Diário de bordo.3 – Prisma Mexico | Logbook.3 – Prisma Mexico

Tava pensando na força e no peso prático das ideias e de suas concretizações.

E no que é ter um produto acabado ou não.

Sobre a força e o peso prático das ideias e de suas concretizações quero dizer: pensar um encontro, projetar um encontro, construir um encontro, realizar um encontro e depois, de dentro, olhar pra ele tentando fazer aquele olho meio fechado e meio aberto e aquela cabeça pra trás que a gente também faz quando tenta olhar algo de longe, estando de perto.

Tenho feito esse movimento muitas vezes aqui e conversado dele com as pessoas.

No domingo passado tivemos um open microphone para as pessoas falarem sobre o Prisma Forum, e surgiram muitas colocações sobre não ser um festival mas ter um tamanho deveras grande, sobre questões estruturais, elogios e críticas, possibilidades para o futuro (existirá um segundo Prisma?), reverberações locais, como incitar a convivência, impactos a curto, médio e longo prazo…

Muitas perguntas.

Eu quase que só escrevo perguntas, como no texto da semana passada, mas já estou em outra.

Outra semana, eu muito mais gorda dos encontros e da vida daqui. Mexico DF é uma cidade mesmo atordoante, imensa e cheia de contradições. As perguntas não dão mais conta. Ou pelo menos não apenas elas.

Acho que só a convivência é que está dando conta agora ou, como disse Oswald de Andrade: “Só a Antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente”

Por isso digo “estar mais gorda daqui”, porque é comer, é deglutir, é vomitar, é expelir e experimentar outros gostos e olhos, é compartilhar de dentro/de fora, estrangeira e intrinsecamente envolvida ao mesmo tempo.

Tem que experimentar os tacos com pimenta e andar pela cidade nos ônibus caindo aos pedaços, tanto quanto discutir “a coreografia latino-americana” no fim da tarde ou fazer uma aula sobre “o ritual de concluir”, com Robert Stein, pela manhã.

Sim, sim, se tratam de experiências intensivas e extensivas ao lugar onde se está, e como ele funciona e como nos adaptamos/transformamos nele e com ele.

Os “encontros-comidas” são as aulas, debates, almoços, conversas de corredores, festas, cafés da manhã, solidões necessárias, passeios turísticos, espetáculos, workshops e nomadismos aqui e ali. E sinto em mim e nas pessoas ao redor os arrotos de toda essa comilança. E cada um come o que quer ou o que pode, mas todos nos empanturramos por aqui.

Outra vez lembro do Manifesto Antropofágico:

“Perguntei a um homem o que era o Direito. Ele me respondeu que era a garantia do exercício da possibilidade. Esse homem chamava-se Galli Mathias. Comia.”

Já que mergulhei no Oswald de Andrade, vou percorrer ele pra falar de outras coisas.

Em seu romance Marco Zero, de 1943, Oswald define seu livro como “um romance mural, um afresco, um mosaico, um comício de ideias, um caminho para plasmar ideias sobre uma arte nacional popular e ao mesmo tempo engajada”. Nesse livro ele parte de revoluções que aconteciam no mundo àquela época (dentre elas a revolução mexicana e seus murais) para propor a adoção da idéia de mural como solução estética para a composição de um romance que pretendia flagrar uma rede de relações sociais num cenário de transformações econômicas e políticas.

Bem, essa passagem por Marco Zero, de Oswald, foi a conexão que me ocorreu entre antropofagia-canibalismo-comício de contradições-convivência-exteriorização-arte mural.

A arte mural me veio de Oswald e, inevitavelmente, dos imensos murais de Diego Rivera que vi por aqui e de como essa arte expõe, a quem quiser ver, as contradições e convivências de sua época.

Sinto o impacto contraditório desse mosaico, desse comício de diferenças, desses imensos murais expostos não só em museus, mas também nas ruas de Mexico DF. A ideia de produzir os murais em locais públicos veio para que todos pudessem ver as ideias e jogos de poder ali representados e, também, era uma forma de impedir que as obras acabassem em propriedade de algum abastado colecionador.

Prisma Forum veio cheio de convivência de diferenças e contradições, tudo exposto a quem quisesse ver.

