Diário de bordo.4 – Prisma Mexico | Logbook.4 – Prisma Mexico

Em 2008, tive o prazer de conhecer (o trabalho e pessoalmente) a artista cubana Tania Bruguera.

Eu estava em Paris fazendo uma residência artística no Centre International des Récollets e Tania estava no mesmo centro, mas trabalhando junto ao espaço de criação CENTQUATRE, onde desenvolvia o projeto Party of Migrant People associado à comunidade local.

Tania é uma artista interessada na relação entre arte, política e vida, com trabalhos altamente politizados, onde o corpo é abordado inserido em seu contexto social, econômico e político. Tania nomeia estes princípios como “Arte da Conduta”.

Ela trabalha interdisciplinariamente, mas elege a performance, o vídeo, o desenho  e a instalação como seus principais intrumentos expressivos.

Na última Bienal de Havana (2009), Tania apresentou uma  performance (veja o vídeo abaixo) que consistia em criar uma situação (um cenário com um pódio, microfones, dois  “guardas da revolução” que davam a voz e depois determinavam o fim do discurso, uma pomba branca colocada no ombro de quem falava,  e bastante público estrangeiro) para que alguns cubanos pudessem expressar sua opinião livremente.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Awg6S1VVIgo[/youtube]

A primeira pessoa que fez uso do microfone foi Yoani Sánchez, muito conhecida fora de Cuba por seu blog Generación Y. É importante ressaltar aqui que ter um blog é algo insólito na ilha, já que o acesso à internet é praticamente impossível aos cubanos. Yoani Sánchez clama à criação, difusão e conversa através do blog como uma possibilidade da “internet como uma praça pública de discussão”.

Nesta performance (filmada e disponibilizada na internet no mesmo dia) as pessoas se alternavam em opiniões, um microfone, dois guardas, uma pomba e, mais importante, A POSSIBILIDADE DE TER VOZ, encontrando espaço, tempo, atenção e liberdade para falar de seus anseios e, sobretudo, das limitações que lhes são impostas por viver na ilha.

Destaco aqui a fala de uma pessoa: “Que um dia a liberdade de expressão em Cuba não seja uma performance!”

Assim que encontrei esse trabalho na internet (abril de 2009), a proposta de Tania foi de encontro ao trabalho novo que eu estava (ainda estou) desenvolvendo.

O trabalho chama-se EU PROMETO, ISTO É POLÍTICO, e, quando comecei ele, em 2008, estava nessa residência artística em Paris, que falei lá no início do texto.

Lá em Paris trabalhei sozinha,  e depois fui para Portugal trabalhar com Mia Haugland Habib nessa minha pesquisa.

Trabalhei, separadamente, com Mia e com outros artistas do Sweet and Tender Collaborations. Trabalhávamos sobre quadrados no chão, espaços individuais/coletivos, ceder o espaço para cada um ocupar com suas questões atuais… Isto abordando aqui a ideia de maneira bem resumida!

Bem, trabalhei esta primeira ideia de maneira bem específica com Mia, devo dizer totalmente coreografada, mas, com os outros artistas que quiseram entrar em minha pesquisa, trabalhei de maneira bem mais aberta, numa espécie de “coreografia do contexto, do quadrado”, deixando o recheio ou, melhor, o assunto de cada quadrado nas mãos de seu ocupante.  Um pouco MST: dar terra (quadrado) pra quem quer ocupar (falar), e que ocupe sua terra como melhor lhe prover.

(Ok, tô dando uma grande volta, espero chegar em algum lugar…)

Então, em abril de 2009, quando vi este trabalho da Tania, encostei mais em muitas questões com as quais me identifico, e entendi mais o que eu mesma vinha investigando.

EU PROMETO, ISTO É POLÍTICO segue seu rumo e muitas coisas já mudaram, foram abandonadas, outras permaneceram, mas a questão de dar voz e de criar território para ser ocupado permanece para mim obsessivamente.

Pra escrever esse meu último diário de bordo, voltei a essas questões, pois a viagem acabou e volto a meus ensaios diários do EU PROMETO, e também me deparei muito com esses pontos no México e trouxe-os para tudo que venho escrevendo aqui. Além disso, fiquei com o open microphone que falei (no texto da semana passada) na cabeça!

