Encontro de pesquisadores começa quinta-feira no Rio de Janeiro

Começa nesta quinta-feira (29/10) o II Engrupe – Dinâmicas e Diálogo, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Até sábado (31/10), o evento promoverá o encontro de pesquisadores de dança de todo o Brasil para apresentar seus trabalhos teóricos ou performativos.

Entre teses e dissertações serão apresentadas 21 performances. A lista de artistas inclui Mary Overlie e Donnie Mather, com o workshop The viewpoints, João Carlos Ramos e Paula Souza, com Samba-dança, gafieira e coisa e tal, Rodrigo Maia, com …entrelugares…, Maria Luiza Cavalcanti, com De mim, Catarina Resende, com Pequena digressão coreográfica e outros.

Na abertura, quinta-feira, a partir das 10h30, Angel Vianna ganhará homenagem por seu trabalho com o grupo de dança Teatro do Movimento, que esteve em atividade de 1975 a 1978. Às 12h30, nos jardins do CLA, Os Dois Companhia de Dança mostra a performance Jogo de garrafões. À tarde a programação segue com as seguintes mesas de debates: Dança e estética, Dança e coreografia – processos e métodos de criação, Danças e folguedos populares, e Historiografia da dança (que se repete no segundo dia).

A programação segue intercalando apresentações de teses, workshops e performances até sábado. No segundo dia de evento, as discussões se concentram no trinômio Dança/Teatro/Performance e na relação entre dança e educação. Já no terceiro dia haverá os debates Pedagogia da Dança, Dramaturgia da Dança, Dança – Novas tecnologias e imagem do corpo, Dança e educação somática. O encerramento do evento será a partir das 19h, com apresentações de inúmeros trabalhos no mezanino do Espaço SESC (Rua Domingos Ferreira 160, Copacabana. Telefone: 21 2547-0156.

O II Engrupe é promovido pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC). A Unirio fica na Avenida Pasteur 345, Praia Vermelha. Informações: (21) 2542-2064. A entrada é gratuita e a programação completa está disponível aqui.

A foto é da performance Provisória desistência.