EPCDI realiza apresentações e workshops em Santa Catarina

O EPCDI – Estudo Para Certezas de Incompletude, obra resultante da pesquisa artística dirigida por Luis Garay (Argentina) e Alejandro Ahmed (Santa Catarina), desenvolvida em conjunto com as bailarinas Florencia Vecino e Mariana Romagnani e o video-artista Roberto Freitas, estreia em Florianópolis, nos dias 01 e 02 de fevereiro, no Teatro Governador Pedro Ivo.

A ideia surgiu a partir de questões que eram comuns aos dois diretores, intrínsecas à confluência de interesses de artistas residentes em diferentes países, como: Que tipo de percepção de territorialidade, origem, identidade, espaço, tempo e autoria temos em um projeto conjunto em que a internet funciona como mediadora das relações? Desenvolvendo uma pergunta sobre distância e apropriação, sobre as características e consequências de uma situação espectral (sem lugar), em que a web atua como ativadora de mudanças de nossa percepção, o processo de pesquisa do trabalho foi financiado pelo Edital Iberescena, entre 2011 e 2012.

O Estudo propõe uma composição coreográfica generativa que permita lidar com a ideia de distância (cognitiva, espacial, temporal, tecnológica) e com questões a cerca das noções de entendimento e encontro que elas possibilitam. Trabalha-se na obra a partir de processos de tradução, sendo esta pensada como uma ferramenta adaptativa que sublinha aproximações e distâncias, e adota o caráter eminente da internet e sua linguagem como ferramenta criativa e estética. Os conceitos que dão base ao trabalho (nomadismo, situação espectral, web, virtualidade, desterritorialização, apropriação e distância), fazem parte da estrutura social que se grava em nosso corpo e mente, formando nossas subjetividades, dos coreógrafos e dos artistas envolvidos neste trabalho.

Todas as apresentações serão acompanhadas de oficinas gratuitas, ministradas pelos dois diretores – Alejandro e Luis. Os participantes terão a oportunidade de conhecer os métodos e trajetos percorridos durante o desenvolvimento da obra e, experimentar as ferramentas coreográficas nela desenvolvidas. Após a estreia em Florianópolis, o projeto segue com apresentações e workshops em Joinville e Jaraguá do Sul. Tanto a estreia quanto a circulação fazem parte do projeto premiado pelo Edital Elisabete Anderle de estímulo a Cultura.

 

Serviço:

EPCDI realiza apresentações e workshops em Santa Catarina

Apresentações:

Florianópolis – Dia 02/02 – às 20h, no Teatro Governo Pedro Ivo

Joinville – Dia 04/02 – às 20h, no SESC Joinville

Jaraguá do Sul – Dia 09/02 – às 19h30minh, na SCAR – Sociedade Cultural Artística

Workshops:

Florianópolis: Dia 01/02 – Das 15h às 18 horas, no Teatro Governador Pedro Ivo

Joinville: Dia 03/02 – Das 13h às 16h, no SESC Joinville

Jaraguá do Sul: Dia 09/02 – Das 13h às 16h, na SCAR – Sociedade Cultural Artística

As apresentações e os workshops são gratuitos.

Sobre Alejandro Ahmed e Luis Garay:


Alejandro Ahmed (1971) é coreógrafo residente, diretor artístico e bailarino do Grupo Cena 11 Cia. de Dança. Seu trabalho como coreógrafo surgiu de forma autodidata, respondendo à necessidade que possuía de integrar a maneira como pensava o mundo e a dança que experimentava. Junto ao Cena 11, promoveu o desenvolvimento de uma técnica que objetiva produzir uma dança em função do corpo. Um corpo capaz de processar melhor as ideias contidas na movimentação. Esta técnica foi nomeada de “percepção física” e é um dos pontos que estrutura o trabalho de Alejandro Ahmed. Seu olhar sempre esteve voltado para os limites do corpo e as possibilidades que este propõe para a transformação do corpo do outro, sendo este “outro” um espectador e/ou um cúmplice da ação a que o corpo é submetido. As investigações atuais estão situadas em novas definições para o conceito de coreografia. Termos como situação coreográfica, coreografia imaterial e dança generativa no- meiam os campos de interesse aos quais Alejandro Ahmed objetiva atualmente seus procedimentos junto ao Grupo Cena 11 e como performer. As suas novas proposições teórico-práticas estabelecem a tríade correlacional EMERGÊNCIA-COERÊNCIA-RITUAL como guia de suas ações.

Luis Garay formou-se na Finlândia, França e na Oficina de Dança do Teatro Gral San Martin de Buenos Aires. Nesta cidade foi coproduzido e representado pelo Complexo Teatral de Bs As, Teatro Alvear, Teatro Sarmiento, CC REcoleta, e ainda, conta com o apoio da Fundação Antorchas y Prodanza. Internacionalmente, se apresentou recentemente em Balhause Naunystrasse Berlin, Festival de Otoño de Madrid, Festival Panorama do Rio de Janeiro, La Paserelle, França, Vooruit, Bélgica, TAP Poitiers, Centro Pompidou Metz, Le Lieu Unique, Queen THeatre Festival NY, American Dance Festival, EEUU, Maquina de Movimentos Portugal, SESC- São Paulo, GAM Stgo de Chile, entre muitos outros.

Foi indicado em 2012 a prestigiosa bolsa Rolex Mentor and Protege Arts Initiative. Dirigiu a Companhia de Dança da UNL em 2010, uma residência no Projeto Lote1, em São Paulo, e a residência para artistas OUtras Dancas, em Porto Alegre, com o apoio da Funarte – Brasil.