Então, minha ideia pra este último diário de bordo era fazer um open microphone textual: abrir este espaço do idança e meu texto pra quem quisesse falar.

Para isso escrevi/convidei muitas pessoas que conheci (ou ja conhecia) no México, pessoas locais e estrangeiras, das mais variadas procedências e trabalhos e opiniões. Escrevi a elas começando a proposta com uma pergunta:

“Como foi estar no México, no Prisma Forum, para você?”

Pedi que respondessem essa questão como quisessem, de maneira bem curta se desejassem, com palavras ou com fotos ou com ideias ou com “o que tivessem em mãos”.

Não deu certo.

Pouquíssimas pessoas me responderam de fato, outras escreveram dizendo que estavam de férias ou que estavam de saída para seus países e me escreveríam em algumas semanas (mas “não posso esperar” pois meus textos são semanais e esse é o último…), outras simplesmente não responderam meu email.

Enfim, não aconteceu como eu esperava. Este texto não aconteceu como eu esperava.

Paredes de Oaxaca / Foto: Micheline Torres

Paredes de Oaxaca / Foto: Micheline Torres

Isso me acontece toda hora no processo criativo: a gente trabalha numa coisa e ela “nao funciona” ou “não dá em nada” ou demora meses até a gente entender o que ela é ou onde ela vai mas, e também , as coisas nos surpreendem em seus “objetivos, funções, usos e significados”.

Quando isso acontece é pedra precisosa e lembro da frase do Manuel de Barros: “repetir, repetir, até ficar diferente”.

E lembro também de um livro que volta e meia estou nele.

Chama-se Das coisas nascem coisas, do artista plástico italiano Bruno Munari.

O livro é, a princípio, dedicado a designers e trata de metodologia de projetos, desdobramento de ideias, sistemas de construção, tendo sempre em vista a solução de problemas sobre distinguir o “objeto certo” do “objeto errado” para determinado fim.

Parece específico demais, muito lógico e bem fechado, mas, sempre que volto neste livro, é sobre renovar o olhar sobre um mesmo objeto e manusear outros desdobramentos para o mesmo, num processo contínuo de investigação e descoberta.

(Para mim parece com estar trabalhando na sala de ensaio)

O autor utiliza assim 378 páginas para dizer o que se poderia entender como óbvio:

As coisas nascem de outras coisas. Mas isso é lógico! Porém, não é, e o autor  explica isto através de diversas áreas do conhecimento e de muitas atuações profissionais.

E que cada um faça suas correlações e analogias, é obvio!

Para mim parece com estar trabalhando na sala de ensaio.

Mas por que eu falei desse livro e falei do Manuel de Barros?

Sim, pra dizer do que não dá certo como a gente quer, mas que “dá em muitas outras coisas”…

Foi assim com esse meu último diário de bordo.

Foi assim com muitos encontros no México, onde tínhamos problemas de tempo, poucas pessoas, falta de espaço… E, por conta disso, inventávamos outros encontros.

É assim quando a gente está num processo criativo, sozinha ou acompanhada numa sala de ensaio, mexendo nas mãos coisas que não se sabe pra quê, por onde ou porquê. Ou, que se acha que sabe, mas que nos surpreendem em alguma curva do caminho e então outras coisas nascem dessas coisas.

Foto: Micheline Torres

Foto: Micheline Torres

Pronto, esse texto (e todo o diário de bordo) vieram assim: cheios de cruzamentos de tempo e espaço e referências e influências, relativamente caótico, como num processo de criação.

Algumas idas e vindas, ideias que dão em “lugar nenhum”, ideias que dão em lugares que não sabemos o que ou como são, mas de onde se deve continuar caminhando e, certamente, se deve continuar caminhando!

Trouxe tudo isso comigo e foi assim que fui e voltei do México do fim de junho ao fim de julho de 2009, com um monte de coisas nos textos e na bagagem , que (espero) vão dar em outras coisas.

(Estou no aeroporto do Panamá e consegui uma conexão de internet aqui. Acho um ótimo lugar e momento pra fechar esse diário-viagem. Tem muitas pessoas dos mais diversos lugares passando por mim, aqui e agora, algumas sim, com máscaras, e já chamam o meu vôo para o Rio de Janeiro. Foi uma ótima viagem).

