Espetáculo inspirado no universo de Guimarães Rosa estreia no Teatro SESC, em Goiânia

Nos dias 7, 8 e 9 de março, o Teatro SESC Centro, em Goiânia, recebe a estreia do espetáculo O Crivo, criação do bailarino e professor da Quasar Cia. de Dança João Paulo Gross. Inspirado no livro de contos Primeiras Estórias (1962), de Guimarães Rosa, o trabalho busca, assim como na obra literária, criar neologismos através de sua composição coreográfica, transcrevendo para a dança as emoções e sentimentos de uma ambiência encontrada nos romances regionalistas do escritor.

Sem se corromper com uma interpretação literária, o coreógrafo procurou elaborar uma experiência de imersão, em sons, cores, texturas e fragrâncias, que provocam os sentidos e transportam a plateia para uma nova dimensão desse ser-tão. Em cena, dois intérpretes criam juntos, relações que só se revelam à medida que atravessam suas estórias, o mundo de cada um, solitário, percebendo no recolhimento um mergulho na busca do que permanece, do que nos tornam diferentes e próprios.

Concebida para o espetáculo, uma instalação cenográfica, criada pelo artista Marcus Camargo, funciona como uma passagem para um universo mágico, introspectivo, ontológico. Os corpos dos dois bailarinos então transformam passado, presente e futuro em uma travessia, que imprime no expectador a sensação de que só o que faz sentido na vida é o que esta entre o nascer e o morrer.

Formação para além dos palcos 

Além da estreia do espetáculo, o projeto, realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e do Fundo Estadual de Cultura, também prevê ações de formação, entre elas, uma oficina gratuita sobre o processo de criação de O Crivo oferecida a bailarinos de Goiânia, além de seis apresentações do espetáculo para jovens estudantes da rede pública de ensino.

Foto: © Lu Barcelos

Serviço:

O Crivo, de João Paulo Gross, estreia em Goiânia

Apresentações:
7 de março (sábado), às 18h e 20h
8 de março (domingo), às 20h
9 de março (segunda-feira), às 20h

Local: Teatro SESC Centro (R. 15, esq. c/ 19 – Centro – Goiânia/GO)

Ingressos:
R$10 (inteira) / R$ 5 (meia para comerciários e dependentes, estudantes, pessoas com deficiência e acompanhante, idosos e professores)