Corpo (im)previsto | (Un)expected Body

Como tudo, a idéia ou noção de corpo é histórica, geográfica e ideológica. Fruto de todo um ideário e de tudo o que está em jogo, num dado momento, num dado contexto. O corpo se forma de acordo com o meio. Para exemplificar, citaremos rapidamente um capítulo do livro de Jonathan Sawday, The Body Emblazoned. Dissection and Humain Body in Renaissance Culture. Com o advento da dissecação do corpo humano, em 1500, o misterioso interior do corpo foi visto e tocado (conquista da interioridade) e várias crenças abaladas. Mexeu profundamente com a idéia de interno e externo, de privado, de propriedade, de alma e, confrontou um dos maiores tabus, segundo Freud, o acesso ao corpo morto.

A descoberta foi tão imensa que foi preciso dividir o corpo para possibilitar conhecê-lo. Cada órgão, cada músculo, um enigma a ser desvendado. O autor mostra a relação destas com as descobertas geográficas do período. O corpo foi visto como um novo mundo, onde médicos aqui e navegadores ali conquistavam territórios e fincavam bandeiras (Trompa de Eustáquio, essa “província pertence a Eustáquio”, idéia de conquista associada à idéia de propriedade). O advento da dissecação do corpo humano agregou mais um lado ou direção à percepção sobre as coisas, o mundo e a si mesmo.

Olhando o corpo e seu acordo com o tempo, se naquele momento a medicina precisou olhar o que tinha dentro, hoje a medicina moderna quer olhar o dentro do dentro, através de câmeras ela enxerga o que está atrás. E foi esse mesmo corpo que criou a tecnologia necessária a ele. (O raio laser para operar dentro do joelho, por exemplo). Trazendo para teóricos da dança vamos citar dois textos emblemáticos para pensarmos o corpo da dança de hoje. Em Corpos Híbridos (Lições de Dança 2, editora da UniverCidade), a francesa Laurence Louppe cita outros autores, apresenta e discute evoluções do corpo no passado recente e no presente.

Há algum tempo, diz ela, falava-se de um corpo mestiço “mistura de fontes culturais, interpenetração das formas e dos gêneros artísticos”, mistura do teatro com a dança, por exemplo. Ressalta que não basta articular um gesto de dança indiana com um neoclássico para que o discurso desse corpo misture fontes culturais, porque estas são filosóficas também e se não estiverem incluídas no corpo, a mistura é ilusória. Ou seja: “(…) funcionam apenas na superfície. Elas afetam unicamente o mosaico (ou o marketing?)”. Observa ainda que o destino do corpo que dança hoje não é o mestiço e, sim, o híbrido. Enquanto a mestiçagem carrega a idéia de universalidade, o híbrido não tem a ver com sexo, raça ou comunidade, não se situa em lugar algum. A mistura seria mais entre espécies do que entre raças, misturas estas que “evocam figuras polimorfas resultantes de combinações acidentais e (…) destituídas de permanência”.

A origem desta situação _ e Louppe analisa principalmente a dança francesa _ é o que Jean Pomarès chamou de “negação da herança”. É a rejeição, a partir dos anos 80, das conquistas da modernidade ou da “dança de autor” que tinha uma construção coerente aos princípios estéticos e filosóficos de criadores como Graham, Cunningham, Wigman e Limón, entre outros.

Este caminho desemboca hoje, segundo Louppe, em duas vertentes, a primeira se interessa pelos “grandes” ensinamentos, por artistas testemunhos do período anterior e pela busca de práticas fundadoras do corpo contemporâneo. Enquanto que a segunda “confia nas promessas da incerteza, na vontade de aceitar a história, ou antes, esse lugar a-histórico onde o corpo não se inscreve. Esta corrente espera alcançar, através da pluralidade das tramas, os depósitos flutuantes retidos pelos filtros desse corpo improvável”. Conclui que é a hora de observar e decifrar o sentido de tudo isso.

Já Helena Katz, no texto O coreógrafo como DJ (Lições de Dança 1, editora da UniverCidade), trata da improvisação e suas diferentes funções nos anos 60 e 90. A diferença, respectivamente, entre “instalar movimento de dança no corpo” e “modos de organizar esses movimentos”. Faz a metáfora do coreógrafo contemporâneo como um DJ “misturador autoral de matérias preexistentes”. Isso explicaria a improvisação ser a tendência na produção recente de dança, porque é a possibilidade de criar e recriar conexões entre famílias de movimentos (ao invés de consolidá-las). O corpo é um contexto de informações plurais, esse corpo articula vocabulários que representam grupos de associações. As escolhas (de vocabulários) selecionam, portanto, algumas possibilidades (de redes) em detrimento de outras e, a articulação entre elas é que faz a singularidade de cada corpo. A improvisação objetiva quebrar cadeias habituais, desarticular e rearticular. Contudo, “quanto mais sólida for a formação desse corpo, mais apto ele estará a realizar as desarticulações que pretende”. Porém, lembra Helena, os movimentos e as novas conexões têm o intuito de permanecer “tempo suficiente para que seja reconhecido como ‘daquele corpo'”.