(Pensei também neste último diário em postar muitas fotos de vários momentos da viagem e só as fotos, sem texto algum. Pensei em cada um que me escrevesse, escrevesse em sua própria língua. Pensei em fazer um vídeo. Pensei em fazer um longo relato de um único paragrafo, falando do que é andar uma tarde inteira pelo centro da Cidade do México, numa mistura de incoerência, multiplicidade, contradição e riqueza. Pensei em pedir aos leitores do idança para que me apontassem caminhos que lhes interessasem e eu escreveria a partir disso… Todos esse meus pensamentos e intenções, juntos e misturados, deram nesta “coisa” que é este texto. Parece que ainda tenho muito a escrever, mas, daqui, espero que cada um que pegue o que quiser e faça suas próprias “coisas”).

Sim, reafirmo: Das Coisas nascem Coisas.

Preciso pegar o avião.

P.S. As imagens que acompanham o texto (fora as duas do trabalho da Tania Bruguera) são de uma série de fotos que faço em todas as viagens. Elas se chamam “As paredes das ruas” e me interessam porque gosto de observar o que  e como as pessoas falam, pelas ruas e muros das cidades.

Leia também: Diário de bordo – Prisma Mexico.

Diário de bordo.2 – Prisma Mexico

In 2008 I had the pleasure of getting to know (the work and personally) Cuban artist Tania Bruguera.
I was in Paris for an artistic residency at Centre International des Récollets and Tania was at the same center, but she was working with the creation space CENTQUATRE, where she was developing the project Party of Migrant People in association with the local community.
Tania is an artist interested in the relationship between art, politics and life, with highly political works, in which the body is approached as inserted in its social, economical and political context. Tania calls these principles “Arte da Conduta” (“Behavior Art”). She works in an interdisciplinary way, but she elects performance, video, drawing and installation as her main expressive instruments.

In the last Bienal de La Habana (2009), Tania presented a performance (watch the video below) that consisted in creating a situation (a scenery with a podium, microphones, two “revolution guards” who would allow the speech and later determined its end, a white dove placed on the shoulders of the one who was speaking, and a big foreign audience) so that some Cubans could freely express their opinion.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Awg6S1VVIgo[/youtube]

The first person to use the microphone was Yoani Sánchez, who is very well known outside of Cuba for her blog Generación Y. It´s important to stress here that having a blog is something very unusual in the island, since access to the internet is virtually impossible for Cubans. Yoani Sánchez claims the creation, propagation and debate through the blog is a possibility for the internet to be “a public square for debate”.

In this performance (recorded in video and posted on the internet in the same day) people would take turns in opinions, a microphone, two guards, a dove and, most importantly, THE POSSIBILITY TO HAVE A VOICE, finding space, time, attention and freedom to speak about their longings and, above all, of the limitations imposed to them for living in the island.

I highlight here a person’s line: “One day freedom of speech in Cuba won´t be a performance!”

As soon as I found this work on the internet (April 2009), Tania’s proposal coincided with the new work I was (and still am) developing.

The work is called EU PROMETO, ISTO É POLÍTICO and when I started it in 2008 I was in this artistic residency in Paris, I mentioned in the beginning of the text.

In Paris, I worked alone and, later, I went to Portugal to work Mia Haugland Habib in my research.

I worked, separately, with Mia and other artists of Sweet and Tender Collaborations. We worked over squares on the ground, individual/collective space, making room for each to occupy with their current issues… and that is because I writing about the idea in a very summarized way!

Well, I worked in this first idea in very specific way with Mia, in a totally choreographed way, I must say, but with the other artists who wanted to get in my research, I worked in a much more open way, in a kind of “choreography of context, of the square”, leaving the filling, I mean, the best, the subject of each square in the hands of its occupant. A little like MST (the Brazilian association of landless workers): give land (square) for those who wish to occupy it (speak), and who would occupy the land as it suits them best.

(Ok, I´m taking a big detour, I hope I get somewhere…)

So, in April 2009, when I saw Tania’s work, I touched more on many issued which I identify with, and I understand more about what I have been investigating myself.

I PROMISE, IT´S POLITICAL follows its path and many things already changed, some were abandoned, others remained, but the issue of giving voice and creating a territory to be occupied remains for me, obsessively.

To write my last logbook, I returned to these issues, because the journey is over and I return to my daily rehearsals of I PROMISE and I was also faced with these issues in Mexico and I brought them to everything I´m writing here. Beside, I kept in mind the open microphone I mentioned (in last week’s text)!

