Floresta / Foto: Eastcott Momatiuk

Edital busca projetos ecologicamente sustentáveis

Palavras como ecologia, biodiversidade e aquecimento global ganham ainda mais importância quando o assunto é a ocupação do espaço público. Pensando na construção de um planeta mais sustentável, o Teatro Maria Matos e a Transforma lançaram Terra2 – Arte, Cidade e Desenvolvimento Sustentável, um projeto de criação artística para o espaço público que se apoia no desenvolvimento de produtos artísticos que tenham alguma ligação com ações sustentáveis.

O objetivo do projeto é selecionar cinco projetos criados para o espaço público, podendo ser nas áreas de happening, instalação, live art ou performance. Serão privilegiadas propostas que evidenciem a importância do desenvolvimento sustentável para todos os setores da sociedade; que potencializem o diálogo com o público e o desenvolvimento de atividades complementares (oficinas, palestras etc).

Como diferencial, este edital é que ele promoverá o acompanhamento de tutores das áreas de Ciência e Tecnologia (um tutor por projeto) aos criadores escolhidos. Esses encontros pretendem enriquecer os trabalhos com a introdução de conhecimentos técnicos sobre as temáticas envolvidas na criação artística. O processo envolverá um período de residência na Transforma (que fica na cidade de Torres Vedras) e sua documentação. Ao final, os projetos serão mostrados em Lisboa e em Torres Vedras.

A Transforma integra a rede de programação europeia IMAGINE 2020, Art and Climate Change, composta com o objetivo de apoiar o trabalho artístico que investiga as causas e os efeitos das alterações climáticas e que assim procura provocar mudanças no setor cultural e na sociedade em geral.

As inscrições estão abertas até 21 de março, clicando aqui. A ficha de inscrição preenchida deverá ser enviada para o email info@transforma.mail.pt. A seleção será feita pela direção da Transforma e do Teatro Maria Matos e o resultado será divulgado no dia 25 de março.

# Siga o idança no twitter.