Do texto de Katz, que discute questões além deste resumo, fiquemos apenas com o que sustenta a afirmativa de que o corpo responde ao meio e vice-versa. A dança, a partir dos anos 90, tornou-se muito mais presente na publicidade (eventos de divulgação de música, clipes, etc) e a grande circulação dessa relação entre música e dança estabeleceu um padrão absorvido pela nossa percepção. No mesmo fluxo, “DJs autorais surgiram no mundo da música, coreógrafos-DJs surgiram no mundo da dança.”

Começamos falando da idéia de corpo que nasce no renascimento para mostrar que a fragmentação já estava lá. Não precisamos ter medo de perder o referencial ou a herança, é o mesmo corpo que evolui com o tempo. E a autoria é tanto do corpo quanto do ambiente donde ele provém.

Artistas e cientistas que estão dialogando com as questões que se colocam hoje não querem cristalizar uma noção de corpo, querem vê-lo como arena de questionamentos.A gama de conhecimentos e redefinições que o advento das novas tecnologias provoca também altera muitas crenças, da mesma maneira que adventos como o da dissecação do corpo. Além das noções de tempo e espaço, redefine a noção de presença, de realidade, de único. A ciência clássica trabalha com leis universais de uma natureza vista como um mecanismo estável e reversível, um “mundo-relógio”. A perspectiva científica atual considera em seu campo de conhecimento, os processos instáveis e irreversíveis e põem em xeque as noções de equilíbrio. A irreversibilidade é fonte de ordem e criadora de um tipo de organização própria. O símbolo hoje não é o do relógio, mas o da obra de arte.

A “nova aliança” entre homem e natureza de que fala Ilya Prigogine em O Nascimento do tempo, destrói a idéia de um tempo criado pelo homem porque este pressupõe que o homem é separado da natureza. O homem provém do tempo, tempo esse que tem autonomia própria. O corpo contemporâneo reconhece essa nova aliança entre a natureza e cultura, ele é tempo e espaço desierarquizado, é co-evolução.

Qual é a idéia de lugar e de tempo na www? O conceito de território para lidar com o espaço da rede é móvel e independe de todos os mapas geográficos já cartografados. E o tempo escapa de todas as convenções de mensura-lo. A arte contemporânea assim entende seu espaço-tempo. Não há uma função única, nem um centro único, nem um equilíbrio único.

O corpo da física clássica é simétrico e regular, o corpo da física moderna é simultâneo e instável. O corpo da dança moderna busca o princípio, enquanto que na dança contemporânea nem fixação de técnicas de dança há. É preciso entender isso sem preconceito mesmo que a sensação seja de não-coesão. Não é um corpo menos coeso, só é preciso evoluir o olhar para reconhecer uma outra coesão, menos habitual numa perspectiva cartesiana. A história costuma ser contada a partir de rupturas. Como a ciência moderna não vê ruptura, se vê um movimento contínuo: o corpo de 2000 é o mesmo de 1500.

É preciso ter o instrumento certo para ler tudo isso. Um instrumento que nos guie no labirinto.Just like anything, the idea or notion of the body is historic, geographic and ideological. It is the result of an entire line of thinking. The result of all that is at stake, at a given moment and within a given context. The environment moulds the body. To exemplify this concept, we will briefly cite a chapter of Jonathan Sawday’s book, The Body Emblazoned. Dissection and Human Body in Renaissance Culture. With the advent of human dissection in 1500, the mysterious inners of the body could be seen and touched (conquest of interiority), and various beliefs were shaken. This new knowledge had a profound effect on the idea of the internal and external, the private, property, and the soul. It also confronted one of the greatest taboos, according to Freud: access to the deceased body.

The discovery was so immense that it was necessary to divide the body to understand it. Each organ, each muscle, was an enigma to be solved. The author demonstrates how these discoveries relate to the geographical discoveries of the era. The body was perceived as a new world, where doctors on one side and sailors on the other conquered territories and erected flags. For instance, the eustaquian tube gives an idea that “this province belongs to Eustaquius,” in which the conquest is associated with the property. The advent of human dissection added another side or direction to the perception of things, the world and the human body itself.

Looking at the body and its relationship with time, if in that historical moment medicine needed to look at what the body had inside, today modern medicine wants to look inside the inside. Through high technology cameras, it can now observe what is there beneath. And this very body created the technology necessary to reach it (the laser beam used to operate the inside of the knee, for example). To bring dance scholars into the picture, we will quote two emblematic texts that have shed light on today’s dance body. In Corpos Híbridos [Hybrid Bodies] (Dance Lessons 2, Editora UniverCidade), French writer Laurence Louppe cites other authors, presents and discusses evolutions of the body in the recent past and present.