So, my idea for this last logbook was to make a text open microphone: open this space at idança and my text to whoever wanted to speak.

I wrote/invited many people I met (or that I already knew) in Mexico, locals and foreigners, from the most different backgrounds and works and opinions. I wrote them starting the proposal with the question:
“How was it like being in Mexico, at Prisma Forum, for you?”
I asked them to answer this question as they wished, very shortly if they wished, with words or with pictures or ideas or with “whatever they had at hand”.

It didn´t work. This text didn’t happen as I had expected.

Very few people actually answered, others wrote they were on vacations or they were going back home and would write me in a couple of weeks (but “I can´t wait” because my texts are published weekly and this is the last one…), others simply didn´t answer my e-mail at all.

Ultimately, this text didn´t happen as I had expected.

Paredes de Oaxaca / Foto: Micheline Torres

Paredes de Oaxaca / Foto: Micheline Torres

This happens to me all the time during the creative process: we work on something and it “doesn´t work” or “nothing comes out of it” or it takes months until we understand what it is or where it´s going but, and also, things surprise us in its “goals, functions, uses and meanings”.
When this happens it´s a gem and I remember Manuel de Barros’ sentence: “repeat, repeat, until it becomes different”.

And I also remember a book I keep going back to.
It´s called Da Cosa Nasce Cosa (“Things are born out things”), by Italian artist Bruno Munari.
The book is, at first, intended for designers and taps on project methodology, idea development, construction systems, always aiming for solutions of problems about distinguishing the “right object” from “wrong object” for a given end.

It seems too specific, too logical and very restricted, but every time I get back to this book, it´s about renewing the way to look at the same object and handling different developments for the same one, in a continuous process of investigation and discovery.

(For me, it´s like working in the rehearsal room.)

Thus, the author uses 378 pages to say something that could be understood as being obvious:
Things are born out of things. But that´s logical! However, it´s not, and the author explains that through many areas of knowledge and many professional actions.
And it´s up to each one to make their own correlations and analogies, of course!

For me, it´s like working in the rehearsal room.

But why did I mention this book and talked about Manuel de Barros?
Yes, to talk about what doesn´t work the way we want, but “results in many other things”…

It was like that with this last log book.
It was like that with many meetings in Mexico, where we had problems with time, not enough people, lack of space… and, because of that, we came up with other meetings.
It´s like that when we start a creative process, alone or with other people, in a rehearsal room, handling things we don´t know exactly what for, where or why. Or, things we think we know, but that surprises us in some turn along the way and then other things are born out of these things.

Foto: Micheline Torres

Foto: Micheline Torres

There, this text (and the entire logbook) came out like this: full of time and space and reference and influence crossings, relatively chaotic, like in a creative process.
Some back and forth, ideas that lead “nowhere”, ideas that lead somewhere we don´t know and we don´t know what they are like, but from where we should keep walking and, certainly, one must keep walking!

I brought all of that with me and that´s how I came back from Mexico, from the end of June until the end of July 2009, with a lot of things in the texts and in my luggage, things that (I hope) will lead to other things.

(I´m at the airport in Panamá and I was able to get an internet connection here. I think it´s a great place and time to close this logbook. There are many people from the most different places passing by me, here and now, some are indeed masked, and they already announced my flight to Rio. It was a great trip.)

(I also thought that in this last logbook I would post many pictures from different moments of the trip and just pictures, no text. I thought about making a video. I thought about writing a long report in just one paragraph, talking about what it´s like walking a whole afternoon through the streets of Mexico City, in a mix of incoherence, multiplicity, contradiction and richness. I thought about asking idança readers to point to ways they would be interested in and I would write based on that… All of my thoughts and intentions, together and mixed, resulted in this “thing”, this text. It seems I still have a lot to write about, but, out of this I hope each one will get what they want and make their own “things”.)

Yes, I agree: things are born out of things.
I must catch my plane.

P.S. The images in this text (except the ones of Tania Bruguera’s work) are part of a series of photos I take in all my trips. They are called “The walls of the streets” and they interest me because I like to observe how people talk and what they talk about, in the streets and walls of cities.

Read also: Logbook – Prisma Mexico

Diário de bordo.2 – Prisma México