Encontro Nacional da Dança com presença do ministro Juca Ferreira em Recife

De amanhã, 27 de abril, até sexta, 29, o DDDança – plataforma de discussões artísticas e políticas que está ocupando a cidade de Recife durante todo este mês (mais informações aqui) – dá espaço ao Encontro Nacional de Dança. Durante o Encontro, um documento oficial com as demandas da dança, elaborado conjuntamente, será entregue ao Ministro da Cultura, Juca Ferreira, no Dia Internacional da Dança (29). A participação é aberta ao público. As inscrições online se encerram hoje (25), e são feitas aqui.

O encontro irá abrigar debates sobre temas como o pacto federativo, que discute a definição das competências de cada um dos entes federados (municípios, estados e União) para implementação de programas que atendam às demandas do setor; e os marcos legais da dança, que se voltam para questões como a aposentadoria do bailarino e a regulamentação do profissional da dança. Também entram em pauta outras questões, como a formação, ações afirmativas de gênero e étnico-raciais, além de reflexões sobre a criação de uma diretoria de dança na Funarte que tenha, em seu núcleo, a formulação de políticas estruturadoras para a área. A criação da diretoria de dança é uma demanda recorrente nos encontros, fóruns, debates e conferências nos últimos anos.

O Encontro Nacional da Dança traz questões que atravessam o setor da dança no País há mais de dez anos e que têm sido desenvolvidas de maneira sistemática nos Encontros Setoriais de Dança no contexto da Política Nacional das Artes (PNA) desde junho de 2015, com ênfase nos resultados do Encontro Nacional de Gestores de Dança, realizado em São Paulo em novembro de 2015; do Fórum Nacional Setorial de Dança, realizado em novembro do ano passado e voltado para o processo eleitoral do Conselho Nacional de Políticas Culturais; e, do encontro do Rio de Janeiro no mês de dezembro, quando a pauta foi sistematizar e priorizar os desafios presentes e futuros da dança no País.
O grau relevante de articulação política dos profissionais da dança em Pernambuco nos debates nacionais sobre as questões mencionadas acima foi um dos motivos pelos quais o Encontro Nacional acontecerá, neste ano, no Recife. O fortalecimento do setor da dança no Estado também tem raízes na instituição da Assessoria de Dança do Estado pela Secretaria da Cultura de Pernambuco em 2011. Desde então, a Assessoria é ocupada por indicação da classe, através do Movimento Dança Recife.

Como ressalta a assessora de dança de Pernambuco, Duda Freyre, “este Encontro no Recife reverbera um processo de construção de toda uma rede de articulação nacional que pretende se fortalecer ainda mais neste momento que atravessamos no Brasil. Estamos todos mobilizados para democratizar a possibilidade de um profissional de dança existir com mais respeito e dignidade na sociedade brasileira. Para isto, a dança se coloca na pauta de maneira contundente em Pernambuco e no país. O DDDança, que recebe nesta edição representantes de todos os estados, e está sendo co-realizado unindo poder público e sociedade civil, afirmando o processo horizontal de construção de políticas públicas de Estado que não devem retroceder, mas avançar”.

[Foto: O ministro Juca Ferreira. Imagem de Oliver Kornblihtt.]