e curadora Sonia Sobral. No sábado, às 14h, no mesmo local, o coreógrafo participa ainda de uma conversa sobre seu processo de trabalho, parte da ação Pensamento em processo.

A Carga – que estreou em 2011 e já teve apresentações na Europa, África e América do Norte – é o primeiro solo de Linyekula, que mescla teatro e dança, e resgata vários dos temas que têm permeado a obra do artista nos últimos dez anos: as histórias de violência e abuso do povo do Congo, as tradições e conhecimentos. No entanto a obra extrapola as referências locais e permite reflexões sobre os legados de pobreza e terror decorrentes da guerra.

Linyekula estudou literatura e teatro em Kisangani, no antigo Zaire, de onde partiu para o Quênia quando a universidade foi fechada. No novo país, foi cofundador da primeira companhia de dança contemporânea local, a Gàara, em 1997. Fez residência na França com as coreógrafas Régine Chopinot e Mathilde Monnier, e em 2001 voltou para o seu país, para atuar na resistência em território africano. Criou os Studios Kabako, voltado a criações multidisciplinares, como o festival produzido em 2005, do qual participaram 10 companhias africanas até então desconhecidas na Europa. Desde 2006, os Studios Kabako estão sediados em Kisangani, onde são apresentadas performances de dança, teatro, música e vídeo, ocupando diversas áreas da cidade, especialmente a periferia.

Veja o trailer de A carga:

A Carga
De 10 a 13 de março
Quinta e sexta, às 20h, sábado e domingo, às 17h
Duração: 55 minutos
Classificação: 14 anos
Entrada gratuita (ingressos distribuídos com 1h de antecedência ao inicio do espetáculo)
O espetáculo conta com tradução simultânea em libras

Diálogos Transversais
Dia 10 de março (quinta-feira), após o espetáculo A Carga
Com Lilia Moritz Schwarcz. Mediação: Sonia Sobral.
Duração: aproximadamente 30 min
Sala Itaú Cultural
Obs: As ações de Diálogos Transversais são abertas ao público em geral, não apenas àquele presente na apresentação, desde que haja lugares disponíveis no teatro.

Pensamento em processo
Dia 12 de março (sábado), às 14h
Coreógrafo e bailarino Faustin Liniakaly (Congo) fala sobre A carga
Duração aproximada: 120 minutos
Classificação: livre
Sala Vermelha (60 lugares)
Entrada gratuita (ingressos distribuídos com 30min de antecedência ao inicio de cada palestra)
Com tradução simultânea e em libras

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11 2168 1776 e 2168 1777