Desde como abarcar trabalhos ou propostas tão díspares, até onde alojar todos os artistas e como financiar isso, se os artistas locais pagariam para participar ou não, sobre como a União Europeia financiou os artistas europeus, mas como fazer com todos os outros.., porque uma artista brasileira tem que pagar seu próprio visto de entrada no México e seu vizinho argentino não precisa do mesmo visto, muito menos um europeu, mas o sul-africano precisa…

Tudo isso e outras coisas foram colocadas e discutidas, não só no open microphone, mas no trajeto do ônibus até a aula de yoga pela manhã, na conversa antes de participar da jam session de improvisação ou antes de dormir, com o belga que dividia quarto comigo.

Sim, é muita coisa envolvida.

Parece com olhar o mural Sueño de una tarde dominical, de Diego Rivera, que data do ano 1947 e mostra mais de 150 personagens da vida política e histórica do México.

Bem, obviamente não se trata da mesma coisa…mas, numa analogia, é como olhar aquele grande quadro cheio de informações e diferenças e jogos de forças (falo do mural de Rivera e falo também do Prisma Forum), fazendo, mais uma vez, aquele movimento do olho meio fechado e meio aberto e aquela cabeça pra trás, tentando olhar algo de longe, estando de dentro.

Prisma Forum terminou domingo passado, numa fiesta no Salón Los Angeles. Música de todo o tipo, gente de todo o lugar.

Na semana tivemos muito mais apresentações de grupos mexicanos de Mexico DF e outras cidades, uma plenária sobre Art of WE/ Arte y Comunidad e outra sobre Art and reflections of violence.

Eu estive muito mais ocupada do que em Oaxaca, pois participei de um trabalho de Eszter Salamon, chamado Transformers. Esta é a nova pesquisa da coreógrafa húngara radicada em Berlim, e será apresentada no Impulstanz, em Viena, no fim de julho.

Éramos um grupo de 9 bailarinos de Portugal, Noruega, Hungria, Israel, Sérvia, Brasil e Polônia. Trabalhamos 6 horas por dia, por 6 dias, e apresentamos no último dia do Prisma Forum.

Estar por essas horas, todos esses dias, numa sala de ensaio e, de uma certa maneira, afastada da agitação que é um encontro dessa proporção, me trouxe às voltas com o exercício diário e sistemático do bailarino, e da importância disso na criação de um trabalho.

Esse tema da “importância de trabalhar diariamente”, das diferentes técnicas e treinamentos em um corpo e a prática da disciplina do performer, foram o centro da mesa One body: multiple approaches. Performance and practice“, que aconteceu na semana, com falas de Eszter Salamon (Hungria), Jeremy Nelson (USA) e David Zambrano (Venezuela/Holanda).

Hum…eu comecei lá em cima falando de duas coisas:

1.      A força e o peso prático das ideias e de suas concretizações.

2.      O que é ter um produto acabado ou não.

Sobre o primeiro ponto dei uma sobrevoada em, desde sonhar um encontro, até o ponto de olhar pra ele, tentando dar um zoom out.

Sobre o ponto dois, o “produto acabado” o que eu quero dizer mesmo?

Penso que quero dizer sobre formatos pré-estabelecidos ou que, de alguma maneira, já conhecemos e concordamos (ou discordamos) em pontos específicos, maneiras instituídas de construir e desenvolver estruturas, know how e/ou redes autogeridas, estruturas colaborativas, coletivos, redes, rizomas, tecidos, malhas, emaranhados, outras peles, estruturas maleáveis, encontros emergentes… Dá pra pensar uma série de nomeações para cada formato.

Mas e sobre as mutações? Sobre as misturas inventadas, que ainda não têm nome ou que um nome só não abarca nem o objetivo nem a maneira como ela se constrói?

No open microphone ninguem sabia dizer o que era Prisma Forum, embora se tentasse. Depois esse ponto de nomear ficou secundário diante de outras questões e da vibração do encontro para cada um.

Então, em meu ponto dois quero sobrevoar isso: um produto não acabado, não nomeado, contraditório e que, dessa maneira mesmo, juntou centenas de pessoas em duas cidades do México, por cerca de 4 semanas, fez circular ideias e trabalhos e discussões e questionamentos e, sobretudo, um enorme entusiasmo por estar participando de tudo isso, com todo esse comício de ideias deglutidas e vomitadas por aqui, neste mural mexicano.

No open microphone que aconteceu em Oaxaca, uma pessoa associou o Prisma Forum ao queijo oaxaqueno: é uma bola enrolada de queijo, sendo então caótico em sua estrutura, mas cheio da riqueza do sabor daquela região.

Termino usando as palavras da Amaranta Goméz, a ativista “muxhe” (que vem a ser uma identidade de gênero de origem zapoteca) que citei no primeiro diário de bordo, lá em Oaxaca.

