Emergência e Dança une improvisação e tecnologia

No dia-a-dia, o conceito de emergência está ligado a um comportamento inesperado, que surge a partir de uma situação inusitada ou até mesmo de risco. Na dança, essa emergência se reflete em trabalhos de improvisação. Partindo dessa idéia, acontece de quinta-feira (21/08) até 14 de setembro o evento Emergência e Dança, promovido pelo Instituto Itaú Cultural, em São Paulo. O desafio é criar performances com a interferência de coreógrafos convidados e interagindo com obras da Bienal Internacional de Arte e Tecnologia Emoção Art.ficial 4.0 – Emergência!, em exposição no instituto.

Um dos grupos convidados é o Projeto DR, que se apresenta 21, 22, 28 e 29 de agosto. Integrantes do coletivo, Laura Bruno, Mara Guerrero, Sheila Arêas e Tarina Quelho vão questionar o que é processo e o que é produto final na dança. Para o Emergência e Dança, elas terão que lidar com a interferência surpresa de um artista convidado a cada noite. Serão eles: Georgette Fadel (atriz e diretora de teatro), Paulo Federal (ator e palhaço), Cristian Duarte (bailarino e coreógrafo) e Alejandro Ahmed (diretor e coreógrafo do grupo Cena 11).

No sábado (23/08) e no dia 29 de agosto será a vez do Núcleo de Improvisação participar do desafio. Na performance Outras Emergências, com direção de Zélia Monteiro, os artistas Donizeti Mazonas, Mel, Bamonte, Suiá Ferlauto, Vitor Vieira e Wellington Duarte vão interagir livremente com as obras The Bacterial Orchestra, dos suecos Olle Cornéer e Martin Lübcke; Canções Submersas, da brasileira Vivian Caccuri; Bachelor: The Dual Body, do coreano Ki-bong Rhee; Reler, da brasileira Raquel Kogan; e The Mutation of the White Doe, do americano Nicolas Reeves.

Home do Bodywave / Divulgação

Home do Bodywave / Divulgação

Além das apresentações, nos dias 13 e 14 de setembro acontecerá o lançamento do site Bodyweave – um playground audiovisual na internet , criado pela coreógrafa, performer e artista multimídia Lali Krotoszynski a partir de experimentos com coreografias em novas tecnologias (ao lado, a home do site, projeto do designer gráfico Ricardo Carioba).

O www.bodyweave.net é uma interface criada para o acesso do público em geral e onde todos os internautas cadastrados poderão criar animações a partir de imagens de um banco de dados já existente. O próprio programa associa imagem e som. Nos dois dias de lançamento, o público terá à disposição computadores para, ali mesmo no instituto, testar o Bodyweave.

As performances do Projeto DR e do Núcleo de Improvisação e o lançamento no dia 13 de setembro acontecem a partir das 19h30. Dia 14 de setembro, a programação será das 10h às 18h. O Itaú Cultural fica na Avenida Paulista 149. Telefone: (11) 2168-1776. A programação completa do Emergência e Dança está disponível aqui.