Criações do Entrando na Dança 2014 circulam pelas Arenas Cariocas

Projeto de formação e circulação da Associação Cultural Panorama – que realiza também o Festival Panorama -, a 4ª edição do Entrando na Dança – Criações Comunitárias circula pelas Arenas Cariocas com três espetáculos inéditos. A preços populares, as apresentações acontecem nas Arenas Fernando Torres, Jovelina Pérola Negra e Dicró até o dia 26 de setembro.

Através de audições públicas realizadas em junho, 30 dançarinos foram escolhidos para trabalharem durante três meses ao lado dos coreógrafos Renato Cruz (Cia. Híbrida), Alice Ripoll (Cia. REC) e Sonia Destri Lie (Cia. Urbana de Dança). Inspirados no Hip Hop, Passinho/Funk e Charme e construídos todos através de uma perspectiva contemporânea, após as estreias em suas respectivas arenas de criação, os espetáculos iniciam uma nova fase de circulação.

Nesta quarta-feira, 17, é a vez de Suave, de Alice Ripoll, aportar na Arena da Pavuna, às 20h. Fenômeno do gênero musical Funk, através do Passinho – rica composição de movimentações que mistura estilos como o frevo, kuduro e samba – a coreógrafa trabalha esses passos de dança engenhosos e cria, com protagonistas humorados e divertidos, uma singular narrativa.

Na sexta, 19, Sob Rodas, de Renato Cruz, chega a Arena de Madureira para mais uma apresentação. “A roda no Hip Hop é lugar de ascensão, de construção de protagonismo… Mas existem outras rodas, metáforas das pressões que pairam sobre as cabeças de quem vive este universo. É sobre estas rodas e sob estas rodas que construímos o espetáculo”, pontua o coreógrafo.

Gueto (qual o ônibus que pego depois da rodoviária), dia 20 de setembro, segue para a Arena da Pavuna. A coreógrafa Sonia Destri Lie teve como ponto de partida para a criação o Baile Charme de Madureira, que toma conta do Viaduto aos sábados no bairro. Junto com o grupo, que ensaiou na Arena Fernando Torres, vizinha ao local, reúne na obra o que pensam em dança e para onde querem ir com ela, nas periferias e subúrbios do Rio de Janeiro.

Democratização do acesso através da dança

Com direção geral de Nayse López, o Entrando na Dança nasceu do aprimoramento das ações de formação de público iniciadas pelo Festival Panorama, em 2007. Por conta da escassez (e até inexistência) de atividades de dança nos equipamentos culturais das regiões Norte e Oeste do Rio de Janeiro, a avaliação apontou para a necessidade de um forte trabalho de formação de público e sensibilização para a dança nessas áreas de atuação.

Com três edições já realizadas (2009, 2010 e 2011), o projeto teve um público de aproximadamente 6.000 pessoas e envolveu mais de 50 instituições, entre ONGs, escolas e academias de dança. Inicialmente, consistiu na apresentação de espetáculos e performances e a realização de oficinas de dança contemporânea, com companhias e artistas cariocas, em teatros fora do trajeto Centro-Zona Sul da cidade, introduzindo este ano um novo formato.

Foto: Sob Rodas © Renato Cruz

Serviço:

Circulação Entrando na Dança 2014 – Criações Comunitárias

Suave, de Alice Ripoll

Arena Carioca Jovelina Pérola Negra – Praça Ênio, S/N – Pavuna
17 de Setembro, às 20h

Arena Carioca Fernando Torres – Rua Bernardino de Andrade, 200 – Parque Madureira
25 de Setembro, às 20h

Classificação: 12 anos
Duração: 50 min.

Sob Rodas, de Renato Cruz

Arena Carioca Fernando Torres – Rua Bernardino de Andrade, 200 – Parque Madureira
19 de Setembro, às 20h

Arena Carioca Dicró – Parque Ary Barroso, S/N – Penha
26 de Setembro, às 20h

Classificação: 12 anos
Duração: 40 min.

Gueto (qual o ônibus que pego depois da rodoviária), de Sonia Destri Lie

Arena Carioca Jovelina Pérola Negra – Praça Ênio, S/N – Pavuna
20 de Setembro, às 19h

Arena Carioca Dicró – Parque Ary Barroso, S/N – Penha
21 de Setembro, às 19h

Classificação: Livre
Duração: 28 min.