Ela, referindo-se a Jochitán, cidade do sul mexicano, onde ela vive e onde as discussões no dia-a-dia sobre gênero e sexualidade propõem outros valores, diz:

“Não somos o paraíso nem o abrigo do mundo, mas estamos cercados de algo que é distinto e que é importante que exista”.

Prisma Forum foi assim: distinto, não acabado e importantíssimo de ter existido.

(Semana que vem tem o “último capítulo” dessa viagem. Prisma Forum terminou mas permaneço no México e mostro CARNE no Festival Internacional de Morelia, em Michoacan. O festival tem 12 anos de existência e, esse ano, contará com 2 trabalhos internacionais: CARNE e Tout Court, uma produção da Alemanha formada por membros do coletivo Sweet and Tender Collaborations. O festival funciona em conjunto com La Red Nacional de Festivales e oferece uma programação local, nacional e internacional gratuita).

(Ainda ficaram uns rastros de México DF pra contar e quero falar da dança que vou ver lá em Morelia).

Inté!

Leia também: Diário de bordo – Prisma Mexico

Diário de bordo.4 – Prisma Mexico

I was thinking about the strength and the practical weight of ideas and their materialization.
And about what is means to have a finished product or not.

About the strength and the weight of ideas and their materialization, I want to say: to think about a meeting, to project a meeting, to build a meeting, to carry out a meeting and, afterwards and from the inside, to look at it doing that squinty eye and moving my head a bit backwards, the way people do when they are trying to look at something from a distance, when it´s right in front of them.

I have been making this movement many times here and I have been talking to people about it.

Last Sunday we had an open microphone for people to speak about Prisma Forum and there were many questions about how it is not a Festival, but has such a large size, about structural issues, praises and criticism, possibilities for the future (will there be a second Prisma?), local repercussions, how to encourage coexistence, impact in the short-term, medium-term and in the long run…

Many questions.
I almost wrote only questions, like last week’s text, but I´ve moved on.
Another week, and I´m a lot fatter from the meetings and the life here. Mexico DF is really a stunning city, huge and full of contradictions. Questions no longer hold up. Or at least, not by themselves. I think only togetherness does the trick now, or as Oswald de Andrade Said: ”Only anthropophagy unites us. Socially. Economically.Philosophically”

I say that about being “fatter from this place”, because this is about eating, swallowing, vomiting, expelling and experimenting other tastes and eyes, it’s about sharing from within/outside, foreign and intrinsically involved at the same time.
Must taste the tacos with chilli and ride through the city in the beat-up buses, almost as much as discussing “the Latin-American choreography” in the end of the afternoon or take a class on “the ritual of concluding”, with Robert Stein in the morning.
Yes, yes, these are intensive experiences and extensive to the place where we are, and how it works and how we adapt/transform it and with it.

The “meeting-meals” are the classes, debates, lunches, conversations in the hallways, parties, breakfasts, necessary moments of solitude, tours, shows, workshops and some nomadism. And I feel in me and in the people around the belches from all that eating. And each one eats what they want or what they can, but we all get stuffed here.

Once again I remember the Anthropophagic Manifest:
“I asked a man what the Law was. He answered that it was the exercise of possibilities. This man was called Galli Mathias. Ate.”

Since I already plunged into Oswald de Andrade, I’ll go down that road to talk about other things.
In his romance Marco Zero, from 1943, Oswald defines his book as a “ mural novel, a fresco, a mosaic, a rally of ideas, a way to shape ideas about a national art that is popular and politically engaged at the same time”. In the book, he takes on the revolutions that were going on around the world at that time (among them the Mexican revolution and its murals) to propose the adoption of the idea of murals as aesthetic solution for the elaboration of a novel that intended to capture a web of social relations in a background of economical and political transformations.

Well, this excerpt from Oswald de Andrade’s Marco Zero was the connection that occurred to me between anthropophagy-canibalism-rally of contradictions-coexistence-exteriorization-mural art.

Mural art came to me through Oswald and inevitably through Diego Rivera’s huge murals, which I saw around here and through the way this kind of art exposes, to whoever wants to see it, the contradictions and relationships of its time.
I feel the contradictory impact of that mosaic, that rally of differences, those huge murals exhibited not only in museums, but also in the streets of DF. The idea of producing murals in public spaces appeared so everybody could see the ideas and power games represented in the images and it was also a way to prevent the pieces from ending up as property of some wealthy art collector.

Prisma Forum was full of differences and contradictions coexisting, everything was exposed for anyone to see.

