Espaço SESC recebe exposição “A dança é minha paisagem”

A relação da fotografia com a dança vem, desde o início do século XX, produzindo diversas parcerias entre fotógrafos, coreógrafos e bailarinos. Com curadoria de Silvia Soter e Tatiana Altberg, a exposição A dança é minha paisagem, que abre na próxima segunda-feira, 24, no Espaço SESC, no Rio, traz 38 fotos de oito fotógrafos que vêm experimentando este diálogo: Bruno Veiga, Claudia Garcia, Gregory Lorenzutti, Leo Aversa, Márcia Farias, Renato Mangolin, Sammi Landweer e Walter Carvalho. A frase que dá nome à exposição é da artista Lois Greenfield, que inovou a fotografia de dança nos anos 1980 ao investigar a fundo o potencial expressivo do movimento.

Segundo as curadoras, são inúmeras as razões da atração entre dança e fotografia: o desafio de captar o movimento e de apreender o efêmero, a ampliação do detalhe ou ainda a possibilidade de registrar uma arte viva. O interesse, por exemplo, do retratista Baron Adolf de Meyer pela figura de Nijinsky, uma das primeiras grandes colaborações entre essas duas linguagens, teve como resultado imagens elaboradas, verdadeiras obras de arte, fotografias que iam muito além do simples registro.

“Desde as primeiras parcerias aos dias de hoje, dança e fotografia se transformaram. Uma dificuldade inicial, a captura do instante, foi aos poucos, com os aprimoramentos técnicos, deixando de ser o desafio principal. Hoje o movimento e a paragem, ambos constituintes da dança, recolocam desafios nas possibilidades de relação entre essas duas artes”, afirmam Soter e Altberg.

Entre os nomes da dança presentes na exposição estão Ana Botafogo e Bruno Cezario (focalizados nas lentes de Bruno Veiga), Angel Vianna (com fotos de Renato Mangolin), João Saldanha (nas imagens de Leo Aversa) e Tatiana Leskova (eternizada pelo olhar de Gregory Lorenzutti). A mostra fica em cartaz na galeria do espaço até 15 de fevereiro de 2015.

Foto: Antonio Nobrega © Walter Carvalho

 

Serviço:

Exposição “A dança é minha paisagem”

Local: Espaço SESC (Galeria) – Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana, RJ
Abertura: 24 de novembro (segunda-feira), às 19h
De 25/11/2014 a 16/2/2015
Visitação: Quinta a sábado, 13h às 18h. Domingo, 13h às 17h. Segunda, 14h às 20h
Entrada franca
Classificação: livre