Corpo de vento: 20 anos do Núcleo Fu Bu Myo

Contemplado pelo 16º edital do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, Núcleo leva projeto com três trabalhos e oficinas à Casa do Sertanista

Com três performances fugaku (fu significa vento, e gaku, alegria, caminho da arte), o Núcleo Fu Bu Myo In, dirigido por Toshi Tanaka, celebra 20 anos de trabalho com o projeto Corpo de vento. Ocupando a Casa do Sertanista, casa-Museu de estilo colonial datada do século XVII localizada no bairro do Caxingui, Zona Oeste de São Paulo, além das apresentações, oficinas completam a programação, que começa neste sábado, 19, e se estende até maio.

Abrindo a temporada, a performance de Ciça Ohno, Rio adentro, tem como tema o fluxo das águas. Iniciado em 2015, o trabalho, com apresentação experimental na SP Escola de Teatro, é uma imersão na natureza do corpo que reverbera em movimento, sonoridade, poesia, cerâmica e caligrafia (sho).

A segunda performance da série, Cada passo, foi inspirada na prática do Zazen – meditação Zen Budista –, que revela a busca do caminhar com as próprias pernas, “o caminhar respirando a terra sob os pés, aqui e agora, que é tudo que existe”, reflete Fernanda Mascarenhas.

Toshi Tanaka encerra o projeto com uma releitura de Hikari no mizu ni – Na água luminosa, que investiga a vida da palavra no corpo, originando a dança, o canto e ao sho (caligrafia). Apresentada no Japão, em 2012, a obra foi gravada e lançada pelo Estúdio Eine Kleine Nachtmusik, em 2013.

Entremeando o período de apresentações, serão oferecidas, no mesmo local, oficinas gratuitas relacionadas com o processo de criação das performances: “Corpo de barro”, ministrada por Ciça Ohno, no dia 22 de março, e “A escuta do movimento”, por Fernanda Mascarenhas, no dia 5 de abril.

 

SERVIÇO:

Projeto Corpo de Vento – 20 anos do Núcleo Fu Bu Myo In

Casa do Sertanista (Praça Dr. Enio Barbato – Caxingui – subdistrito do Butantã – Fone: 37266348)
Lotação: 40 pessoas – Grátis

Performances: sábados e domingos, sempre às 15h.

“Rio adentro”, de Ciça Ohno
– dias 19 e 20/3; 2 e 3/4 – 50 min

“Cada passo”, de Fernanda Mascarenhas com o Núcleo Fu Bu Myo In
– dias 16, 17,  23 e 24/4 – 50 min

“Hikari no mizu ni – Na água luminosa”, de Toshi Tanaka
– dias 30/4, 1, 14 e 15/5 – 60 min
Indicação: Livre – Lotação: 40 pessoas – Grátis

Oficinas
“Corpo de Barro” – Ciça Ohno
sobre o processo criativo da performance “Rio adentro”
Dia 22/3, das 9h às 13h

“A escuta do Movimento” – Fernanda Mascarenhas
sobre o processo de criação da performance “Cada passo” baseado na prática do Zanzen e do Do-ho
Dia 05/4, das 9h às 13h

[Foto: Rogério Ortiz]