‘Deslocamentos’ na Ocupação Marta Soares, em São Paulo

Após apresentações de duas importantes obras de seu repertório, Vestígios e O Banho, será apresentada na Oficina Cultural Oswald de Andrade mais uma obra da Ocupação Marta Soares (veja a conversa que o Portal Idança teve com a artista sopre a Ocupação). Trata-se de Deslocamentos, espetáculo que será apresentado entre 5 a 28 de maio, sextas e sábados, às 20h.

A obra, em que a artista não aparece como intérprete,  parte de partituras coreográficas constituídas por várias combinações de corpos acoplados por figurinos, que ao se movimentarem geram figuras híbridas, sem classificação pré-estabelecida e que podem, simultaneamente, virem a ser homem e mulher, vivo e morto, dentro e fora, figura e fundo – corpos informes em trânsitos entre deformações (sucessão de movimentos) e transformações (sucessão de formas).

Corpos que refletem sobre como o poder os afeta na contemporaneidade, por exemplo, através da biopolítica e, quais seriam as possíveis maneiras de os mesmos exprimirem uma potência própria, resistindo às formas vindas de fora e que se impõem ao dentro, para lhes imprimir uma “essência”?

Para isso, como personagens de Beckett, as bailarinas experimentam situações nas quais não é mais possível agir, responder à forma ou ficar em pé, mas somente ceder progressivamente a todos os tipos de deformações. Ações que, em uma primeira instância, podem parecer de resignação, mas que, por intermédio de um olhar mais apurado, é possível observar serem atos de resistência a qualquer tipo de formatação, classificação e interpretação desses corpos.


Deslocamentos
– Ocupação Marta Soares

De 5 a 28 de maio
Sextas e sábados, às 20h
(haverá uma sessão extra dia 5 de maio, quinta-feira, às 20h)

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo, SP
Classificação: Livre.
Entrada gratuita (ingressos disponíveis 30 minutos antes no local)

[Foto: João Caldas]