From how to cover such different works or proposals to where to lodge all of the artists and how to finance all of this, if local artists should pay to participate or not, about how the European Union financed the European artists, but what about the other ones…, why is it that a Brazilian artist must pay for her own visa and her Argentinean neighbor doesn´t have to, neither does an European one, but the South-African does…
All those issues and many others were presented and discussed, not only in the open microphone, but also in the bus ride and even the yoga classes in the morning, in the chat before an improvisation jam session or before going to sleep, with the Belgian who shared the room with me.

Yes, there’s a lot things involved.

It´s like looking at Diego Rivera’s mural Sueño de una tarde dominical, dated from 1947, it shows more that 150 characters from Mexico’s political and historical life.
Well, obviously it´s not about the same thing… but, by analogy, it´s like looking into that huge picture full of information and differences and power games (I´m talking about Rivera’s mural but also about Prisma Forum), doing once again the squinty eye and moving my head a bit backwards, the way people do when they are trying to look at something from a distance from the inside.

Prisma Fórum ended last Sunday, with a fiesta at Salón Los Angeles. All kinds of music, people from everywhere.

Last week we had much more performances from Mexican groups from DF and other cities, an assembly about Art of WE/ Arte y Comunida and another one about Art and reflections of violence .
I´ve been busier than I was in Oaxaca, because I participated in a work by Eszter Salamon, called Transformers. It´s the new research of the Hungarian choreographer, who lives in Berlin and it´ll be presented at Impulstanz, in Vienna in the end of the month.
We were a group of 9 dancers from Portugal, Norway, Hungary, Israel, Serbia, Brazil and Poland. We worked 6 hours a day, for 6 days and performed in the last day of Prisma Forum.
Being inside a rehearsal room for all those hours, all those days, somewhat apart from all the buzz of an event this big, brought me back to the daily systematic exercise of a dancer and to its importance for the creation of a piece.
This subject of the “importance of working daily”, of the different techniques and trainings in the body and the performer’s discipline practice were the focus of a roundtable called One body: multiple approaches. Performance and practice, which took place last week, with the speeches by Eszter Salamon (Hungary), Jeremy Nelson(USA) and David Zambrano (Venezuela/Netherlands).

Hmm… I started this text taking about two things:
1. The strength and the practical weigth of ideas and their materialization.
2. What it is to have a finished product or not.

About the first point, had an overview of dreaming about a meeting to the point of looking at it trying to zoom out.

About the second point, the “finished product”, what was it I wanted to say?

I think I want to talk about pre-established formats or ones we already know somehow and agree or (disagree) with in some specific points, established ways to build and develop structures, know-how and/or self-managed collaborative structures, collectives, networks, rhizomes, fabrics, meshes, tangles, other skins, malleable structures, emerging encounters… it´s possible to think of a series of names for each format.
But what mutations? The invented mixtures, the ones that have no name yet or those for which a name alone doesn´t cover the goals or the way it builds itself?

At the open microphone no one was able to say what Prisma Forum is, although many tried. Afterwards, this name issue became secondary against other questions and the meeting’s vibration for each one.

So, in my second point I want to overview this: a non-finished, non-entitled, contradictory product that, even in this way, gathered hundreds of people in Mexican cities for about 4 weeks, made ideas, works and debates circulate and, above all, a huge enthusiasm for participating in all of this, with all this rally of ideas swallowed and vomited around here, in this Mexican mural.

At the open microphone that took place in Oaxaca, someone associated Prisma Foum with an Oaxacan cheese: it´s a tangled ball of cheese, with a chaotic structure, but full of that region’s flavor.

I finish this article using the words of Amaranta Goméz, a muxhe activist (a gender identity of Zapotec origin) I quoted in my first log, from Oaxaca.
As she referred to Jochitán, a city in the South of Mexico, where she lives and where the daily debates about gender and sexuality propose other values, she says:
“We are neither paradise nor a shelter from the world, but we are surrounded by something that is distinct and it’s important it exists.”

Prisma Forum was just like that: distinct, unfinished and it was very important it existed.

(Next week we´ll have the “last chapter” of this journey. Prisma Forum ended but I´ll remain in Mexico and perform CARNE at the Morelia International Festival, in Michoacan. The festival exists for 12 years and this year it´ll have 2 international works: CARNE and Tout Court, a production from Germany composed by members of the collective Sweet and Tender Collaborations. The festival is part of La Red Nacional de Festivales (National Festival Network) and it offers a local, national and international program.

(There are still some traces of DF to talk about and I want to talk about the dance I´ll in Morelia)

See ya!