Some time ago, says Louppe, a mixed body was referred to as a “mixture of cultural sources, interpenetration of forms and artistic genres,” a mixture of theatre with dance, for example. She emphasizes that it is not enough to articulate an Indian dance gesture with a neoclassic move for the discussion of this body to mix cultural sources. These cultural sources are philosophical as well, and if they are not included in the body, the mixture is deceptive; i.e. “(…) it works only on the surface. They only affect the mosaic (or the marketing?).” She also observes that the destiny of the body that dances today is not the mixed, but the hybrid body. While the mixture deploys the idea of universality, the hybrid body has nothing to do with gender, race or community, and does not belong to anywhere. The mixture happens more between species than between races, and they “invoke polymorphisms that are the result of accidental combinations (…) without any permanence.”

The origin of this situation – Louppe analyzes French dance primarily – is what Jean Pomarés called “the denial of heritage.” It is the rejection that started at the early 80s of the achievements of modernity, or the “authored dance” whose construction was consistent with esthetic and philosophic principles created by Graham, Cunningham, Wigman and Limón, among others.

According to Louppe, this path today leads into two directions. The first is interested in the “great” teachings, in artists who witnessed previous times, and in the search of founding practices of the contemporary body. The second direction “believes in the promises of uncertainty, in the willingness to accept history, or maybe in this non-historical place where the body does not belong. Through the plurality of threads, this current hopes to reach the floating deposits captured by the filters of this unlikely body.” She concludes by saying that it is time for us to observe and decipher the meaning of all this.

Helena Katz, in O coreógrafo como DJ [The Choreographer as a DJ] (Dance Lessons 1, Editora UniverCidade), deals with improvisation and its different functions during the 60s and 90s. The difference between them is, respectively, “installing dance movements in the body” and “ways of organizing these movements.” She metaphors the contemporary choreographer as a DJ, the “authorial mixer of preexisting material.” This would explain why improvisation is the trend of recent dance productions; it is the possibility of creating and recreating (instead of consolidating) connections between families of movements. The body is a context of plural information. This body articulates vocabularies that represent groups of associations. The choices (of vocabulary) select, therefore, some possibilities (of networks) in detriment of others, and the articulation between them is what makes each body peculiar. Improvisation aims to break the usual chains, disarticulate them and then rearticulate. However, “the more solid the formation of this body, the more capable it will be to achieve the intended disarticulations. However, Katz reminds us, movements and new connections intend to remain “enough time for them to be recognized as coming from “that body”.

Katz’s text discusses other ideas not included in this summary. We will focus on the concept supporting that the body responds to the environment, and vice-versa. Beginning in the 1990s, dance became much more present in publicity, such as music marketing events, video clips, etc. The high circulation of this music-dance relationship established a pattern that was absorbed by our senses. In the same flow, “authorial DJs appeared in the realm of music and choreographer-DJs appeared in the world of dance.” We started discussing the idea of the body born in the renaissance to demonstrate that the fragmentation was already there. We do not need to be afraid of losing references or heritage; it is the same body evolving over time. And the authorship belongs as much to the body as it does to the environment from where it comes.

Artists and scientists involved in a dialogue about today’s issues are not willing to crystallize their ideas about the body; they are more interested in an arena for the debate. The range of knowledge and re-definitions provoked by new technologies also modifies many beliefs in the same way as human dissection did. In addition to changing ideas of time and space, these new technologies redefine the notions of presence, reality, and uniqueness. Classic science works with universal laws of nature as if it were a stable and reversible mechanism, a “timeworld.” Within its field of knowledge, current scientific perspective considers these processes unstable and irreversible, and checkmates notions of balance. Irreversibility is the source of order and the creator of its own organization. The symbol is no longer the clock, but the work of art.

The “new alliance” between man and nature that Ilya Prigogine speaks of in O nascimento do tempo [The Birth of Time] destroys the idea of a time created by man because this concept assumes that man is not a part of nature. Man comes from time, which has a unique autonomy. The contemporary body recognizes this new alliance between nature and culture, it is time and space without hierarchies, and it is co-evolution.

What is the idea of space and time on the World Wide Web? To deal with the space of the network, the concept of territory is movable and does not depend on any geographic map previously created. Time escapes all of the conventions used to measure it. This is how contemporary art understands its own space-time. There is no single function, single center, or single balance.

That body of classic physics is symmetrical and regular; the body of modern physics is simultaneous and unstable. The body of modern dance seeks the beginning, whereas in contemporary dance, not even fixed techniques exist. It is important to understand this concept without prejudice, even if it feels like non-cohesion. It is not a less cohesive body. Instead, one needs to simply adjust their way of looking to recognize another cohesion, unusual in a Cartesian perspective. History telling is customarily based on ruptures. As modern science sees no ruptures, what we see is continuous movement: the body of 2000 is the same as that of 1500.

One needs the right instrument to read all this. An instrument to guide us through the labyrinth.